Revista Carta Premium

Bebidas maltadas são uma alternativa à cafeína

Bebidas maltadas são uma alternativa à cafeína

janeiro 07
17:23 2016

Existem duas tendências no segmento de bebidas que precisam ser levadas em conta pelos fabricantes: os produtos devem ter o máximo possível de ingredientes naturais e não devem conter açúcar. Neste contexto, as bebidas maltadas têm muito potencial por estarem alinhadas às duas tendências. Especialmente no Oriente Médio, África e Sudeste da Ásia, as bebidas maltadas são muito populares. O malte pode ser usado, com criatividade, em uma série de formulações de produtos e as bebidas podem ser posicionadas de diversas formas.

Segundo Kalayanee Poon-asawasombat, Ph.D., head de Marketing para a Ásia-Pacífico Sul da SIG Combibloc: “Na indústria de bebidas, os fabricantes podem agregar valor aos produtos, em diversos segmentos, ao usar o malte como ingrediente. As combinações de leite com malte são possíveis, assim como as formulações usando frutas e malte ou iogurte e malte. Os extratos de malte também combinam bem com diversos sabores naturais ou com chocolate ou café. Há várias possibilidades de criação de bebidas saudáveis e deliciosas, com boas perspectivas de sucesso”.

O malte é produzido pela germinação e secagem de grãos de cereais como cevada, trigo, centeio e espelta no processo de malteamento. Para serem transformados em alimentos, os grãos são amassados e prensados. O malte é mais conhecido em todo o mundo por seu uso na fabricação de bebidas alcoólicas, principalmente cerveja; mas ele também é usado na produção de uísque. Há também o uso como ingrediente em pães, massas, doces e cerveja sem álcool.

Outro clássico é o uso do malte em bebidas para o café da manhã.As alternativas aos produtos à base de café são consumidas por adultos e crianças. Marcas como Ovaltine (Ovomaltine em alguns países da Europa o no Brasil) e Horlicks são conhecidas no setor como pó instantâneo para bebidas à base de malte; em alguns países, estas bebidas também são oferecidas na versão ´pronta para beber´. No Vietnã, por exemplo, a Friesland Campina comercializa as bebidas Ovaltine em embalagens cartonadas assépticas.

Cardápios especiais

Precisa de cardápios personalizados?

As bebidas maltadas proporcionam energia e ajudam crianças em fases de    crescimento e até idosos. Os atletas também descobriram estes produtos como uma fonte de energia pelas vitaminas, minerais, amido e proteínas do malte. Seus nutrientes são rapidamente absorvidos e processados – esãouma ótima fonte de energia para o corpo e mente. Elas também podem aliviar o estresse e são uma alternativa saudável e saborosa às bebidas doces e calóricas.

As bebidas maltadas modernas também têm excelente potencial de vendas, especialmente em países onde já são populares, como algumas partes da Ásia. Mas elas também têm achado seu caminho em países onde o malte é novo, como no Oriente Médio e África. Na Nigéria, por exemplo, as bebidas maltadas estão se popularizando. Muitas pessoas no Oriente Médio e África não consomem álcool por motivos religiosos, mas gostam do aroma da cerveja garantido pelo malte.

‘Hollandia Malt & Milk Drink’ é novidade na Nigéria
O conceito do produto e seu caráter inovador sempre podem ser customizados para atender às preferências de determinado grupo de consumidores, de determinada região. Por exemplo,com o Hollandia Malt & Milk Drink, a maior produtora de sucos e lácteos da Nigéria, a CHI Ltd.,foca em consumidores dinâmicos que buscam bebidas naturais e saborosas para garantir energia para o corpo entre as refeições.

A Hollandia Malt & Milk Drink é uma bebida pronta para o consumo que combina malte e leite. Antes do lançamento, os consumidores misturavam os dois ingredientes. O lançamento do produto em embalagem cartonada asséptica combiblocMini de 200ml envolveu comerciais naTV .

Deepanjan Roy, diretor da CHI Limited, explica: “o ‘Hollandia Malt & Milk Drink’ associa positivamente o leite e o maltee está posicionado como um shake. Contudo, o GreatNaijaShake não é apenas um produto da Hollandia Malt & Milk; ele reflete o estilo de vida ativo e aventureiro dos jovens nigerianos que buscam explorar coisas novas. O produto propõe quebrar a rotina e aproveitar a vida de novas formas. Em outras palavras, ele parte da premissa que a mágica acontece quando você se mexe e encontra novas formas de fazer ou expressar coisas do cotidiano”.

