Revista Carta Premium

DESTILADO DE SUCESSO EM NOVA YORK? “No caso das bebidas, a maior oferta de produtos de qualidade está levando o consumidor a uma natural e crescente expectativa e exigência quanto às sensações que espera”. Conheça mais da HOF

DESTILADO DE SUCESSO EM NOVA YORK? “No caso das bebidas, a maior oferta de produtos de qualidade está levando o consumidor a uma natural e crescente expectativa e exigência quanto às sensações que espera”. Conheça mais da HOF

DESTILADO DE SUCESSO EM NOVA YORK? “No caso das bebidas, a maior oferta de produtos de qualidade está levando o consumidor a uma natural e crescente expectativa e exigência quanto às sensações que espera”. Conheça mais da HOF
novembro 02
10:33 2017

Medalha de Prata nos EUA, durante o New York International Spirit Competition (NYISC 2017), a Hof nasceu inspirada nas microdestilarias norte-americanas e europeias, elaborando bebidas finas desde o seu início. “O foco é produzir em pequena escala, com receitas originais. No mix de produtos apostamos na adaptação da cachaça aos Martin - Hofingredientes regionais como o café arábica, além de contar com a água da Serra da Mantiqueira. Os instrumentos também são especiais: barris de madeira nobre como o carvalho, alambiques de cobre do tipo Pot Still, entre outros” conta Martin Braunholz, proprietário junto com  seu filho, Matheus Braunholz. Ambos participaram de diversos cursos e treinamentos em instituições como Esalq e Unes, além de extensa pesquisa e visitação a alambiques e destilarias tanto no Brasil quanto no exterior.

Desde 2014 (clique aqui e veja reportagem sobre nossa primeira visita, a partir da página 15) a Carta Premium acompanha o ótimo trabalho da Hof, que é um grande exemplo de que a aposta em produtos de alta qualidade e trabalho de excelência geram ótimos resultados. Isto porque, como mesmo nos apresenta o sempre atencioso Martin, “o mercado tende a ficar mais exigente e voltado para produtos mais finos e exclusivos”.

“No caso das bebidas, a maior oferta de produtos de qualidade está levando o consumidor a uma natural e crescente expectativa e exigência quanto às sensações que espera. Os estabelecimentos são gradualmente forçados a atender Microdestilaria Hof - por dentroeste público, que já não se contenta com as marcas populares e de baixo custo. Aliás, as cartas de cachaça estão sendo cada vez mais ofertadas e tornam-se um diferencial importante em restaurantes finos”, pontua o empreendedor.

Um pouquinho de história

Uma curiosidade para começo de conversa: adquirido em 2004, o sítio onde são produzidas as bebidas da Hof não tinha como primeira atividade a cachaça. “Inicialmente a ideia era criar cabras e produzir derivados, além da venda de matrizes. Em uma feira de caprinos, decidimos expor não somente os queijos, mas também um licor cremoso de doce de leite de cabra. O produto fez tanto sucesso que decidimos pesquisar mais sobre bebidas. A cachaça complementou a linha após adquirirmos um destilador para os licores e através de um curso na Unesp aprendemos a fazer a bidestilação, prática comercialmente viável e que aproveita a produção da cachaça de terceiros, de ótimos produtores locais, melhorando o produto final. A regularização efetiva e o início da produção comercial se deu 2013″.

O clima da região onde são obtidas as cachaças da Hof ajuda muito na boa qualidade da cana, que acumula maiores quantidades de açúcares em seu interior. “É também por este motivo que nosso produto final contempla uma bebida de melhor qualidade, que pretende maior delicadeza e suavidade, tanto no aroma quanto no sabor. Também Cachaças Premiadas Premium Hofapostamos na produção limitada como forma de valorizar nossa bebida. Por meio de garrafas numeradas, apenas algumas dezenas delas são produzidas de cada vez. Assim, abrimos caminhos inexplorados, oferecendo aos nossos consumidores novas experiências sensoriais”.

