Revista Carta Premium

NOS PRÓXIMOS DIAS, NÃO PERCA: Concurso Nacional Rabo de Galo, Festival da Cachaça de Paraty, IPA Day Brasil em São Paulo

 Extra!

NOS PRÓXIMOS DIAS, NÃO PERCA: Concurso Nacional Rabo de Galo, Festival da Cachaça de Paraty, IPA Day Brasil em São Paulo

NOS PRÓXIMOS DIAS, NÃO PERCA: Concurso Nacional Rabo de Galo, Festival da Cachaça de Paraty, IPA Day Brasil em São Paulo
agosto 13
17:59 2019

Fique ligado: dia 19 a terceira edição do Concurso Nacional Rabo de Galo, com direito à presença de alguns dos mais expoentes profissionais da área de coquetelaria e exposição de bebidas em destaque no cenário brasileiro.

Rabo de Galo 2019Aos que ainda não foram no concurso ou não se atentaram à importância do Rabo de Galo, esse drinque paulistano que ganhou o Brasil e completa 65 anos em 2019 deve ser nosso próximo coquetel de patente brasileira registrada no IBA (International Bartenders Association), entrando assim na importante lista internacional da entidade, que conta com quase 100 drinques considerados os clássicos do mundo. Dessa forma, todo barman profissional no Brasil e no mundo precisará conhecer e saber fazer o Rabo de Galo.

“O nosso país já consta nessa listagem com a Caipirinha, que é um drinque muito apreciado e conhecido mundialmente, sendo a responsável pela disseminação do consumo de cachaça no mercado internacional”, explica Derivan Ferreira de Souza, conhecido como Mestre Derivan, uma das principais referências do setor de bebidas e organizador do Concurso Nacional Rabo de Galo.

A trajetória do Rabo de Galo teve início na cidade de São Paulo com a chegada de uma fábrica de bebidas, nos anos de 1950. A indústria queria atender os anseios alcoólicos dos imigrantes italianos, no entanto, estes consumidores, encantados pela cachaça, deixaram de consumir o Vermute para apreciar o “ouro líquido brasileiro”. Assim, foi criada uma mistura dos dois, utilizando um copo apropriado que continha marcação das doses. Segundo relatos, o fundo do copo era mais grosso para aguentar a batida no balcão, na volta do gole, tradição no consumo da bebida. O drinque era para ser chamada de Cocktail, mas a ideia foi rapidamente descartada e substituída pela tradução da palavra, que significa Rabo de Galo.

Com o passar dos anos, o Rabo de Galo, que inicialmente tinha em sua proporção original 2/3 de Cachaça para 1/3 de Vermute, nos dias de hoje não tem uma receita exata e nem há uma técnica fixa de preparo: as bebidas podem ser misturadas num mixing glass com gelo ou no próprio copo de servir. Com essas nuances de preparo, tornou-se o drinque mais consumido pela boemia no Brasil.

Cachaça Colombina Drinque 1“Em 2018, o concurso foi um verdadeiro sucesso e movimentou a capital paulista. Foram mais de 40 bartenders de todo País inscritos e que prepararam receitas inéditas da bebida. O público pôde acompanhar a disputa ao mesmo tempo que degustava gratuitamente as bebidas expostas no evento”, conta Daniel Júlio, renomado bartender, também organizador do evento em companhia do Mestre Derivan.

Além do concurso que elegerá o melhor Rabo de Galo do País, paralelamente ocorrerá uma excelente exposição de mais de uma dezena bebidas nacionais de destaque no mercado, muitas con premiações internacionais, que poderão ser degustadas pelos presentes. Entre as destilarias confirmadas estão a:

