Revista Carta Premium

DE OLHO NAS NOVIDADES CERVEJEIRAS: uma comemorativa com 7 lúpulos na receita, outra com lichia, uvaia e hortelã, tendências de brut IPAs, e se preferir que tal um lançamento com levedura de saquê?

DE OLHO NAS NOVIDADES CERVEJEIRAS: uma comemorativa com 7 lúpulos na receita, outra com lichia, uvaia e hortelã, tendências de brut IPAs, e se preferir que tal um lançamento com levedura de saquê?

DE OLHO NAS NOVIDADES CERVEJEIRAS: uma comemorativa com 7 lúpulos na receita,  outra com lichia, uvaia e hortelã, tendências de brut IPAs, e se preferir que tal um lançamento com levedura de saquê?
março 06
17:16 2019

Triade Sour Leuven2019 ainda não chegou ao fim do primeiro trimestre, mas excelentes novidades cervejeiras não faltam para conhecer  e brindar a ótima e contínua expansão desse mercado e, claro, para escolher a que melhor se encaixa na carta dos  principais empreendimentos gastronômicos do País.  Nós fizemos  a seguir uma relação de algumas dessas ótimas novidades, muitas  das quais acompanhamos bem de perto o  lançamento e degustamos em primeira mão.

Leuven: a cervejaria, que tem sede em  Piracicaba, no interior paulista,  apresentou na semana passada a sua Triad  Sour, uma Catharina Sour com adição de  lichia, uvaia e hortelã. Nós acompanhamos  o lançamento oficial aqui na capital  paulista, realizado na Choperia São Paulo.  Na degustação, as frutas são bem  presentes no aroma e no paladar, que também traz um equilíbrio do corpo leve e  o toque refrescante da hortelã. Tem  apenas 4,5% de teor alcoólico e está  disponível em latas de 473 ml. Foi um  lançamento simultâneo em cerca de 20  bares. No finalzinho do ano passado a  empresa já havia destacado outra ótima novidade que foi o relançamento da sua Leuven Tree of Life Sour, uma Catharina  Sour com 6 frutas vermelhas (amora, amora  silvestre, pitaya, cereja do rio grande,  jabuticaba e framboesa). Veja mais sobre no Facebook da empresa:   https://www.facebook.com/pg/cervejaleuven .

Bragantina Brassagem ColaborativaBragantina: essa dica na verdade é um pré-lançamento (pelo menos até o momento de publicação dessa reportagem). A cervejaria participa de uma corrente do bem formada por diversas empresas para apoiar instituições que acolhem e cuidam de animais. E lançará de forma colaborativa a Manchinha Doce de Leite Stout, uma cerveja colaborativa entre com a Cervejaria Belle Beer e DonAna, que além de homenagear a cadelinha vai arrecadar fundos para a instituição Faros D´Ajuda. A receita foi inspirada na criação dos cervejeiros caseiros Gui Cotô (Belle Beer) e Fernandão (DonAna). O evento vai contar também com a participação das cervejeiras Marília Uliana, Carla Fung e Laís Farias que irão produzir a versão caseira desta mesma receita no dia.

Hausen Bier: a empresa, também do  interior paulista, com sede em Araras,  apresentou na semana passada a sua APA 7  Lúpulos, criada para homenagear os sete anos de existência da empresa, uma  cerveja que tem como base a American Pale  Ale. Feita com essa combinação especial  de sete lúpulos americanos (Apollo,  Cascade, Centennial, Columbus, Chinook,  Citra e Simcoe), ela traz notas cítricas,  florais e de frutas vermelhas. Com 5% de  teor alcoólico, apresenta amargor de 40  IBU. Carpaccios, chouriço e até pizza de  calabresa estão entre os pratos que caem  muito bem com essa cerveja. Embora essa cerveja tenha sido produzida  em lote limitado a dois mil litros para a  comemoração, é bem possível que este  rótulo deva entrar para o portfólio  permanente da cervejaria, tanto em chope  quanto em garrafas de 500 ml. Mais informações:  https://www.facebook.com/pg/hausenbier .

Hausen Bier

Alright Brewing: a empresa, de Curitiba  PR, lançou a sua REDSky Red IPA que, além  de bem lupulada, apresenta notas maltadas  complexas. A cervejaria conta com um bar  e beer garden especial para degustação de  seus produtos. Confira mais informações  no site https://alrightbeer.com .

