Revista Carta Premium

JÁ ESTÁ PREPARADO? ANOTOU NA AGENDA? Os principais eventos do semestre para o mercado de bebidas especiais, alguns ainda nessa semana

 Extra!

JÁ ESTÁ PREPARADO? ANOTOU NA AGENDA? Os principais eventos do semestre para o mercado de bebidas especiais, alguns ainda nessa semana

JÁ ESTÁ PREPARADO? ANOTOU NA AGENDA?  Os principais eventos do semestre para o mercado de bebidas especiais, alguns ainda nessa semana
julho 15
22:11 2019

Para um empreendedor do mercado  profissional de gastronomia, as bebidas  finas – que na maioria das vezes  contribuem com a maior parcela de  faturamento de um bar ou restaurante -,  é preciso ficar ligado o tempo inteiro   para conhecer novidades e tendências  que podem fazer a diferença entre um  cliente sentar ou não à mesa ou aumentar seu tíquete-médio. Apreciadores de bebidas finas, em geral, são sintonizados e anseiam por estas  novidades que vão proporcionar experiências única e de sucesso.

VI Workshop Carta PremiumMuitos eventos espalhados pelo País são  o ponto certo de descoberta dessas tendências e lançamentos que podem  justamente fazer essa diferença, permitindo, por exemplo, o contato com profissionais renomados, docentes,  pesquisadores, consultores e com tudo que há de referência no mercado, em várias áreas.

Por isso, selecionamos muitos dos principais eventos dos próximos meses já confirmados, para você não se perder e não deixar escapar nada.

Dia 27 deste mês, na capital paulista, por exemplo,  que tal uma mesa redonda com o recém- eleito melhor bartender brasileiro, o vencedor 2019 da etapa brasileira do World Class Competition, considerado o  maior campeonato mundial de  coquetelaria? O bartender e chef de bar Gabriel Santana será o palestrante especial de um painel  especialmente preparado para discutir  tendências e dicas sobre coquetelaria. É a VI edição do Workshop Compartilhando Experiências de  Sucesso, organizado pela Carta Premium  em parceria com a a Prodrinks Cursos e  Consultoria. Dessa vez o tema será uma “Mesa Redonda de Drinques e Degustação de Bebidas“.

Água de Arcanjo DrinksDurante o evento serão degustadas bebidas de destaque no cenário nacional, muitas premiadas e excelentes  opções para criação dos mais variados e lucrativos coquetéis. Entre essas bebidas de excelência com presença confirmada  está a Água de Arcanjo, empresa gaúcha com  sede em Maquiné. No ano passado a Água de Arcanjo ficou entre os 5 melhores  destilados mundiais (Top 5) no Rum Love  Festival, da Polônia, recebendo 93  pontos entre os 100 possíveis, isto em  meio a mais de 140 outras bebidas  degustada. Recentemente, em junho, a versão Água de Arcanjo Ouro recebeu  Medalha de Prata na Categoria Carvalho  Francês no Concurso de Degustação às  Cegas da Expocachaça.

Serão cerca de 10  bebidas especialmente convidadas que terão seus produtos expostos em destaque e degustados especialmente pelos profissionais de bar e restaurante presentes.

Mas atenção, o workshop tem vagas limitadas.  Informações completas no LINK do  Facebook: https://www.facebook.com/events/911276229232803/

Feira HospitalityOutro evento de destaque é a primeira  edição da Hospitality Business Fair,  feira que ocorrerá entre os dias 25 e  27 de setembro e foi idealizada pela Associação Brasileira dos Fornecedores  para Hotéis, Restaurantes e Similares  (ABFHRS), com organização da CM2 Promoções.

Voltada à hospitalidade no segmento profissional, a feira será dividida em segmentos alimentos e bebidas (A&B), equipamentos e utensílios leves para copa e cozinha e equipamentos pesados para cozinha industrial, decoração,  amenities, refrigeração, fitness e  tecnologia, entre outros. Serão cerca de 200 expositores em 20.000 m².

Um dos destaques do evento é o Fórum de  Gastronomia e Hotelaria.