– Cachaça Margô: produzida em Sales Oliveira, no interior paulista, recentemente Medalhista de Prata no  Concurso Vinhos e Destilados do Brasil;
– Cachaça 7 Engenhos: carioca, é produzida no histórico Engenho São Miguel, que tem mais de quatrocentos anos de experiência no manejo da cana de açúcar.
Cachaça Colombina: mineira, produzida em Alvinópolis, entre as diversas premiações recebidas ficou em segundo lugar na Avaliação do Ranking Go’Where Gastronomia de Cachaças;
– Grupo Stock: referência no País com bebidas especiais para a arte da mixologia, a  Distillerie Stock  tem entre os produtos o gin Seagers, referência no Brasil e já eleito em diversos concursos e avaliações o Melhor do País;
– Destilaria San Basile: a empresa que foi um dos destaques do Bar Convent São Paulo, tem na linha aperitivos, licores, gins e
muito mais;
– Cachaça Reserva 51 (Cia Muller): uma linha fina especial que também coleciona medalhas internacionais, como as 3 Estrelas de Ouro no ITQi 2018, da Bélgica;
– Weber Haus: outra das mais premiadas destilarias brasileiras, com sede no Rio Grande do Sul. Produz cachaças, gins e runs, além de licores e bebdias mistas.
– Casa di Conti: produtora de bebidas de destaque como as cervejas Burguesa, Almada e 1500, a empresa destacará no evento a tradicional marca Contini.
Tiê ilustrativa com drinque- Cachaça Tiê: mais uma colecionadora de premiações nacionais e internacionais, a Tiê é um destilado fino produzido em Minas Gerais. Entre suas bebidas multipremiadas está a Tiê caneinha que no ano passado recebeu medalhas em concursode de bebidas nos EUA, na Austrália e em Hong Kong.

Mais informações sobre o Rabo de Galo:
III Concurso Nacional do Rabo de Galo
Data: 19 de Agosto de 2019
Horário: das 13h às 20h
Local: Leques Brasil Hotel Escola – R. São Joaquim, 216 – Liberdade – São Paulo
Entrada gratuita (proibido para menores de 18 anos)

IPA Day Brasil – Edição São Paulo

Evento já tradicional no circuito das cervejas especiais, o IPA Day Brasil, normalmente sediado em Ribeirão Preto, no interior paulista, a partir de 2019 fará edições regionais. A proposta é apresentar uma versão menor do evento e que ajude a disseminar ainda mais a cultura das cervejas com valor agregado e com características locais.

IPA Day São Paulo 2019

No próximo sábado, dia 17, será a estreia do evento na capital paulista, no formato de um open bar de 25 das melhores IPAs do Brasil, água a vontade e a distribuição de um livreto roteiro com a ficha de todas as cervejas e informações do festival, ajudando o consumidor a conhecer marcas e novidades que podem encantá-lo desde o primeiro gole, além de mostrar aos proprietários de bar e restaurante da capital paulista um mundo novo de opções para fidelizarem e proporcionarem novas experiências ao ser cliente. O festival inclui ainda atrações como grafite sendo feito ao vivo, bandas e muita comida “de rua”, tudo para deixar todo mundo com a boca amarga e muita saudade durante os três meses que separam o IPA Day São Paulo do IPA Day Brasil, que será no dia 16 de novembro.

IPA Day Brasil 2019

A maioria dos ingressos já está esgotada mas ainda há alguns do último lote para ser adquiridos  no link: https://www.sympla.com.br/ipa-day-sao-paulo__505138 .

Confira a lista completa de todas as cervejas do evento:
– Magnolia Brewing e Tarantino: Dick IPA – Fruit IPA com Pitanga, lançamento;
– Doug Odell e Tarantino: Doug IPA – Juicy/New England IPA, lançamento;
– Randy Mosher e Tarantino: Randy IPA  American IPA maturada com cubos de ipê, lançamento;
– Stan Hieronymus e Tarantino: Stan IPA Belgiam IPA, lançamento;
– Stone Brewing e Tarantino: Greg IPA, Fruit IPA com coco, lançamento
– Molinarius Brewing Co.: Overcitra Juicy IPA, Untappd 4.11;
– Japas Cervejaria: Sumô NE Double NE IPA, lançamento;
Brotas Beer WBA 2019- Brotas Beer (recentemente premiada no World Beer Awards): Lado Negro Black IPA, Untappd 3.60;
– Goose Island Brewhouse (São Paulo), Fresh Hop IPA, lançamento;
– Goose Island Brewhouse (São Paulo), English IPA, Untappd 3.53;
– Cerveja Unicorn: Unicorn NEIPA Juicy IPA Untappd 3.94;
– Cervejaria SP 330 Californication American IPA 3.82;
– Dama Bier: Dama Tupi Rye IPA, Untappd. 3.85
– Cervejaria Rusticana: Mandrová American IPA Untappd 3.53;
– Cervejaria Dádiva: Dádiva IPA West Coast IPA Untappd 3.73;
– BR Brew Cervejaria: Sangue No Zóio Red IPA Untappd 3.70;
– Cervejaria Dogma: Beast Tripel IPA Untappd 4.10;
– Cervejaria Tarantino: Miracle IPA American IPA Untappd 3.62;
– Tekoá Cervejaria: Tekoaçú Session IPA com cupuaçú, lançamento;
– Cervejaria Tribal: Abraçaí IPA American IPA com rapadura, Untappd 3.55;
– Croma Beer: Company Crossroads Juicy IPA, lançamento;
– Cerveja Juan Caloto: Fronteras Peligrosas Triple IPA Untappd 4.24;
– Trilha Cervejaria: Foggy Comet Juicy IPA Untappd 3.96;
– Weird Barrel Brewing Co.: Naughty GROG  Black IPA envelhecida em barris de rum, Untappd 3.89;
– Weird Barrel Brewing: Fancy BURP  American IPA Untappd 3.79.