 

Linha atual

Atualmente, além das cachaças Alma da Serra – em três versões: branca, envelhecida em barris de carvalho americanos e francês -, a Hof comercializa o licor destilado Trigoni, de café arábica e laranja, o licor cremoso de café, as aguardentes compostas Curato e Sortilégio.

Um importante diferencial das cachaças envelhecidas produzidas pela Hof é que são engarrafadas com 2 anos de envelhecimento, porém sem a adição de cachaça nova, mesmo que isso seja permitido pela legislação, o que a torna uma cachaça realmente premium. Para o desenvolvimento de cada bebida são realizados inúmeros testes às cegas, com produtos nacionais e internacionais de primeira linha, a fim de atrelar componentes que são apreciados pelo LInha Branca Hofpaladar brasileiro. “No caso das cachaças, utilizamos barris de carvalho americano e francês, que também são usados na produção de grandes e renomados destilados internacionais, como o cognac e whisky. No caso dos demais produtos (licores e aguardentes compostas), combinamos os destilados com café e laranjas, produtos locais e de grande aceitação pelo apreciador nacional. Todas as cachaças são engarrafadas a 39% de teor alcoólico e não recebem qualquer adição de açúcar, tendo ainda coloração natural. Nossas bebidas têm sido aproveitadas na culinária, principalmente o licor Trigoni em doces e sobremesas, bem como a aguardente composta Sortilégio”.

Especialista em bebidas e mixologista, Waldemar HerrBier é um dos apaixonados pela linha da microdestilaria. ““Eu conheci a Hof por acidente há quase 3 anos, e foi paixão à primeira vista. Gostei de todos os produtos, mas o que mais me impressionou foi a Sortilégio, que é uma explosão de aromas e sabores, e pra quem já trabalha com bebidas e gosta de aromas e sabores diversos, é a sacanagem pura, incrível. Fora esse produto em questão, lá visitando a destilaria vê-se como é o apreço, carinho e dedicação dos proprietários com o que estão fazendo. Não é algo para agradar a si mesmo, e sim o prazer que eles têm ao ver um cliente saboreando avidamente cada gota dos produtos por eles elaborados, a satisfação pelo objetivo ter sido alcançado, e o cliente ter ficado feliz após degustar seus produtos. Eu posso até ser considerado suspeito, mas o melhor da Hof é o todo, o local, os produtos e os donos. Não tem como dissociar. Eu recomendo a todos os amigos que comprem o produto, mas indico também ir conhecerem. Assim a experiência se torna completa e você vai conseguir sentir cada nota extra das bebidas. Tem tudo a ver!”.

Aline Bortoletto, uma das maiores especialistas em destilados no País, doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Esalq, com Especializada em Bebidas, também já pôde avaliar a linha da Hof. “A Cachaça Alma da Serra, envelhecida em barris de carvalho franceses, apresenta coloração caramelo e aromas delicados de baunilha e maracujá verde. Em boca oferece sensação de aveludado e o retrogosto é levemente adocicado e extremamente agradável. Esta cachaça oferece complexidade e harmonia entre aromas e sabores! Parabéns à Hof Microdestilaria”.

Local de degustação Hof

Recentemente a Hof lançou um london dry gin, o Minna Marie, em duas versões: uma cristal, tradicional, e a outra inédita, o primeiro gim nacional “oak aged” descansado por algumas semanas em barricas de carvalho. “Temos ainda dois lançamentos previstos para o final deste ano. Uma delas é uma cachaça superpremium, com tiragem de apenas 300 garrafas de uma cachaça envelhecida por 5 anos em carvalho americano utilizado anteriormente no envelhecimento de whiskey turfado. Devido à nossa satisfação pelo resultado final na elaboração desta bebida única e pela nossa paixão pelo carvalho como madeira ideal para destilados finos, adquirimos outras 6 barricas procedentes de uma destilaria de renome mundial, utilizados na elaboração do mais famoso Tennessee Whiskey. Estes barris foram preenchidos com uma cachaça cuidadosamente bidestilada em alambique de cobre e serão engarrafas após 1 ano de envelhecimento nestes barris, sem qualquer mistura ou adição de cachaça nova, o que conferirá designação de cachaça premium”, explica Martin.

