Revista Carta Premium

4 DÉCADAS DE EXPERIÊNCIA: um bate-papo sobre cachaça com o especialista em bebidas Renato Fascino, coordenador do Concurso de Degustação às Cegas da Expocachaça, juri oficial do Concurso Mundial de Bruxelas

 Extra!

4 DÉCADAS DE EXPERIÊNCIA: um bate-papo sobre cachaça com o especialista em bebidas Renato Fascino, coordenador do Concurso de Degustação às Cegas da Expocachaça, juri oficial do Concurso Mundial de Bruxelas

4 DÉCADAS DE EXPERIÊNCIA: um bate-papo sobre cachaça com o especialista em bebidas Renato Fascino, coordenador do Concurso de Degustação às Cegas da Expocachaça, juri oficial do Concurso Mundial de Bruxelas
dezembro 19
17:34 2016

Perfil de especialista: consultor e curador de vários eventos gourmet, Renato Frascino é reconhecido como um dos mais experientes especialistas sensoriais de bebidas e alimentos no País, ramo em que atua desde 1977. Nascido em uma usina de açúcar e álcool em Pontal, SP, o administrador de empresas e ex-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, foi docente do Curso de Sommelier de Água, Destilados, Cerveja e Vinhos e de Harmonização em unidades do Senac do interior paulista, entre elas a de Itu, Sorocaba e Campos do Jordão. Analista sensorial de cachaça da Expocachaça já há 5 anos e consultor de revistas especializadas, também é júri oficial do Concurso Mundial de Bruxelas para Vinhos e Destilados há mais de 9 anos, curador do livro “Engenhos de Ouro”, da Editora Inbook e consultor estratégico de vários engenhos. A seguir, confira um rápido mas rico bate-papo com exclusividade concedido à Carta Premium, sobre o tema cachaça:

Especialista em bebidas Renato FrascinoRevista Carta Premium: Muitos alambiques brasileiros têm conquistados prêmios internacionais. Quais as principais mudanças do mercado brasileiro nesses últimos anos?
Renato Frascino: A busca da excelência nos alambiques, do campo ao copo, e a apresentação de embalagens diferenciadas estão entre as mudanças, fixando o nome cachaça de qualidade. Temos que esquecer outros sinônimos como ‘marvada’, e até produtos como a tequila, grappa, e mostrar uma imagem vencedora. Sempre voltada à  qualidade.

Revista C.P.: Por que é importante o profissional da área de a&b como maîtres e proprietários de bares e restaurantes conhecerem melhor os produtos nacionais?
Renato Frascino: Em primeiro lugar devemos quebrar os preconceitos dos nossos produtos e os profissionais não devem ter vergonha de oferecer um bom vinho e uma cachaça do nosso País. A cachaça tem muito mais elementos positivos do que muita vodca. A questão é treinamento e mais treinamento, degustar para comprovar e ensinar que quem degusta ama o produto e se fideliza.

Renato Frascino - sommelier, consultor e especialistaRevista C.P.: E os consumidores como estão? Tem notado alguma tendência na preferência, no consumo, etc.?
Renato Frascino: Sim. Inclusive as mulheres estão degustando o nobre caldo brasileiro denominado cachaça de qualidade. Grandes empresários estão investindo cada vez mais em qualidade e apresentação dos produtos.

Revista C.P.: Como escolher ou como avaliar uma boa cachaça?
Renato Frascino: Primeiro procurar valorizar as cachaças de vários biomas. Exemplo: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas, Espírito Santo, Rio-Paraty, Nordeste, Goiás… É preciso valorizar a cachaça brasileira de qualidade, orientar que pode dela podem ser feitos ótimos drinques clássicos, como a caipirinha com frutas do cerrado, e digestivos digestivos, com café, chocolate, ou ainda degustar com charutos. A cachaça envelhecidas extra premium é uma pura elegância no bar e à mesa. Devemos reverenciar nossos produtos respeitando a natureza e os momentos com simplicidade e sabedoria.

Quem quiser contatar o especialista e consultor Renato Frascino pode fazê-lo pelo e-mail momentorenatofrascino@uol.com.br ou ainda pelo Whatsapp (11) 99864-0600

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

17 + 12 =

No lista TOP brasileira

MAIOR EVENTO DE DESTILADOS ESPECIAIS

Requinte, Exclusividade, Alta Qualidade

Conheça e comprove a excelência

Entre os melhores do Brasil!

Nobreza Premiada

Rótulos singulares

Referência do Nordeste

Somente nos Melhores Bares

Vinhos aprovados por especialistas

Cervejaria de Excelência

Pronta para servir e conquistar

Vinhos de primazia

Cerveja Premiada para sua Carta?

LInha excepcional

Uma geração de qualidade

Harmoniza com a excelência

Especialíssima

Para os melhores empreendimentos

Cerveja para paladares exigentes?

Padrão de qualidade

Entre as melhores mundiais

Produtos mais do que especiais

Cachaça paulistana?

Do interior paulista

Não podem faltar na carta

Destilado único e especial

Unicamente brasileira

Câmaras Frias Especiais