São esperados mais de 30 mil  profissionais de hotelaria e  gastronomia, principalmente de São  Paulo, mas também de todas as partes do  País. Informações completas no site: https://www.hospitalitybf.com.br/

A seguir os eventos em destaque que  selecionamos para a sua agenda

Fenaca: 30a. Festa Nacional da Cachaça,  Luiz Alves, SC

Morauer Luiz AlvesO evento ocorre agora, nesta semana, de 18 a 21. A cidade de Luiz Alves é conhecida como a  “Terra da Cachaça Artesanal”. Não à  toa, muitos dos melhores e mais  premiados alambiques do País estarão presentes, que chega à 30  edições agora em 2019.

Aproveitando toda a atração turística  que a produção do destilado nacional traz à região, neste ano os produtores  locais se juntaram e lançaram  uma associação, a Apcala, que está  divulgando o roteiro turístico integrado Rota da Cachaça de Luiz  Alves. São dez pontos que trazem concentração de cachaça por km² que  supera a de municípios como Paraty (RJ)  e Salinas (MG).

Entre as destilarias incluídas no  roteiro está a premiada Rech, perto do  portal da cidade, e o alambique da Wruck, próximo da saída para Blumenau,  a uma distância de menos de 25  km Também fazem parte do roteiro a Bylaardt, Bompani, Morauer, Rossi e Flor da Cana.

Em todos os alambiques, os visitantes  poderão entrar em contato com os  produtores, acompanharem a produção do  produto, degustar rótulos premiados e  comprar produtos locais compras.  Outras informações sobre o roteiro,  pelo fone (47) 99181-4102. Mais  detalhes também estão disponíveis na  página do Facebook da Apcala:  https://www.facebook.com/Apcala- 202202144047353/ . Informações sobre a Fenaca 2019 na página:  https://www.facebook.com/30fenaca/

Expo Catalão, Catalão, GO

Sabor da ExperiênciaTambém começando nessa semana, no próximo dia 18, mas estendendo-se até o  dia 28 a 41a. Expo Catalão, em  Catalão, GO, contará com um evento paralelo integrado, o Sabor da  Experiência, realizado através de uma parceria do Sebrae-Goiás,  da Associação Goiana dos Produtores de Cachaça de Alambique (Agopcal), oServiço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Associação dos  Produtores e Amigos da Cachaça de Orizona (Apacor) e Sindicato Rural de Catalão

O Sabor da Experiência será realizado no dia 20. O propósito é  apresentar a história da cachaça de  alambique de Goiás, harmonização das  bebidas com a gastronomia, preparação  de pratos e drinques, além das  oportunidades para o desenvolvimento e  diferenciais para as bebidas, buscando  envolver e sensibilizar proprietários  de estabelecimentos comerciais do setor  de alimentação fora do lar e do  entretenimento.
Na programação do Sabor da Experiência estão palestras e degustações:
– História da cachaça e a evolução da  cachaça em Goiás, por Luiz Alvarez  Manteiga Filho, presidente da Associação Goiana dos Produtores de Cachaça de Alambique (Agopcal).
– Mercado da cerveja artesanal e a  harmonização desses produtos, palestra  com Gustavo Templar, empresário e  proprietário da Cervejaria Artesanal Templária.
– Experiência no segmento de bebidas,  por Robson, empresário e proprietário  da Cervejaria Artesanal Catalão.
– Como agregar valor aos produtos,  utilizando técnicas de harmonização e o  preparo de pratos e drinks com o uso de  bebidas artesanais. com a palestrante Chef Juliana Barroso.

Link para o Sabor da Experiência:  https://www.facebook.com/events/542249522975028/ . Outras informações:  Inscrições e informações no Escritório  Sebrae de Catalão pelo telefone (64)  3442-9100.

Festa da Cana & Festival da Cachaça,  Presidentes Bernardes, MG

Cachaça CalambauO evento, que ocorre do dia 26 a 28 deste mês está em sua 36a. edição. Reúne anualmente destilados e bebidas mistas  de destaque em Minas Gerais, muitas  produzidas na região, além de  proporcionar uma experiência especial  com culinária regional. Presidente Bernardes é o considerado o  berço da cachaça mineira e sua  produção, segundo alguns, remonta ainda  o século XVIII.

