Revista Carta Premium

DE OLHO NAS NOVIDADES CERVEJEIRAS: uma comemorativa com 7 lúpulos na receita, outra com lichia, uvaia e hortelã, tendências de brut IPAs, e se preferir que tal um lançamento com levedura de saquê?

 Extra!

DE OLHO NAS NOVIDADES CERVEJEIRAS: uma comemorativa com 7 lúpulos na receita, outra com lichia, uvaia e hortelã, tendências de brut IPAs, e se preferir que tal um lançamento com levedura de saquê?

DE OLHO NAS NOVIDADES CERVEJEIRAS: uma comemorativa com 7 lúpulos na receita,  outra com lichia, uvaia e hortelã, tendências de brut IPAs, e se preferir que tal um lançamento com levedura de saquê?
março 06
17:16 2019

Triade Sour Leuven2019 ainda não chegou ao fim do primeiro trimestre, mas excelentes novidades cervejeiras não faltam para conhecer  e brindar a ótima e contínua expansão desse mercado e, claro, para escolher a que melhor se encaixa na carta dos  principais empreendimentos gastronômicos do País.  Nós fizemos  a seguir uma relação de algumas dessas ótimas novidades, muitas  das quais acompanhamos bem de perto o  lançamento e degustamos em primeira mão.

Leuven: a cervejaria, que tem sede em  Piracicaba, no interior paulista,  apresentou na semana passada a sua Triad  Sour, uma Catharina Sour com adição de  lichia, uvaia e hortelã. Nós acompanhamos  o lançamento oficial aqui na capital  paulista, realizado na Choperia São Paulo.  Na degustação, as frutas são bem  presentes no aroma e no paladar, que também traz um equilíbrio do corpo leve e  o toque refrescante da hortelã. Tem  apenas 4,5% de teor alcoólico e está  disponível em latas de 473 ml. Foi um  lançamento simultâneo em cerca de 20  bares. No finalzinho do ano passado a  empresa já havia destacado outra ótima novidade que foi o relançamento da sua Leuven Tree of Life Sour, uma Catharina  Sour com 6 frutas vermelhas (amora, amora  silvestre, pitaya, cereja do rio grande,  jabuticaba e framboesa). Veja mais sobre no Facebook da empresa:   https://www.facebook.com/pg/cervejaleuven .

Bragantina Brassagem ColaborativaBragantina: essa dica na verdade é um pré-lançamento (pelo menos até o momento de publicação dessa reportagem). A cervejaria participa de uma corrente do bem formada por diversas empresas para apoiar instituições que acolhem e cuidam de animais. E lançará de forma colaborativa a Manchinha Doce de Leite Stout, uma cerveja colaborativa entre com a Cervejaria Belle Beer e DonAna, que além de homenagear a cadelinha vai arrecadar fundos para a instituição Faros D´Ajuda. A receita foi inspirada na criação dos cervejeiros caseiros Gui Cotô (Belle Beer) e Fernandão (DonAna). O evento vai contar também com a participação das cervejeiras Marília Uliana, Carla Fung e Laís Farias que irão produzir a versão caseira desta mesma receita no dia.

Hausen Bier: a empresa, também do  interior paulista, com sede em Araras,  apresentou na semana passada a sua APA 7  Lúpulos, criada para homenagear os sete anos de existência da empresa, uma  cerveja que tem como base a American Pale  Ale. Feita com essa combinação especial  de sete lúpulos americanos (Apollo,  Cascade, Centennial, Columbus, Chinook,  Citra e Simcoe), ela traz notas cítricas,  florais e de frutas vermelhas. Com 5% de  teor alcoólico, apresenta amargor de 40  IBU. Carpaccios, chouriço e até pizza de  calabresa estão entre os pratos que caem  muito bem com essa cerveja. Embora essa cerveja tenha sido produzida  em lote limitado a dois mil litros para a  comemoração, é bem possível que este  rótulo deva entrar para o portfólio  permanente da cervejaria, tanto em chope  quanto em garrafas de 500 ml. Mais informações:  https://www.facebook.com/pg/hausenbier .

Hausen Bier

Alright Brewing: a empresa, de Curitiba  PR, lançou a sua REDSky Red IPA que, além  de bem lupulada, apresenta notas maltadas  complexas. A cervejaria conta com um bar  e beer garden especial para degustação de  seus produtos. Confira mais informações  no site https://alrightbeer.com .

