Revista Carta Premium

COPO NA ESTRADA, ROTA SUL: no mês em que se comemorou o Dia Nacional do Turismo, listamos novos brewpubs, alambiques e vinícolas especiais para conhecer na Região Sul

 Extra!

COPO NA ESTRADA, ROTA SUL: no mês em que se comemorou o Dia Nacional do Turismo, listamos novos brewpubs, alambiques e vinícolas especiais para conhecer na Região Sul

COPO NA ESTRADA, ROTA SUL: no mês em que se comemorou o Dia Nacional do Turismo, listamos novos brewpubs, alambiques e vinícolas especiais para conhecer na Região Sul
março 23
19:25 2017

No dia início desse mês, no dia 02, celebrou-se o Dia Nacional do Turismo. E a data serviu para trazer números animadores. No ano passado, com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o Brasil recebeu 6,6 milhões de estrangeiros, que se juntaram a 60 milhões de viajantes nacionais que também percorreram o País. Ou seja, uma movimentação de quase 70 milhões de pessoas, segundo números do Ministério do Turismo (Mtur).

E se 2017 está sendo considerado o ano dos feriados, pois serão nove nacionais prolongados, no mercado de bebidas as notícias de novos roteiros turísticos são excelentes e devem ajudar a crescer ainda mais o número de viajantes. Diversas empresas premiadas têm aberto a porta de suas fábricas, alambiques, vinícolas e bares próprios para receberem apreciadores de bebidas finas, incrementando e complementando os atrativos turísticos de sua região e ajudando a bem receber cada um dos visitantes.

Apenas para fazer uma rápida pincelada, listamos e indicamos a seguir novos e interessantes pontos de parada para os apreciadores de bebidas finas que estiverem em viagem vivenciarem novas experiências.

Em terras paranaenses
Recentemente a microcervejaria paranaense Klein abriu a sua “brewhouse” para os amantes da cerveja. Misto de bar, restaurante e espaço para eventos, a nova casa, localizada em Campo Largo, a apenas 30 km de Curitiba, aposta na boa gastronomia e em cervejas artesanais do Estado. “Existem várias redes americanas de cervejarias que exploram os ‘restaurantes de fábrica’. Aliamos um pouco deste conceito com a nossa tradição na produção de cervejas para criar o espaço”, revelam os empresários e beer sommeliers Suelen e Henrique Presser.

Fábrica da Klein

Em um espaço de mais de 2 mil metros quadrados, é possível degustar mais de 24 rótulos de cervejas artesanais e um menu harmonizado assinado pelo chef Alexandre Bressanelli. Os chopes são servidos diretamente dos tanques por meio de 24 taps.  Além disso, poderão ser criadas novas adições de lúpulos – ou seja, o público vai conseguir tomar o dry hopping direto do tanque, o que consiste em uma experiência totalmente diferenciada. A carta da casa ainda é composta por rótulos de cervejas artesanais paranaenses garimpadas pelo casal. “O ambiente, a gastronomia e as vivências foram pensadas para que quem frequente o espaço se torne apaixonado pelo universo cervejeiro assim como nós”, explicam.

Klein Brewhouse - ilustrativa
O espaço também vai ser palco do lançamento da primeira sidra da Klein, produzida com maçãs do Rio Grande do Sul e fermentada com leveduras de champagne. Com teor alcoólico de 4,5%, a sidra vai estar, em um primeiro momento, disponível para consumo apenas na Klein Brewhouse.

Com projeto assinado pelo arquiteto Pedro Druziki Jr, a Klein Brewhouse é um espaço para toda a família. Além do bar e restaurante, que possui capacidade para 250 pessoas sentadas, o local conta com um beer garden, um espaço kids, uma área reservada para eventos e outra para fumantes. A brewhouse ainda possui uma lojinha para quem desejar levar para casa algumas das delícias e dos rótulos servidos no local. E, de estacionamento, são mais 5 mil metros quadrados. Mais informações na página oficial do Facebook: www.facebook.com/kleinbrewhouse , ou ainda no site www.cervejariaklein.com.br.

Ainda em terras paranaenses e próxima a Curitiba, a apenas 23 km, a outra indicação de visita é para os apaixonados por vinhos. Inserida no roteiro turístico “Sentidos do Campo”, do município de Quatro Barras, composto por 20 empreendimentos, a Família Fardo tem aberto as portas para visitas e eventos de degustação completa, que contemplam a explanação histórica da vinícola, com direito a participação dos proprietários Ambrosio e Justina Fardo. Na sequência, o enólogo Renato Garcia inicia a explanação técnica.