SERVIÇO:
- IPA Day São Paulo
Dia: dia 17 de agosto, a partir das 14h
Onde: Cervejaria Tarantino, na capital paulista. Rua: Miguel Nelson Bechara 316
Ingressos: R$ 160 – R$ 330 (open bar)
www.sympla.com.br

Polo Gastronomico de ParatyFestival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty

Em sua 37a. edição, o Festival da Cachaça de Paraty começa na quinta, dia 15, e se estende até domingo, dia 18. A região tem indicação geográfica na produção de cachaça, cujas origens na região tem mais de 300 anos, remontando ao século XVI.

Um dos destaques deste ano é a ação do Polo Gastronômico de Paraty, com atividades de restaurantes da região assocuados na Praça de Alimentação e no circuito. Os restaurantes participantes, estarão harmonizando seus “Quitutes, Petiscos, Sobremesas e Drinks”, com a cachaça local. A inspiração do Circuito Cachaças na Mesa, vem da Gastronomia local, onde os chefs irão utilizar produtos locais de toda cadeia produtiva, valorizando as receitas regionais e tradicionais de Paraty.

Entre as cachaças que sempre marcam presença no evento estão:
- Paratiana: uma das mais premiadas do Brasil, que recentemente por exemplo levou uma Medalha de Ouro no Miami Rum Renaissance Festival, dos EUA;
Cachaça Coqueiro: outro destilado fino brasileiro tipo exportação, que também vem acumulando diversas premiações internacionais como a Medalha de Prata no Spirits Selection, do Concours Mondial de Bruxelles 2018;
Engenho D’Ouro: também multipremiada e um convite ao turismo, tanto que o alambique onde é produzida conta com Certificado de Excelência do Trip Advisor.

Visite o Engenho D'Ouro em Paraty

Perdeu nossas últimas edições?

Enquanto terminamos nossas próximas edições, confira abaixo a nossa edição especial com bebidas brasileiras mais premiadas no período 2018-2019 e  nosso último guia especial de bolso. Clique nas capas e leia online (formato responsivo para smartphones e tablets)

Capa Edição 9 - Premiata 2019

 

 

Guia de Bolso Melhores Bebidas Melhores Drinques

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

dois × cinco =

Ícone: Antonio Benedetti Extra Premium

Novidade de destaque

Entre os melhores destilados mundiais

Do terroir paranaense

Acesse na íntegra nossa última edição!

Tradição e Excelência em Destilados

Entre as mais premiadas no mundo

De renome internacional

Na mais alta patente da qualidade

Premiada no Oscar da Cerveja Mundial

Impossível não ter na sua carta

Opção de excelência

Paulista multipremiada

Premiada cervejaria paulista

Pureza e suavidade desde 1932

Gim brasileiro de destaque mundial

Excelência do terroir gaúcho

Muita brasilidade, tradição e qualidade

Destilado Premiado e Cervejas Especiais

Entre as melhores cervejas brasileiras

Um toque a mais de excelência

Entre as mais premiadas do País

O verdadeiro destilado ancestral brasileiro

Premiada na China, na Polônia …

Entre os melhores destilados do mundo

Simplesmente no topo das avaliações

Cerveja Brasileira Conquistando o Mundo