Entre os Engenhos da Região está o Calambau,  produtor da cachaça de mesmo nome, a partir de um processo moderno e rigoroso de produção de bebidas de alta qualidade, atendendo a todos os padrões  químicos e biológicos definidos pelo  Ministério da Agricultura. Os cuidados começam na seleção da cana, moagem,  fermentação lenta e natural, destilação em alambique de cobre, envelhecimento  em tonéis de carvalho, jequitibá castanheira posteriormente engarrafada.

As condições do clima, matéria-prima de  primeira, técnicas avançadas e cuidado  na elaboração, a combinação desses  fatores garante a Engenho Calambau  lugar de destaque entre as cachaças da  região. Informações:  https://www.facebook.com/pg/engenhocalambau/ .

Queijo Calambau Com CachaçaOutro produto que chama muito a atenção  na região é o queijo Calambau,  produzido pelo Laticínio Paladar de  Minas. Esse queijo já foi eleito o  segundo melhor do Brasil na Expolac 2017 e traz como diferencial um  processo onde é curtido na cachaça.

O  queijo é inspirado em uma tradição e  história local. No século XIX, os  tropeiros transportavam a cachaça e o  queijo produzido na região de Presidente Bernardes para Ouro Preto e  Mariana. Em uma dessas viagens, dentro  da bolsa de couro, a cachaça se  misturou ao queijo e gerou um produto  diferenciado. Conhecendo essa história  que é contada pelos moradores mais  antigos do município. O produto pode  ser adquirido no site:  https://www.paladardeminas.com.br .

Acompanhe mais informações do evento no  LINK .  https://www.facebook.com/events/4165171 05869506/

Concurso Nacional Rabo de Galo

Rabo de Galo 2019Em sua terceira edição, o Concurso Nacional Rabo de Galo, evento que também agrega uma miniexposição de bebidas, já tem confirmada a presença de empresas de referência no cenário nacional como a  Destilaria San Basile, Cachaça Reserva 51 (Cia. Muller), Weber Haus, Ypióca e Tiê.

Organizado pelo famoso Mestre Derivan,  um das maiores referência latino- americanas na área de coquetelaria, em  parceria com o chef de bar e consultor Daniel Júlio, o evento atrai os  melhores profissionais de bar de todo o  Brasil.

Em 2018, o Concurso Rabo de Galo recebeu mais de 40 bartenders de todo País inscritos e que prepararam receitas inéditas da bebida. O público pôde acompanhar a disputa ao mesmo tempo que degustava gratuitamente as bebidas expostas no evento.

Neste ano, o evento acontecerá em 19 de agosto, das 13h às 20h, no Leques Brasil Hotel Escola, na rua São Joaquim, 216, no bairro da Liberdade, em São Paulo. O concurso conta com o importante patrocínio do IBRAC – Instituto Brasileiro da Cachaça – e apoio da Cúpula da Cachaça, Confraria Paulista da Cachaça, Escola da Cachaça, Viva Cachaça, Bartender Store, Cachaciê e Solution.

Informações detalhadas do evento nas  páginas do Facebook e Instagram:  @rabodegalo.oficialbrasil .

Festival da Cachaça, Cultura & Sabores de Paraty

De 15 a 18 de agosto, Paraty, no RJ,  recebe um dos maiores eventos  relacionados ao destilado nacional, e  que também atrai turistas do mundo  inteiro.

Desde 2007, a região conta com  Indicação Geográfica de Procedência  Paraty para Cachaça, mostrando toda a  valoração e importância da bebida na  região. No ano foi lançado o Selo de  Denominação de Origem da Cachaça de  Paraty. O Selo foi criado a partir de  uma parceria entre a Associação de  Produtores e Amigos da Cachaça de Paraty (Apacap) e o Sebrae, e é é um  marco importante para a região, pois  celebra a qualidade e a tradição dessa  bebida secular, uma vez que garante ao  consumidor que o produto é genuíno e  possui qualidades particulares ligadas  à sua origem.