Blondine BiruBlondine: ainda percorrendo as terras  paulistas, conhecemos nos últimos dias um  lançamento especial da Cervejaria  Blondine, a Biru considerada a primeira  cerveja no estilo Japonese Sake Yeast ou  Ginjo Beer do Brasil. Criada para  homenagear a cultura japonesa, essa  cerveja contém malte de cevada, arroz,  levedura de saquê e lúpulo japonês.  Mas não foi a única novidade apresentada  nas últimas semanas pela empresa:
– Blondine Trends Dubbel: com maltes  belgas, levedura trapista, adição de  açúcar de côco e maturação com chips de  carvalho embebidos ao rum.
–  Blondine Trends NE IPA: levedura  Vermont, tradicional do estilo e lúpulos  Citra e El Dorado, com aromas de frutas  cítricas e tropicais, predominantemente  abacaxi, casca de laranja e manga.
– Blondine Trends Sour IPA: com um toque  de Carvalho Francês e lúpulo Falconer´s  Flight, resultando em uma mistura  surpreendente de estilos e sabores;
– Blondine Trends German Hefe Weiss: com  processo de fermentação em tanque aberto,  como tradicionalmente feito na Alemanha.
Confira mais destaques na página da  empresa no Facebookhttps://www.facebook.com/blondine.oficial  .

Cervejaria Augustinus: a cervejaria  paulistana apresentou em março a sua na  Ka’Kau, uma Russian Imperial Stout  inspirada no chocolate que recebeu doses  generosas de cacau in natura e baunilha.   De corpo macio, tem ressaltadas e  intensas notas de baunilha e chocolate  amargo (provenientes dos nibs de cacau)  que podem ser notadas tanto no aroma e no  paladar. Mais sobre a empresa na página:  https://www.facebook.com/CervejariaAugustinus/ .

Synergy TsarSynergy: em parceria com a cervejaria  portuguesa Mean Sardine, lançou a TSAR,  uma Double New England com 9% abv e 70  IBU. Essa Hazy Double IPA, extremament  lupulada, remete no nome à Tsar, bomba  atômica mais potente já construída pelo homem. Isto porque traz grande potência de aromas e  sabores lupulados. O produto está  disponível em latinhas especiais de nas  latinhas especiais de 250 ml. A empresa é  a única cervejaria no Brasil utilizando  este formato e apresentando assim suas  parcerias em rótulos colaborativos. O  teor alcoólico da Tsar é de 9%. Veja  maios sobre a empresa e suas novidades no  Facebook:  https://www.facebook.com/pg/synergybeer .

Molinarius: apresentou tanto em versões de  chope quanto em latas de 473 ml a  Molinarius EAP Overcitra, uma American  IPA, bem aveludada, com 6,3% ABV, 36 IBU  e 25 gramas de Citra por litro. Essa  cerveja foi criada em comemoração aos 1  anos de aniversário do Empório Alto dos  Pinheiros (EAP), referência no mercado de  cervejas artesanais na capital paulista. Mais recentemente a empresa também  apresentou a Molinarius Hoppiness #4.0,  uma American IPA com perfil de West  Coast, 6% de teor alcoólico e 60 IBU.  Veja mais informações na página da  empresa no  https://www.facebook.com/pg/cervejariamolinarius

Satirus: outra cervejaria paulistana, a Satirus apresentou no mês passado a sua Session IPA, uma cerveja bem leve e  refrescante, que entra para a família de  rótulos fixos, fazendo companhia às Blonde Ale, Stout e IPA. Informações:  https://www.facebook.com/satirus.brewery  .

Cerveja da 5Elementos5Elementos: a cervejaria cearense  apresentou no finalzinho do ano passado,  a DoppelBode, criação conjunta com a  cervejaria Luzterr, de Fortaleza, CE.  Extremamente maltada e caramelizada, ela  traz também muito da identidade local  nordestina: notas de melaço de caju. No comecinho deste ano a empresa mostrou  a Rocambole Não É Bolo de Rolo, uma RIS  com adição de goiaba, lactose e baunilha  feita de forma colaborativa com as  cervejarias Estrada (PE) e Urbana (SP).  Mais informações:  https://www.facebook.com/pg/5elementoscervejaria .

Al Fero Birrifício:  a cervejaria, de Nova Trento, SC, lançou em fevereiro a “Mèrica  1875″, uma cerveja feita em homenagem aos  bravos imigrantes tiroleses e italianos,  que migraram para o País no final do  século XIX e início do século XX. É uma  APA com 35 IBU e 5% de teor alcoólico.  Acompanhe outras novidades no facebook da  empresa:  https://www.facebook.com/pg/alferobirrificio .

Fürst: no finalzinho do ano passado a empresa mineira lançou a sua Brut IPA, com 6,2% de teor acoólico, que combina muito bem com carnes leves, frutos do mar e sobremesas. Mais detalhes em https://www.facebook.com/pg/FurstBier .

Daoravida: entre as novidades apresentadas  pela empresa está a Maria Bonita, uma Brut IPA com acerola, feita em parceria  com o Birrificio Busa dei Briganti, da Itália. Ela traz na receita cominhos de milho e arroz, lupulagem de Citra e Dry  Hopping de Mosaico. Leva 30 g de acerola  por litro.  Com IBU 27 e 7,5% de teor  alcoólico, ela se destaca também pelo resíduo zero de açúcar e por ser  extremamente aromática e saborosa. Mais  informações:  https://www.facebook.com/pg/cervejasdaoravida/ .

