Revista Carta Premium

QUALIDADE COMPROVADA EM PERFIL: “A cachaça é um produto intrinsecamente ligado à nossa cultura, é uma bebida que está intimamente ligada às nossas tradições”

 Extra!

QUALIDADE COMPROVADA EM PERFIL: “A cachaça é um produto intrinsecamente ligado à nossa cultura, é uma bebida que está intimamente ligada às nossas tradições”

QUALIDADE COMPROVADA EM PERFIL: “A cachaça é um produto intrinsecamente ligado à nossa cultura, é uma bebida que está intimamente ligada às nossas tradições”
setembro 20
17:15 2017

Fundada em 1998 e recém-certificada por sua excelência, com duas estrelas recebidas no International Taste & Quality Institute de Bruxelas (ITQi), a Segredo de Araxá têm a essência brasileira na bebida e também no empreendedorismo de Paulino Corrêa Chicrala, sócio-proprietário. Após estudar algumas alternativas, tais como Paulino - Segredo de Araxácultivo de pupunha, produção de cogumelos e leite, o empreendedor optou por desenvolver um projeto de produção de cachaça de alta qualidade em sua propriedade. “Procuramos aliar as melhores técnicas de produção, tais como uso de leveduras selecionadas, equipamentos todos em aço inox, alambique aquecido a vapor, matéria prima de primeira qualidade e pessoal bem treinado e dedicado. Antes mesmo de deixar minhas atividades no setor financeiro – o que ocorreu em 2007 –  já vínhamos desenvolvendo esse projeto. Tanto assim que a primeira safra se deu em 1999. Estudei economia, mais tarde também formei-me em Direito e fiz especialização em Finanças. De qualquer forma o projeto no qual jogamos todas as fichas foi a o da cachaça”, conta.

Atualmente a linha da empresa inclui duas marcas especiais: a Segredo de Araxá e a Carnaval. “A cachaça Carnaval está disponível nas versões Ouro e Prata, envelhecidas em carvalho e jequitibá,  respectivamente. São envasadas após 3 anos de envelhecimento.  Já a Segredo de Araxá é envelhecida em tonéis de carvalho por 6 anos. Temos ainda a versão Diamond da Segredo de Araxá, envelhecida no carvalho por 12 anos. No final do ano, vamos lançar a versão Diamond da Segredo de Araxá envelhecida em tonéis de amendoim por 8 anos. Tenho a impressão de que vai agradar em cheio. São cachaças bem macias, fáceis de serem bebidas e que harmonizam bem com assados e grelhados, com destaque para a harmonização com o queijo Canastra, que também é de nossa região. Araxá faz parte Segredo de Araxá Diamonddo Circuito da Canastra, região que possui uma gastronomia tipicamente mineira e realmente especial”, detalha Paulino.

Produto valorizado e sustentável

O entrevistado lembra da importância cada vez maior que a cachaça tem conquistado no mercado. “Em primeiro lugar, porque é um produto intrinsecamente ligado à nossa cultura. É uma bebida que está intimamente ligada às nossas tradições. A partir dos anos 90, passou a ser observada mais de perto. Houve grandes investimentos na produção de cachaça de qualidade, com vários produtores realmente interessados em resgatar o lugar que a bebida merece, passou a ser melhor conhecida no exterior e começamos a exportar cachaças finas. Nós fizemos duas exportações para os EUA e uma para a Europa. Estamos reiniciando esse processo novamente, estabelecendo parceria com importadores nos EUA e Europa”.

O Alambique onde é produzida a Segredo de Araxá faz parte do Circuito de Turismo Rural do município, com visitas programadas sempre para sexta-feira e degustação de cachaças e queijo da região. “Nosso compromisso primordial nesse momento é com o meio ambiente. A exploração da terra se tem tornado tão intensa que os mananciais estão secando, áreas verdes cada dia mais reduzidas e claro, o aquecimento global é uma realidade que não há como negar. Cuidamos com muito carinho de nossas terras. Preservamos com prazer e gosto a nascente que temos em nossa propriedade, bem como as margens do curso de suas águas. Estamos reflorestando algumas áreas com arvores nativas e típicas da região intercaladas com algumas frutíferas e utilizamos o vinho como fertilizante dentro dos limites recomendados”.

Segredo de Araxá - banner parceiro materia21848939_2042836015946564_350290817_n

Paulino finaliza lembrando da importância dos esforços do setor por um produto de qualidade: “Nós, que estamos envolvidos na cadeia do agronegócio, em especial a cachaça, nos sentimos estimulados a sempre produzir melhor. É muito bom ver alguém falando bem daquilo que fazemos com gosto e dedicação. Agora é torcer para que nosso País volte aos trilhos para que a sociedade continue trabalhando, gerando empregos e acreditando em um futuro melhor e mais justo para todos nós. Estivemos e ainda estamos oprimidos por uma carga tributária massacrante que é extremamente desestimulante. Estou confiante que melhores tempos virão”.

Segredo de Araxá - sede

Mais informações e contato: (34) 99105-6674, chicrala@terra.com.br, www.cachacasegredodearaxa.com.br e https://pt-br.facebook.com/CachacaSegredoDeAraxa/ .

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

14 − 3 =

No lista TOP brasileira

MAIOR EVENTO DE DESTILADOS ESPECIAIS

Requinte, Exclusividade, Alta Qualidade

Conheça e comprove a excelência

Entre os melhores do Brasil!

Nobreza Premiada

Rótulos singulares

Referência do Nordeste

Somente nos Melhores Bares

Vinhos aprovados por especialistas

Cervejaria de Excelência

Pronta para servir e conquistar

Vinhos de primazia

Cerveja Premiada para sua Carta?

LInha excepcional

Uma geração de qualidade

Harmoniza com a excelência

Especialíssima

Para os melhores empreendimentos

Cerveja para paladares exigentes?

Padrão de qualidade

Entre as melhores mundiais

Produtos mais do que especiais

Cachaça paulistana?

Do interior paulista

Não podem faltar na carta

Destilado único e especial

Unicamente brasileira

Câmaras Frias Especiais