Blondine BiruBlondine: ainda percorrendo as terras  paulistas, conhecemos nos últimos dias um  lançamento especial da Cervejaria  Blondine, a Biru considerada a primeira  cerveja no estilo Japonese Sake Yeast ou  Ginjo Beer do Brasil. Criada para  homenagear a cultura japonesa, essa  cerveja contém malte de cevada, arroz,  levedura de saquê e lúpulo japonês.  Mas não foi a única novidade apresentada  nas últimas semanas pela empresa:
– Blondine Trends Dubbel: com maltes  belgas, levedura trapista, adição de  açúcar de côco e maturação com chips de  carvalho embebidos ao rum.
–  Blondine Trends NE IPA: levedura  Vermont, tradicional do estilo e lúpulos  Citra e El Dorado, com aromas de frutas  cítricas e tropicais, predominantemente  abacaxi, casca de laranja e manga.
– Blondine Trends Sour IPA: com um toque  de Carvalho Francês e lúpulo Falconer´s  Flight, resultando em uma mistura  surpreendente de estilos e sabores;
– Blondine Trends German Hefe Weiss: com  processo de fermentação em tanque aberto,  como tradicionalmente feito na Alemanha.
Confira mais destaques na página da  empresa no Facebookhttps://www.facebook.com/blondine.oficial  .

Cervejaria Augustinus: a cervejaria  paulistana apresentou em março a sua na  Ka’Kau, uma Russian Imperial Stout  inspirada no chocolate que recebeu doses  generosas de cacau in natura e baunilha.   De corpo macio, tem ressaltadas e  intensas notas de baunilha e chocolate  amargo (provenientes dos nibs de cacau)  que podem ser notadas tanto no aroma e no  paladar. Mais sobre a empresa na página:  https://www.facebook.com/CervejariaAugustinus/ .

Synergy TsarSynergy: em parceria com a cervejaria  portuguesa Mean Sardine, lançou a TSAR,  uma Double New England com 9% abv e 70  IBU. Essa Hazy Double IPA, extremament  lupulada, remete no nome à Tsar, bomba  atômica mais potente já construída pelo homem. Isto porque traz grande potência de aromas e  sabores lupulados. O produto está  disponível em latinhas especiais de nas  latinhas especiais de 250 ml. A empresa é  a única cervejaria no Brasil utilizando  este formato e apresentando assim suas  parcerias em rótulos colaborativos. O  teor alcoólico da Tsar é de 9%. Veja  maios sobre a empresa e suas novidades no  Facebook:  https://www.facebook.com/pg/synergybeer .

Molinarius: apresentou tanto em versões de  chope quanto em latas de 473 ml a  Molinarius EAP Overcitra, uma American  IPA, bem aveludada, com 6,3% ABV, 36 IBU  e 25 gramas de Citra por litro. Essa  cerveja foi criada em comemoração aos 1  anos de aniversário do Empório Alto dos  Pinheiros (EAP), referência no mercado de  cervejas artesanais na capital paulista. Mais recentemente a empresa também  apresentou a Molinarius Hoppiness #4.0,  uma American IPA com perfil de West  Coast, 6% de teor alcoólico e 60 IBU.  Veja mais informações na página da  empresa no  https://www.facebook.com/pg/cervejariamolinarius

Satirus: outra cervejaria paulistana, a Satirus apresentou no mês passado a sua Session IPA, uma cerveja bem leve e  refrescante, que entra para a família de  rótulos fixos, fazendo companhia às Blonde Ale, Stout e IPA. Informações:  https://www.facebook.com/satirus.brewery  .

Cerveja da 5Elementos5Elementos: a cervejaria cearense  apresentou no finalzinho do ano passado,  a DoppelBode, criação conjunta com a  cervejaria Luzterr, de Fortaleza, CE.  Extremamente maltada e caramelizada, ela  traz também muito da identidade local  nordestina: notas de melaço de caju. No comecinho deste ano a empresa mostrou  a Rocambole Não É Bolo de Rolo, uma RIS  com adição de goiaba, lactose e baunilha  feita de forma colaborativa com as  cervejarias Estrada (PE) e Urbana (SP).  Mais informações:  https://www.facebook.com/pg/5elementoscervejaria .

Al Fero Birrifício:  a cervejaria, de Nova Trento, SC, lançou em fevereiro a “Mèrica  1875″, uma cerveja feita em homenagem aos  bravos imigrantes tiroleses e italianos,  que migraram para o País no final do  século XIX e início do século XX. É uma  APA com 35 IBU e 5% de teor alcoólico.  Acompanhe outras novidades no facebook da  empresa:  https://www.facebook.com/pg/alferobirrificio .