Sede Vinícola Fardo

A vinícola já conta com dez rótulos à disposição dos apreciadores e uma estrutura digna de espaços que os turistas apreciam nas serras catarinense e gaúcha: uma construção de 1.600 metros quadrados, erguida em pedra basalto e
estilo arquitetônico que lembra o medieval, local onde nascem os vinhos. A área total da vinícola ultrapassa os 70 mil metros quadrados. Os proprietários do espaço explicam que o sonho de Ambrosio em consumir um vinho de qualidade, feito por ele mesmo, é que deu ‘vida’ ao projeto. “Somos descendentes de famílias italianas que Família Fardotrabalharam muito com o vinho. Porém, a bebida que produzimos hoje não está ligada a essa tradição. Mas foi a própria tradição a nossa fonte inspiradora no momento de criar a Família Fardo Vinícola”, aponta Ambrosio.

A ideia então foi elaborar um vinho que pudesse unir o sabor da bebida e o ‘sabor’ do momento vivido pelas pessoas. “O caminho para a qualidade é fazer algo de ponta, aquilo que fazemos para a família da gente”, frisa Ambrosio. O conceito se consolidou com a materialização dos vinhos. Seria impossível somente a família degustar toda a produção. Quem ganha com isso são os amantes da bebida que agora também podem saborear os deliciosos rótulos produzidos pelo casal a estilo de quem produz algo voltado para a própria família.

Na visita, os apreciadores acompanham de perto o espaço onde descansam os vinhos em grandes pipas e tonéis, e depois para um espaço onde descansam milhares de garrafas de safras dos últimos seis anos. O ambiente tem claridade reduzida e temperatura constante de 17 graus. A terceira etapa da visita é ao redor de uma farta mesa recheada de pães caseiros, salames, copas, queijos e, claro, vinhos. A cada rótulo aberto, os apreciadores têm uma verdadeira aula com o enólogo sobre vinhos e sobre os vinhos da Família Fardo. O tempo para o programa leva em média duas horas e meia.

Aos interessados, a vinícola está localizada na Rodovia Regis Bitencourt (BR-116, km 69), nº 550, Quatro Barras (sentido São Paulo). Mais informações no site www.familiafardo.com.br ou pelo telefone: (41) 3672-1693 ou ainda na página da empresa no Facebook: https://www.facebook.com/vinicolafamiliafardo/ .

Adega Família Fardo

E que tal conhecer um alambique de cachaça premiadíssima?

Fundada em 1980, a Cachaça Bassi recebeu no ano passado mais duas medalhas para sua coleção: Ouro no Concours Mondial Bruxelles Edição Brasil, com a Bassi Ouro Envelhecida; e Prata na Expocachaça, com a Bassi Ouro Carvalho. Localizado em Santa Mariana, no interior do Estado paranaense, a Bassi está aberta para visitas de segunda a sábado das 8h as 18h, nas quais, além de degustar produtos e compreender mais sobre a produção de uma cachaça de excelência. Os apreciadores podem ainda obter informações de como identificar uma boa cachaça e dos diversos usos para o preparo de drinques. O endereço da Bassi é Sítio Nossa Senhora Aparecida, Rodovia Mello Peixoto, BR 369 KM 72,2, Santa Mariana, PR. Mais informações pelo telefone (43) 3531-1435, pelo e-mail comercial@cachacabassi.com.br e www.cachacabassi.com.br .

Cachaça Bassi

Na aclamada “Capital Nacional da Cerveja”

Projeto de Lei sancionado pelo Presidente da República, Michel Temer, no início do mês, consagrou a cidade de Blumenau, SC, como a “Capital Nacional da Cerveja”. E não à toa: o município possui hoje cerca de 120 produtores artesanais de cerveja e sedia diversos eventos que têm na bebida sua grande estrela. Entre eles está a Oktoberfest, maior festa alemã da América do Sul; o Festival Brasileiro da Cerveja, principal da América Latina, e o Concurso Brasileiro da Cerveja, segundo maior do mundo em número de amostras. E que tal aproveitar uma visita à cidade para conhecer belíssimos brewpubs?