Cachaça Corisco

São diversos alambiques de referência  na região, entre eles Maria IzabelEngenho D’OuroCoqueiroCorisco,   Paratiana e Pedra Branca.  No Festival, os visitantes poderão  degustar as cachaças e saborear dezenas  de pratos em uma praça de alimentação  com quiosques e food trucks no mesmo  ambiente, e aproveitar uma extensa  programação musical com vários shows  ligados à cultura caiçara e quilombola,  cirandas, jogos, danças tradicionais,  sertanejo, pop rock, chorinho, MPB,  samba, soul e outros estilos.

Veja mais informações no link:  https://www.facebook.com/FestivaldaCachaca/ .

Expobrew 2019 – Feira Brasileira da Cerveja Independente

Expobrew AbracervaA ExpoBrew, realização da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto e terá exposição de fornecedores do setor, espaço para marcas de todo o Brasil, além de palestras sobre os desafios do mercado. O evento será realizado na cidade de Vitória, ES.

Paralelamente ao evento ocorrrão eventos paralelos, como o Harmoniza Beer, espaço dedicado às marcas de todo o Brasil, para comercialização de seus rótulos; e a 2ª Copa Cerveja Brasil, que inciará já no dia 13, com a análise das amostras, e seguirá até 16 de agosto, data em que será realizada a premiação dos rótulos vencedores.

Mais informações estão disponíveis em www.abracerva.com.br.

Salão e Congresso Brasileiro da Cachaça

Salão da CachaçaTambém evento de destaque no ano, essa  primeira edição da mostra será  realizada nos dias 5 e 6 de setembro,  em Vitória, no ES e tem a expectativa  de contar com cerca de 70 expositores,  entre produtores de cachaça e outros  elos da cadeia produtiva. Ao chegar ao evento, cada visitante  receberá uma taça que será o seu  passaporte para a degustação das  bebidas expostas. Além disso, haverá o  Espaço da Gastronomia Capixaba, com  importantes restaurantes locais levando  seus pratos para a festa.

Estão programadas diversas palestras  excelentes para atualização dos  profissionais de gastronomia, tais como  As diferenças entre a Cachaça de  Alambique e a Cachaça Industrial;  Meu Quem é o cliente da Cachaça?;  Coquetelaria e o Novo Mercado para a  Cachaça de Alambique; E-Commerce da  Cachaça: a experiência da Cachaçaria  Nacional.

A programação completa pode ser  encontrada no site:  https://salaodacachaca.com.br .

Cachaça Trade Fair

Programada para de 17 a 19 de setembro na capital paulista, a Cachaça e Wine Trade Fair foi criada como um evento exclusivo para profissionais do setor de bebidas , especialmente da cachaça, principal destilado nacional. Será realizado no Pavilhão do Anhembi, na capital paulista das 14:00 a 20:00.

Outras informações pelo site: http://www.vinhomagazine.com.br/ctf/

Wine South América 2019

Vinícola Faccin vinho premiado 2019De 25 a 27 de setembro, Bento  Gonçalves, no RS, sediará a segunda  edição da mostra. A Feira Internacional do Vinho Wine  South America objetiva mostrar sua variedade de vinhos e  lançamentos. As principais empresas do  setor destacam no eventos seus  lançamentos e novidades durante 4 dias.  Empresas de cachaça, azeite, cerveja e  outros segmentos com diversos  produtores locais também participam do  evento.

Um dos destaques da Feira é o Espaço  Wine Conference com diversas palestras  sobre a área, e também o Concurso 10  Star Wines, que reconhecerá a qualidade  e variedade dos vinhos expostos na Wine  South America 2019.

Entre as expositoras já confirmadas do  evento está a Vinícola Faccin, de Monte  Belo do Sul, no Vale dos Vinhedos, RS.  A Faccin teve recentemente dois dos  seus vinhos premiados no concurso Wine  of Brazil Awards. Tanto o seu Faccin  Malvasia Bianca 2018 quanto o Faccin  Riesling Itálico 2018, foram  considerados “o Melhor de Sua  Categoria”. Mais sobre a empresa no  site: https://www.faccinvinhos.com .

