Revista Carta Premium

“A carta de sucesso não pode assustar as pessoas. Não pode ter tanta informação técnica nem apenas marcas estranhas. É importante ter equilíbrio”

 Extra!

“A carta de sucesso não pode assustar as pessoas. Não pode ter tanta informação técnica nem apenas marcas estranhas. É importante ter equilíbrio”

“A carta de sucesso não pode assustar as pessoas. Não pode ter tanta informação técnica nem apenas marcas estranhas. É importante ter equilíbrio”
janeiro 20
21:01 2017

Enóloga, pós-graduada em Turismo, proprietária da Vinho e Arte empresa focada em vinhos, viagens e experiências enogastronômicas, Maria Amélia Duarte Flores tem acompanhado de perto as tendências no mercado vinícola brasileiro e também no internacional.

Ela lembra que os consumidores atuais de vinho mudaram bastante: “Hoje buscam preço em loja e supermercados e enóloga Maria Amélia Duartesó pagam valor agregado quando há serviço. Gostam também de vinhos mais leves. Nunca vi um ano que pedissem tanto Pinot Noir!”, comenta, exemplificando algumas mudanças.

Com ampla experiência internacional, através de viagens e visitas pelas principais regiões de vinho no mundo, Maria Amélia ressalta ainda outras observações sobre o mercado profissional. “Vejo uma mentalidade de se abrir para o novo, explorar novas terras, novas variedades. Quebrar paradigmas. Os profissionais estão estudando mais, viajando, indo além do conhecimento de pai para filho, que é importante, mas precisa sempre ser aprimorado. Há inovação nas vinícolas, marketing, aos poucos os produtos se aproximam mais dos anseios do consumidor do que só o sonho do enólogo. Por outro lado os profissionais da área precisam conhecer, não apenas buscar novidades, mas fortalecer as parcerias tradicionais. É importante que as empresas vinícolas também acreditem no aprimoramento e conhecimento destes profissionais”, pontua a enóloga.

Para ela, que também é autora do “Diagnóstico do Enoturismo Brasileiro”, além da pesquisa do Centenário da Degustação - Vinho & ArteVinícola Peterlongo, em empreendimentos como bares, restaurantes e hotéis, uma carta de sucesso não pode assustar as pessoas. “Não pode ter tanta informação técnica, nem apenas marcas estranhas. É importante ter equilíbrio entre coisas que as pessoas conhecem, outras que possam surpreender. Não apavorar em preços. Estamos rumo ao mercado de preços justos, o cliente não quer pagar apenas marca, quer provar vinhos bons, quer beber bem”, explica.

Entre os rótulos experimentados e aprovados pela profissional estão os da Vinícola Campos de Cima. “Gosto muito do Espumante Rosé da Campos de Cima, assim como o próprio Vinho Rosé. São duas dicas preciosas!”, finaliza.

Maria Amélia também atua como palestrante, desde degustações e cursos in company, seja para iniciantes, workshops motivacionais ou para especialistas. Cuida também do Núcleo do Vinho da Fundação Ecarta e é responsável pela marca Villa Matarazzo, os vinhos do cineasta Jayme Monjardim. Contatos: vinhoearte@gmail.com e vinhoearte.blogspot.com.br .

EM TEMPO
Aos interessados em viagens enoturísticas e gastronômicos a Vinho & Arte está com duas ótima programações de evento, uma nacional e outra internacional.

A primeira delas é a Wine Tour Serra Gaúcha com data pré-programada para 11 de fevereiro. O roteiro inclui, além de hospedagem em um charmoso hotel passeio pelo centro histórico de Garibaldi, jantares harmonizados e visita a vinícolas.

A outra tour, programada para o Carnaval, é uma visita à França (Vale do Loire e Bordeaux), entre os dias 23 de fevereiro e  4 de março. O evento está sendo organizado em parceria com a Porto Brasil Viagem e Eventos. Informações: (51) 9331-6098 e camile@portobrasil.com.br .

Viagem enogastronômica - Vinho & Arte


Edição Especial Carta Premiata
A breve entrevista com a ótima enóloga e empreendedora Maria Amélia Duarte fazem parte da edição Carta Premiata que traz todas as bebidas mais premiadas nacional e internacionalmente nos principais concursos e entrevistas com renomados profissionais.

Veja a Edição Online no formato responsivo ou baixe o PDF (formato especial para compartilhamento) neste LINK.

Sobre o Autor

revistacartapremium

revistacartapremium

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

sete + 8 =

Premiada internacional da ‘Capital do Chope’

Deguste o melhor espírito brasileiro

Workshop dia 15, não perca!

Entre as Melhores do Continente

Tradição Italiana, Brasilidade e Excelência

Entre as mais premiadas do Brasil

Especiais para coquetelaria

Cervejaria de Excelência

Entre as melhores mundiais

Espíritos especiais e brasileiros

Primeiro gim brasileiro a ganhar medalha internacional

No top 3 da qualidade

Exclusividade brasileira premiada nos EUA

LInha excepcional

A revelação internacional do ano

Conheça e comprove a excelência

Para os melhores empreendimentos

Destilado único e especial

Cerveja Premiada para sua Carta?

Rótulos singulares

Unicamente brasileira

Entre os melhores do Brasil!

Especialíssima

Nobreza Premiada

Vinhos aprovados por especialistas

No lista TOP brasileira

Pronta para servir e conquistar

Uma geração de qualidade

Vinhos de primazia

Padrão de qualidade

Não podem faltar na carta