Daoravida Maria Bonita Brut IPA

Prussia Bier: falando de Brut IPA, e de lançamentos mineiros, essa também foi a aposta da Prússia. Elaborada com a colaboração com o cervejeiro Jonas Geiss, da Acerva de São Paulo, é extremamente refrescante, com corpo leve e borbulhas que lembram um espumante. Apresenta intenso aroma de frutas cítricas, com destaque para maracujá e abacaxi e também uva cabernet. O teor alcoólico é de 7,1% e 23 de IBU. Outras informações: https://www.facebook.com/prussiabier/ .

Dama Bier SurfDama Bier: a empresa lançou uma Triple  IPA, a Dama Surf, o primeiro dos quatro  rótulos da sua Adventure Series. Turva e  de coloração dourada, essa potente  cerveja apresenta todas as formas  possíveis de como o lúpulo pode  surpreender. No paladar remete aos  sabores de frutas amarelas e um amargor  flat de seus 40 IBUs. Na receita  acompanha uma mistura de trigo, cevada e  aveia. Com teor alcoólico de 9,5%, traz  uma leve sensação picante. Mais  informações:  https://www.facebook.com/pg/damabier .

Way Beer: finaliza a nossa lista de lançamentos, e de Bruts, a recém-lançada Sparkling Dry IPA. Disponível em latas de 473 ml, tem algumas propriedades similares a espumantes.É uma cerveja seca e leve e também não tem açúcar residual, o que deixa a bebida com pouco corpo. Com 7,6% de teor alcoólico, apresenta IBU de 25,4. Mais informações: https://www.facebook.com/waybeer .

 

Workshop Com Degustação de Cervejas e Bebidas Premiadas, Dia 11/03!

workshop_marcoNa próxima segunda, dia 11 de março, na capital paulista a revista Carta Premium e a Prodrinks Cursos e Consultoria promovem mais um workshop especial com três palestrantes renomados, sendo um especialista em cerveja, um especialista  em vinhos e um especialista em drinques com destilados, evento no qual serão degustadas algumas das bebidas finas brasileiras com mais premiações nacionais  e internacionais.

Voltado para profissionais de  gastronomia, bar, hotel e restaurante, e  que apresentará e promoverá a degustação  dessas bebidas brasileiras que vêm  conquistando o mundo, trará entre as bebidas que serão degustadas a Cervejaria Germânia , que faturou  3 Medalhas Internacionais , respectivamente com seus rótulos  Amazônia, Black e IPA no ano passado, e a Cervejaria Bragantina   que faturou mais uma medalha de Ouro internacional com seu rótulo Brown Ale , no  South Beer Cup.

O workshop terá a presença do especialista em cervejas especiais, professor e diretor da Bräu Akademie, Matheus Aredes, e de palestrantes profissionais premiados: Gabriel Raele, eleito o “Melhor Sommelier de Vinhos 2018″ pela Associação Brasileira de Sommeliers; e também Ricardo Basseto, mixologista que ano passado venceu a etapa brasileira do Tennessee Calling, concurso de drinques da Jack Daniels.

Já fez sua inscrição para o evento? Vagas se esgotando!

Veja mais no workshop “Bebidas Brasileiras Premiadas: Compartilhando Experiências“, link https://www.facebook.com/events/2273588572653427/ .

ÚLTIMA EDIÇÃO: ONLINE

Capa Oitava Edicao

ÚLTIMA EDIÇÃO EDIÇÃO PARA DOWNLOAD

Capa Oitava Edicao

EDIÇÃO ANTERIOR

Capa Sétima Edição

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

17 + 14 =

Entre as Melhores do Continente

Acesse na íntegra nossa última edição!

Cerveja Brasileira Conquistando o Mundo

7a. Edição: leia agora mesmo na íntegra!

Sabor que conquista

Linha excepcional

O prazer da descoberta

Sabores Inigualáveis

Em sinergia com a qualidade e inovação

Cerveja com Classe

Cachaça de Terroir

Única em todos os sentidos

Alto padrão de qualidade

Colecionadora de Medalhas

Espíritos especiais e brasileiros

Tradição e uma história nobre

Nobreza Premiada

No lista TOP brasileira

Entre as mais premiadas em 2018

Tradição Italiana, Brasilidade e Excelência

Cerveja padrão de excelência

Premiada internacional da ‘Capital do Chope’

Deguste o melhor espírito brasileiro

Especiais para coquetelaria

Entre as melhores mundiais

Primeiro brasileiro com medalha internacional

Cachaça Artesanal Mineira

No top 3 da qualidade

Exclusividade brasileira premiada nos EUA

Cerveja Premiada para sua Carta?

Excelência em destilados premiados

Uma geração de qualidade