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PAPO COM MARCELO COPELLO, ESPECIALISTA EM VINHOS: “Degustamos mais de 800 rótulos brasileiros, todos se surpreendem pois sequer sabiam que existiam tantos. Espumantes já são uma realidade e a tendência é o crescimento da qualidade nos tintos”

PAPO COM MARCELO COPELLO, ESPECIALISTA EM VINHOS: “Degustamos mais de 800 rótulos brasileiros, todos se surpreendem pois sequer sabiam que existiam tantos. Espumantes já são uma realidade e a tendência é o crescimento da qualidade nos tintos”

PAPO COM MARCELO COPELLO, ESPECIALISTA EM VINHOS: “Degustamos mais de 800 rótulos brasileiros, todos se surpreendem pois sequer sabiam que existiam tantos. Espumantes já são uma realidade e a tendência é o crescimento da qualidade nos tintos”
dezembro 28
11:02 2016

Em meio ao lançamento de mais uma importante edição do Anuário Vinhos do Brasil*, já nas bancas e livrarias, conversamos com Marcelo Copello, reconhecido como um dos principais formadores de opinião dessa indústria no País. Com expressiva carreira internacional, Copello tem um olhar importante não só de sommelier mas também de analista de mercado, observador de tendências e de caminhos para melhor qualificação e crescimento. Foi eleito (por votação unânime entre o trade) como “O Mais Influente Jornalista de Vinhos do Brasil” pela revista Meininger ́s Wine Business International, a mais respeitada publicação mundial dedicada aos negócios do vinho, com circulação em 40 países, além de “Personalidade do Vinho 2011″ por votação entre o público e “Personalidade do Vinho 2013″ pelo site Enoeventos. Nosso rápido bate-papo com o especialista rendeu ótimas observações. Veja a seguir:

Revista Carta Premium: Cresceu bem o número de vinhos brasileiros concorrendo e conquistando premiações internacionais. Como o mercado internacional vê o vinho brasileiro? Anuário Vinhos do Brasil
Especialista, jornalista e consultor Marcelo Copello: O trade internacional já conhece e respeita o vinho brasileiro. Mas o grande público mundial ainda não o conhece. Na Grande Prova Vinhos do Brasil temos um júri internacional, e os “gringos” adoram nossos vinhos. A qualidade dos espumantes Brut já é conhecida, e geralmente os jurados se surpreendem com a dos Moscatéis. Na prova deste ano pela primeira vez tivemos uma categoria de suco de uva e os estrangeiros ficaram muito bem impressionados. O resultado desta prova sairá na próxima edição do Anuário Vinhos do Brasil*, que circula em vários países e ajuda muito divulgar o vinho brasileiro no mundo.

Revista C.P.: Como o nosso próprio mercado vê o nosso vinho? Têm notado alguma tendência?
Marcelo Copello: A principal mudança é a percepção do consumidor, que está perdendo o preconceito. Quando falo que na Grande Prova Vinhos do Brasil, da qual sou o presidente do júri, degustamos mais de 800 vinhos brasileiros, todos se surpreendem pois sequer sabiam que existiam tantos no Brasil. Analisando as estatísticas deste concurso, que é o maior do País, ficam claras as tendências. Os espumantes já são uma realidade e a elite (os que recebem mais medalhas) são os espumantes Champenoise, que tiveram 51% de medalhas de ouro. A tendência é o crescimento da qualidade nos tintos. Este ano tivemos pela primeira vez a categoria Tintos Super Premium, na qual tivemos mais de 36 medalhas de ouro!

Revista C.P.: Poderia nos fazer um breve e livre comentário sobre a vinícola Viapiana, como exemplo dessa mudança, seja com a visão de consumidor ou profissional?
Marcelo Copello: A Viapiana é de uma nova geração de empresas e pessoas que estão mudando a cara do vinho brasileiro. É uma boutique de vinhos da alta qualidade, que já ganhou vários prêmios nas 5 edições da Grande Prova Vinhos do Brasil. Na edição deste ano a Viapiana ganhou 3 medalhas de ouro e foi campeã em duas categorias: Marselan (que já havia ganho em edições anteriores) e na mais cobiçada, a de Espumante Brut Champenoise, com o Viapiana 575 dias, desbancando marcas já consagradas.

Marcelo Copello - sommelier e consultorRevista C.P.: E como você vê a profissão de sommelier no Brasil?
Marcelo Copello: Estamos no meio de um processo de modernização da restauração no Brasil. Nas grandes capitais os melhores restaurantes já perceberam que o vinho é responsável por uma fatia importante de seu faturamento e que um sommelier bem treinado dá retorno. O Brasil, no entanto, é grande, e ‘brasilzão’ afora ainda são poucos os restaurantes que tratam bem o vinho. Ainda há muito trabalho a ser feito.

Revista C.P.: Um Comentário final.
Marcelo Copello: Convido todos a visitarem o meu novo site: www.marcelocopello.com . Lancei-o ano passado para comemorar meus 20 anos de carreira e neste pouco tempo a página já foi indicada a prêmios internacionais e já está posicionada entre os sites de vinho com maior audiência no Brasil.

*Nota da Redação: O Anuário Vinhos do Brasil é uma publicação do Grupo BACO em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Traz o resultado da Grande Prova Vinhos do Brasil 2016, avaliação que reuniu 852 amostras de 110 produtores de 8 Estados, com vinhos provados em 27 categorias – o que resultou em 6 medalhas de duplo-ouro, 161 de ouro e 92 de prata. Mais informações no link (http://www.marcelocopello.com/post/anuario-vinhos-do-brasil-2017)

Mais sobre o especialista Marcelo Copello
Publisher do Anuário Vinhos do Brasil (que circula em mais de 100 postos do MRE no mundo – embaixadas e consulados) e curador do Rio Wine and Food Festival e da Revista BACO, Copello é colaborador de diversos veículos de imprensa no Brasil e exterior, por 10 anos colunista do jornal Gazeta Mercantil, autor de 5 livros de sucesso, professor de diversas instituições como a FGV, apresentador de rádio e TV, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 (Paris), indicado duas vezes ao prêmio Jabuti (o maior prêmio da literatura brasileira), jurado em dezenas de concursos internacionais de vinho mundo afora, como o International Wine Challenge (Londres) e um dos palestrante mais requisitados por todo o País.  Em 2015, comemorou 20 anos de carreira profissional no vinho. Copello, como faz questão de mencionar, é TOTALMENTE ISENTO, não mantendo nenhum tipo de relação comercial com importadoras, vinícolas, restaurantes, lojas ou quaisquer empresas que comercializem vinho. Contatos: mc@marcelocopello.com e informações em www.marcelocopello.com .

Dica Carta Premium
No novo site do profissional, além de vídeos de entrevistas realizadas por Copello com personalidades do segmento, há a possibilidade de compra de livros e um blog com notícias e atualizações do mercado. Apreciem sem moderação!

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