Uma excelente dica é o brewpub da Cervejaria Container, que acaba de receber Medalha de Prata para o seu rótulo Container Black Sheep no Festival de Blumenau. Fundada em outubro de 2014, a Container é a primeira cervejaria da escola inglesa no Brasil. Ela surgiu de amigos amantes da cerveja e que se encontravam toda quinta-feira em Blumenau para degustar cervejas em um pub da cidade.

Pub da Container Cervejaria

No estilo pub inglês temático, o bar da Container dá vista para a produção da fábrica. Decorado com peças inglesas e com peças autografadas por bandas de rock, como Led Zeppelin, AC/DC, Genesis, The Police, etc. o pub e a própria cervejaria fazem parte “Rota do Vale da Cerveja”, recebendo turistas todos os dias praticamente. Neste tour, há uma palestra com a história da cervejaria, uma degustação das cervejas, uma visita à fábrica e um concurso para encher um pint numa bomba inglesa com direito a diploma de bartender da cervejaria. Mais informações: (47) 3285-7185, contato@cervejariacontainer.com.br, www.cervejariacontainer.com.br .

Recém-inaugurado na cidade o bar da fábrica da Cerveja Blumenau tem chamado demais a a atenção. Com vista para onde os rótulos são produzidos e podendo receber até 100 pessoas nos espaços interno e externo, o espaço traz no cardápio pratos e iguarias típicas da região, como om pão com bolinho e o clássico sorvete do Fábrica da BlumenauSchmitt, além de convidar os visitantes a provarem as receitas que têm a cerveja como ingrediente (almôndegas com molho de cerveja e vaca preta com cerveja Stout). A linguiça Blumenau também está presente em vários pratos: no trio de brusquetas, servidas com pétalas de cebola, recheando bolinhos de aipim.

A Cervejaria Blumenau recebeu diversas medalhas esse ano no Concurso Brasileiro das Cervejas:

– Categoria “Belgian – Style Lambic”: Prata para a Lambic de Blumenau

– Categoria “Belgian – Style Witier”: Prata para a Blumenau Catharina Sour

– Categoria “Imperial or Double India Pale Ale”:  Prata para a Blumenau Capivara Double IPA

– Categoria “American-Amber Dark Lager”: Prata para Blumenau Dark Lager

Assim, ao menos quatro motivos a mais para visitar a Cervejaria. O bar funciona de terça a sábado das 18h às 23h. Endereço: Rua Arno Delling, 388, Itoupavazinha, Blumenau, SC. Informações e reservas: www.cervejablumenau.com.br ou na página da empresa no Facebook: https://www.facebook.com/cervejablumenau. Mais informações: (47) 3338-5000.

E que tal mais uma, não, mais algumas dicas de visitas cervejeiras em Blumenau?

Os bares da Container e da Blumenau são dicas do roteiro turístico Vale da Cerveja (www.valedacerveja.com), Cave da Das Bierprojeto que ajuda a vivenciar as rotinas da região de Blumenau e municípios vizinhos, como Ibirama, Brusque, Apiúna e Gaspar, indicando ótimos atrativos para visitação. Conheça então mais algumas boas opções de visita:

Das Bier: mantém o Das Bier Kneipe, bar no estilo alemão, localizado no Shopping Park Europeu, em Blumenau, com um ambiente agradável e ideal para curtir bons momentos com seus amigos, saborear os chopes artesanais Das Bier e provar variados petiscos, além de poder realizar a recarga de garrafas e growlers. Além disso, recebe vitsitantes em sua sede, em Gaspar, SC, na qual possui charmosos ambientes para degustação como uma cave. Saiba mais sobre a empresa na página do Facebook: https://www.facebook.com/dasbiercervejaria .

Eisenbahn: mantém o Bar Estação Eisenbahn, localizado na fábrica,em Blumenau, com visão para área produtiva e loja com souvenires exclusivos da marca.

Bar Estação Eisenbahn

Na Serra Gaúcha

De Caxias do Sul e também recém-premiada no segundo maior concurso mundial de cervejas, com Medalha de Prata na Categoria “American-Style Lager” para a sua Premium Lager, a Cervejaria Felsen possui desde meados de 2016 Bar da Felsenum charmoso espaço para “degustação direto da fonte”, o Felsen Store, pub com vista privilegiada para os tanques de fermentação.

Na visita à fábrica e ao bar é possível acompanhar de perto todas as etapas de produção. Não há divisórias internas e toda interface com a rua é de vidro. A Felsen também tem realizado workshops para profissioanis de A&B, entre os quais Oficinas de Pães e Cervejas, em parceria com empresas da região. Vale muito a pena a visita!