Aos interessados, a destilaria recebe frequentemente tours especializados, além de estar estruturada e aberta a visitas (com agendamento). “Nossos produtos podem ser encontrados em estabelecimentos como hotéis da rede Accor , como o Mercure, no bar do Hotel Radisson Red, o Rod Grainnes em Campinas, em bares e restaurantes como o Via Ciasca, Tordesilhas e G&T, em lojas virtuais como a Pinga na Rede, Amburana, Nono Bier e Cerveja Store, além de lojas e distribuidores como o Fino da Cana, Empório Santa Therezinha, Miami Store, Solution Comercial e Primeiro Empório”, finaliza Martin.

Drinques especiais

A seguir duas receitas especiais criadas por Waldemar HerrBier:

Cachacito
Ingredientes
– 50 ml (1 dose) cachaça alma da serra descansada naturalmente,
– 10 ml de xarope de hortelão com capim limão
– 50 ml de soda limonada
– Acquamix (água mineral carbonatada e vendida em sifaão de 1,5 litros, ou compre água com gás bem carbonatada, como a Água da Prata)
– Limão Taiti
– Hortelã
– Gelo

Nitro Mojito Cidreira Hof

Materiais
– copo long drink 300 ml
– colher bailarina
– canudo

Preparo: em um copo long drink, coloque a cachaça Alma da Serra Prata, descansada naturalmente, adicione 2     a 3 folhas de hortelã espalmadas na hora, coloque 5 a 6 pedras de gelo. Observação o gelo deve chegar até 2 dedos da boca do copo. Adicione o xarope, 2 fatias de limão, coloque elas intercalando com o gelo, com a colher bailaria (colher de cabo longo) dê uma leve misturada, adicione soda limonada, complete com Acquamix, finalize com um ramo de  hortelã, e um canudo.


Nespresso Alma da Serra
Ingredientes
– 1 cápsula de Bukeela curto 40 ml
– 20 ml xarope de baunilha
– 1 colher de sopa de mokaccino creme
– 20 ml de Curato
– 30 ml de cachaça Alma da Serra Carvalho Americano
– Espuma de leite para finalizar
– Chocolate em pó para decorar

Drinque Hof Café

Materiais
– Caneca Nespresso grande
– Mixing Glass
– Bailarina
– Becker pequeno
– Fouet

Preparo: na caneca ou copo de servir, coloque o Curato, a cachaça Alma da Serra. No mixing glass adicione o mokaccino creme e o xarope, misture bem com o fouet, coloque na caneca, faça o café e com o auxílio de uma colher despeje na caneca para não misturar, finalize com a espuma de leite, decore salpicando chocolate em pó. Coloque uma colher na caneca e sirva. Observe que as diferenças de temperaturas, e densidades vai fazer a espuma de leite “chorar” e haverá um efeito bem legal, com 3 camadas distintas, na hora de beber é só misturar com a colher.

Última edição

A Microdestilaria Hof foi um dos destaques em nossa última edição  (páginas 78 e 79). Como a revista online é interativa, confira nas páginas um vídeo especial sobre a empresa. Clique aqui ou na capa abaixo e leia na íntegra nossa edição.

Carta Premium - capa 4a edição

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

18 + 16 =

Exclusividade brasileira premiada nos EUA

Cerveja para paladares exigentes?

Entre as melhores mundiais

Harmoniza com a excelência

Para os melhores empreendimentos

Cachaça paulistana?

Somente nos Melhores Bares

LInha excepcional

Destilado único e especial

Cerveja Premiada para sua Carta?

Requinte, Exclusividade, Alta Qualidade

Referência do Nordeste

Cervejaria de Excelência

Rótulos singulares

Entre os melhores do Brasil!

Nobreza Premiada

Vinhos aprovados por especialistas

Conheça e comprove a excelência

No lista TOP brasileira

Pronta para servir e conquistar

Uma geração de qualidade

Vinhos de primazia

Especialíssima

Padrão de qualidade

Não podem faltar na carta

Produtos mais do que especiais

Do interior paulista

Unicamente brasileira

Câmaras Frias Especiais