MILO: um produto clássico na Ásia
As vendas de bebidas maltadas prontas para o consumo crescem na Ásia. Na Indonésia e em outros países asiáticos, a Nestlé tem uma bebida em pó à base de cevada e sabor chocolate, sob a marca MILO, que é campeã de vendas. A cevada é rica em fibras e vitamina B e o produto é indicado para adolescentes que precisam de energia entre as refeições. O ‘MILO’ é apresentado em embalagens de 125 ml e 200 ml.

Para Kalayanee Poon-asawasombat: “O MILO em embalagem cartonada já se tornou um produto clássico. Para muitos asiáticos, as bebidas maltadas são associadas a boas memórias da infância e eles querem passar isso para seus filhos. Agora, a nova geração também desfruta dessas bebidas deliciosas e nutritivas, o que justifica as boas vendas do MILO. A Nestlé envasa o produto em uma linha CFA 124,da SIG Combibloc, com capacidade para até 24 mil embalagens por hora”.

Bebida energética natural
Também no Vietnã as vendas de bebidas maltadas são fortes. Como explica Kalayanee Poon-asawasombat: “O Kantar World Panel criou um estudo sobre Tonic Food Drinks (Bebidas Alimentícias Tônicas), no qual as bebidas maltadas aparecem na categoria de bebidas quentes. Desde o segundo semestre de 2014, houve um crescimento significativo de 38% em volume, comparado com o ano anterior. Além do ‘MILO’ da Nestlé e do Ovaltine da Friesland Campina, outros clientes lançaram bebidas maltadas”.

A NutiFood, por exemplo, apresentou a ‘NuVi’, uma bebida pronta para o consumo voltada para crianças, para os supermercados do Vietnã em embalagens combiblocMini de 125 ml e 200 ml. Trata-se de um energético natural que combina ingredientes saudáveis do leite e dos grãos de cereais, sendo ideal para crianças em fase de crescimento – entre 4 e 12 anos. Por isso, o layout da embalagem é atraente, com imagens de esportes populares como futebol, basquete e badminton, e destaca as qualidades do produto– cálcio, vitamina D, fósforo e zinco. O lançamento do produto envolveu comerciais online ( www.youtube.com/watch?v=oAH_0-w416E) e anúncios nos supermercados.

Energia para o cérebro
Outra nova bebida maltada no mercado do Vietnã é o ‘Super SuSu’ da Vinamilk. Sob o slogan ‘Super SuSu – Energia para seu cérebro’, o achocolatado da Vinamilk destina-se a crianças entre 4 e 12 anos que precisam de energia para aprender. As bebidas são oferecidas em embalagens combiblocMini de 125 ml e 200 ml. As personagens da embalagem são esportistas, meninos e meninas ativos que passam o conceito de que aprender é legal com a energia necessária. O lançamento envolveu comerciais na TV (www.youtube.com/watch?v=sf76C48bbb8) e promoções no PDV.

Kalayanee Poon-asawasombat diz: “Mostrar que os alimentos consumidos são os mais saudáveis e naturais possível é uma das tendências de consumo não apenas na Ásia, mas globalmente. As bebidas maltadas são uma alternativa saudável às bebidas energéticas à base de cafeína e calóricas. Acreditamos que no futuro surgirão mais bebidas maltadas com substâncias naturais e poderosas”.

Compartilhar

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

quatro × 3 =

Cerveja para paladares exigentes?

Entre as melhores mundiais

Harmoniza com a excelência

Para os melhores empreendimentos

Cachaça paulistana?

Somente nos Melhores Bares

LInha excepcional

Destilado único e especial

Cerveja Premiada para sua Carta?

Requinte, Exclusividade, Alta Qualidade

Referência do Nordeste

Cervejaria de Excelência

Rótulos singulares

Entre os melhores do Brasil!

Nobreza Premiada

Vinhos aprovados por especialistas

Conheça e comprove a excelência

No lista TOP brasileira

Pronta para servir e conquistar

Uma geração de qualidade

Vinhos de primazia

Especialíssima

Padrão de qualidade

Não podem faltar na carta

Produtos mais do que especiais

Do interior paulista

Unicamente brasileira

Câmaras Frias Especiais