Revista Carta Premium

4 DÉCADAS DE EXPERIÊNCIA: um bate-papo sobre cachaça com o especialista em bebidas Renato Fascino, coordenador do Concurso de Degustação às Cegas da Expocachaça, juri oficial do Concurso Mundial de Bruxelas

4 DÉCADAS DE EXPERIÊNCIA: um bate-papo sobre cachaça com o especialista em bebidas Renato Fascino, coordenador do Concurso de Degustação às Cegas da Expocachaça, juri oficial do Concurso Mundial de Bruxelas

4 DÉCADAS DE EXPERIÊNCIA: um bate-papo sobre cachaça com o especialista em bebidas Renato Fascino, coordenador do Concurso de Degustação às Cegas da Expocachaça, juri oficial do Concurso Mundial de Bruxelas
dezembro 19
17:34 2016

Perfil de especialista: consultor e curador de vários eventos gourmet, Renato Frascino é reconhecido como um dos mais experientes especialistas sensoriais de bebidas e alimentos no País, ramo em que atua desde 1977. Nascido em uma usina de açúcar e álcool em Pontal, SP, o administrador de empresas e ex-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, foi docente do Curso de Sommelier de Água, Destilados, Cerveja e Vinhos e de Harmonização em unidades do Senac do interior paulista, entre elas a de Itu, Sorocaba e Campos do Jordão. Analista sensorial de cachaça da Expocachaça já há 5 anos e consultor de revistas especializadas, também é júri oficial do Concurso Mundial de Bruxelas para Vinhos e Destilados há mais de 9 anos, curador do livro “Engenhos de Ouro”, da Editora Inbook e consultor estratégico de vários engenhos. A seguir, confira um rápido mas rico bate-papo com exclusividade concedido à Carta Premium, sobre o tema cachaça:

Especialista em bebidas Renato FrascinoRevista Carta Premium: Muitos alambiques brasileiros têm conquistados prêmios internacionais. Quais as principais mudanças do mercado brasileiro nesses últimos anos?
Renato Frascino: A busca da excelência nos alambiques, do campo ao copo, e a apresentação de embalagens diferenciadas estão entre as mudanças, fixando o nome cachaça de qualidade. Temos que esquecer outros sinônimos como ‘marvada’, e até produtos como a tequila, grappa, e mostrar uma imagem vencedora. Sempre voltada à  qualidade.

Revista C.P.: Por que é importante o profissional da área de a&b como maîtres e proprietários de bares e restaurantes conhecerem melhor os produtos nacionais?
Renato Frascino: Em primeiro lugar devemos quebrar os preconceitos dos nossos produtos e os profissionais não devem ter vergonha de oferecer um bom vinho e uma cachaça do nosso País. A cachaça tem muito mais elementos positivos do que muita vodca. A questão é treinamento e mais treinamento, degustar para comprovar e ensinar que quem degusta ama o produto e se fideliza.

Renato Frascino - sommelier, consultor e especialistaRevista C.P.: E os consumidores como estão? Tem notado alguma tendência na preferência, no consumo, etc.?
Renato Frascino: Sim. Inclusive as mulheres estão degustando o nobre caldo brasileiro denominado cachaça de qualidade. Grandes empresários estão investindo cada vez mais em qualidade e apresentação dos produtos.

Revista C.P.: Como escolher ou como avaliar uma boa cachaça?
Renato Frascino: Primeiro procurar valorizar as cachaças de vários biomas. Exemplo: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas, Espírito Santo, Rio-Paraty, Nordeste, Goiás… É preciso valorizar a cachaça brasileira de qualidade, orientar que pode dela podem ser feitos ótimos drinques clássicos, como a caipirinha com frutas do cerrado, e digestivos digestivos, com café, chocolate, ou ainda degustar com charutos. A cachaça envelhecidas extra premium é uma pura elegância no bar e à mesa. Devemos reverenciar nossos produtos respeitando a natureza e os momentos com simplicidade e sabedoria.

Quem quiser contatar o especialista e consultor Renato Frascino pode fazê-lo pelo e-mail momentorenatofrascino@uol.com.br ou ainda pelo Whatsapp (11) 99864-0600

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

15 + dez =

Exclusividade brasileira premiada nos EUA

Cerveja para paladares exigentes?

Entre as melhores mundiais

Harmoniza com a excelência

Para os melhores empreendimentos

Cachaça paulistana?

Somente nos Melhores Bares

LInha excepcional

Destilado único e especial

Cerveja Premiada para sua Carta?

Requinte, Exclusividade, Alta Qualidade

Referência do Nordeste

Cervejaria de Excelência

Rótulos singulares

Entre os melhores do Brasil!

Nobreza Premiada

Vinhos aprovados por especialistas

Conheça e comprove a excelência

No lista TOP brasileira

Pronta para servir e conquistar

Uma geração de qualidade

Vinhos de primazia

Especialíssima

Padrão de qualidade

Não podem faltar na carta

Produtos mais do que especiais

Do interior paulista

Unicamente brasileira

Câmaras Frias Especiais