Aos viajantes cervejeiros, segue o endereço Av. Rubem Bento Alves, 2.817, Perimetral Norte, Caxias do Sul, RS. Outras Informações: (54) 3416-2771, contato@cervejariafelsen.com.br e www.cervejariafelsen.com.br . Um detalhe turístico: Felsen significa “rocha” em alemão, remetendo aos paredões de pedra característicos da cidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.

E se você estiver com viagem marcada para a Serra Gaúcha, que tal escolher entre vinhos e cervejas premiadas em uma mesma empresa?

O Grupo Famiglia Valduga, uma das principais vinícolas do continente, oferece uma ótima infra-estrutura para os visitantes. Há pouco mais de dois anos também lançou a sua marca de cervejas, a Leopoldina, que se prepara para ter em breve o seu próprio espaço físico, na mesma região onde já está localizada a vinícola Casa Valduga, no Rio Grande do Sul. Uma excelente oportunidade para aproximar os consumidores e fãs de cerveja da marca. Mas se quiser fazer uma visita à fábrica ela está de portas abertas. Você poderá conferir de perto todo o processo de produção das cervejas especiais e degustar diferentes estilos. Para saber mais e fazer reserva envie um e-mail para varejo@domno.com.br ou ligue para (54) 2105-3122.

Cervejaria Leopoldina

Mas se o objetivo for visitar a vinícola, você irá se surpreender com a estrutura. A Valduga possui um verdadeiro Complexo Enoturístico, um dos primeirosdo gênero no Brasil, para que os visitantes possam conhecer o processo de elaboração de seus espumantes, vinhos finos e um pouco da cultura italiana. O local oferece hospedagem, gastronomia e um espaço para degustação dos produtos da empresa, a Enoboutique. Frequentemente e principalmente na época de colheitas, a vinícola, que fica em Bento Gonçalves, RS, oferece pacotes completos de visita, hospedagem e atividades. Mais informações no site: www.famigliavalduga.com.br .

Pisa de Uva - Valduga

E que tal conhecer uma cachaça que além de premiada no Brasil vem conquistando apreciadores e profissionais ao redor do mundo?

Próximo ao litoral gaúcho está o alambique da cachaça premiada Água de Arcanjo. Produzida em Maquiné, (RS), a Água de Arcanjo recebeu Medalha de Bronze na Expocachaça 2016, na categoria Ouro Carvalho, com o rótulo
Água de Arcanjo Ouro.

Elaborada sob clima temperado, típico do Rio Grande do Sul, que resulta numa cana de alto teor de açúcar e, consequentemente, uma melhor fermentação do caldo de cana, a Água de Arcanjo recebe de braços abertos os visitantes aberto a visitas. Para agendar entre em contato com a empresa pelo telefone (51) 3109-8881 / (51) 99830-8881 (Whatsapp), e-mail aguadearcanjo@uol.com.br ou pelo site www.aguadearcanjo.com.br .

Mas se estiver pela região, a Água de Arcanjo está também presente em diversos bares e restaurantes de Porto Alegre (RS), e principais cidades do interior do Estado gaúcho. E vale mencionar: você pode encontrá-la também em outros países onde a Água de Arcanjo já conquistou bartenders e apreciadores, não se espante em uma viagem à Ásia, por exemplo.

ALambique Água de Arcanjo

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

20 − 1 =

Premiada internacional da ‘Capital do Chope’

Deguste o melhor espírito brasileiro

Workshop dia 15, não perca!

Entre as Melhores do Continente

Tradição Italiana, Brasilidade e Excelência

Entre as mais premiadas do Brasil

Especiais para coquetelaria

Cervejaria de Excelência

Entre as melhores mundiais

Espíritos especiais e brasileiros

Primeiro gim brasileiro a ganhar medalha internacional

No top 3 da qualidade

Exclusividade brasileira premiada nos EUA

LInha excepcional

A revelação internacional do ano

Conheça e comprove a excelência

Para os melhores empreendimentos

Destilado único e especial

Cerveja Premiada para sua Carta?

Rótulos singulares

Unicamente brasileira

Entre os melhores do Brasil!

Especialíssima

Nobreza Premiada

Vinhos aprovados por especialistas

No lista TOP brasileira

Pronta para servir e conquistar

Uma geração de qualidade

Vinhos de primazia

Padrão de qualidade

Não podem faltar na carta