ABAV Expo 2019

Abav Expo 2019Antes que venha a dúvida do por que motivo estamos indicando esse evento, é importante destacar que alambiques, cervejarias e vinícolas, além de brewpubs, winehouses, etc. são parte de excelentes roteiros turítiscos, e cada vez mais se unem a operadoras locais de viagens, prefeituras e secretarias de governo para criarem e consolidarem rotas específicas, de forma a cada vez mais visitantes nacionais e internaiconais.

Com data confirmada para 25 a 27 de setembro, a Abav Expo é um evento realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), entidade nacional presente em 26 estados e no Distrito Federal, com 2,2 mil agências, operadoras e consolidadoras de viagens associadas. Reúne destinos nacionais e internacionais, operadoras emissivas e receptivas, companhias aéreas, consolidadoras, hotéis e resorts, cruzeiros, fornecedoras de tecnologia e sistemas, locadoras de veículos, empresas de ecoturismo e aventura e de representantes do turismo rural, entre outros.

Mais informações: http://www.abavexpo.com.br/

Cacharitiba 2019

Em 8ª edição  e organizado pelo Vô Milano, um dos maiores distribuidores de bebidas brasileiras, o Cacharitiba reúne anualmente algumas das melhores cachaças do País.

CacharitibaEste ano, o evento está programado para os dias 3 a 6 de outubro no Mercado Municipal de Curitiba.

Mais informações pode  ser obtidas na página da Vô Milano, no Intagram: https://www.instagram.com/cachacaria_vo_milano/

Provino – Professional Wine and Spirits Fair

Em sua primeira edição, programada para 15 a 17 de outubro, a feira Provino deve reunir mais de 15 mil visiantes profissionais e cerca de 120 expositores, além de um conteúdo em diversas palestras.

Informações: http://provino.com.br

Semana Internacional do Café (SIC)

Programada para o Expominas, em Belo Horizonte, MG, entre os dias 20 a 22 de novembro, a Semana Internacional do Café é a maior do gênero no País. O encontro reúne cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores.

Um dos destaques do evento, além da exposiação de muitos dos mais premiados cafés do País, são os campeonatos que ocorrem paralelamente ao evento: Campeonato Brasileiro de Barista, Campeonato Brasileiro de Prova de Café (Taster) e Campeonato Brasileiro de Preparo de Café (Brewers) .

Informações completas em: https://semanainternacionaldocafe.com.br/ .

Guia Especial de Bolso para os Eventos

Em muitos dos eventos indicados acima, a revista marcará presença distribuindo aos profissionais de bares e restaurantes, além de apreciadores de bebidas finas, um versão especial dos nossos Guias de Bolso, que trazem em destaque algumas das melhores e mais premiadas bebidas brasileiras. Confira como foi nossa última edição, distribuída em MG, durante a Expocachaça, e em SP, no Bar Convent SP:

Guia de Bolso Melhores Bebidas Melhores Drinques

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

4 × 5 =

Tradição e Excelência em Destilados

Acesse na íntegra nossa última edição!

Entre as mais premiadas no mundo

De renome internacional

Na mais alta patente da qualidade

Premiada no Oscar da Cerveja Mundial

Impossível não ter na sua carta

Opção de excelência

Paulista multipremiada

Premiada cervejaria paulista

Pureza e suavidade desde 1932

Gim brasileiro de destaque mundial

Excelência do terroir gaúcho

Muita brasilidade, tradição e qualidade

Destilado Premiado e Cervejas Especiais

Entre as melhores cervejas brasileiras

Um toque a mais de excelência

Entre as mais premiadas do País

Maior encontro do destilado fino nacional

Maior evento de drinques do mundo em SP

O verdadeiro destilado ancestral brasileiro

Premiada na China, na Polônia …

Entre os melhores destilados do mundo

Companheira de todos os momentos

Simplesmente no topo das avaliações

Cerveja Brasileira Conquistando o Mundo

Linha excepcional

Espíritos especiais e brasileiros