Fürst: no finalzinho do ano passado a empresa mineira lançou a sua Brut IPA, com 6,2% de teor acoólico, que combina muito bem com carnes leves, frutos do mar e sobremesas. Mais detalhes em https://www.facebook.com/pg/FurstBier .

Daoravida: entre as novidades apresentadas  pela empresa está a Maria Bonita, uma Brut IPA com acerola, feita em parceria  com o Birrificio Busa dei Briganti, da Itália. Ela traz na receita cominhos de milho e arroz, lupulagem de Citra e Dry  Hopping de Mosaico. Leva 30 g de acerola  por litro.  Com IBU 27 e 7,5% de teor  alcoólico, ela se destaca também pelo resíduo zero de açúcar e por ser  extremamente aromática e saborosa. Mais  informações:  https://www.facebook.com/pg/cervejasdaoravida/ .

Daoravida Maria Bonita Brut IPA

Prussia Bier: falando de Brut IPA, e de lançamentos mineiros, essa também foi a aposta da Prússia. Elaborada com a colaboração com o cervejeiro Jonas Geiss, da Acerva de São Paulo, é extremamente refrescante, com corpo leve e borbulhas que lembram um espumante. Apresenta intenso aroma de frutas cítricas, com destaque para maracujá e abacaxi e também uva cabernet. O teor alcoólico é de 7,1% e 23 de IBU. Outras informações: https://www.facebook.com/prussiabier/ .

Dama Bier SurfDama Bier: a empresa lançou uma Triple  IPA, a Dama Surf, o primeiro dos quatro  rótulos da sua Adventure Series. Turva e  de coloração dourada, essa potente  cerveja apresenta todas as formas  possíveis de como o lúpulo pode  surpreender. No paladar remete aos  sabores de frutas amarelas e um amargor  flat de seus 40 IBUs. Na receita  acompanha uma mistura de trigo, cevada e  aveia. Com teor alcoólico de 9,5%, traz  uma leve sensação picante. Mais  informações:  https://www.facebook.com/pg/damabier .

Way Beer: finaliza a nossa lista de lançamentos, e de Bruts, a recém-lançada Sparkling Dry IPA. Disponível em latas de 473 ml, tem algumas propriedades similares a espumantes.É uma cerveja seca e leve e também não tem açúcar residual, o que deixa a bebida com pouco corpo. Com 7,6% de teor alcoólico, apresenta IBU de 25,4. Mais informações: https://www.facebook.com/waybeer .

 

Workshop Com Degustação de Cervejas e Bebidas Premiadas, Dia 11/03!

workshop_marcoNa próxima segunda, dia 11 de março, na capital paulista a revista Carta Premium e a Prodrinks Cursos e Consultoria promovem mais um workshop especial com três palestrantes renomados, sendo um especialista em cerveja, um especialista  em vinhos e um especialista em drinques com destilados, evento no qual serão degustadas algumas das bebidas finas brasileiras com mais premiações nacionais  e internacionais.

Voltado para profissionais de  gastronomia, bar, hotel e restaurante, e  que apresentará e promoverá a degustação  dessas bebidas brasileiras que vêm  conquistando o mundo, trará entre as bebidas que serão degustadas a Cervejaria Germânia , que faturou  3 Medalhas Internacionais , respectivamente com seus rótulos  Amazônia, Black e IPA no ano passado, e a Cervejaria Bragantina   que faturou mais uma medalha de Ouro internacional com seu rótulo Brown Ale , no  South Beer Cup.

O workshop terá a presença do especialista em cervejas especiais, professor e diretor da Bräu Akademie, Matheus Aredes, e de palestrantes profissionais premiados: Gabriel Raele, eleito o “Melhor Sommelier de Vinhos 2018″ pela Associação Brasileira de Sommeliers; e também Ricardo Basseto, mixologista que ano passado venceu a etapa brasileira do Tennessee Calling, concurso de drinques da Jack Daniels.

Já fez sua inscrição para o evento? Vagas se esgotando!

Veja mais no workshop “Bebidas Brasileiras Premiadas: Compartilhando Experiências“, link https://www.facebook.com/events/2273588572653427/ .

ÚLTIMA EDIÇÃO: ONLINE

Capa Oitava Edicao

ÚLTIMA EDIÇÃO EDIÇÃO PARA DOWNLOAD

Capa Oitava Edicao

EDIÇÃO ANTERIOR

Capa Sétima Edição

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

nove + cinco =

Tradição e Excelência em Destilados

Acesse na íntegra nossa última edição!

Entre as mais premiadas no mundo

De renome internacional

Na mais alta patente da qualidade

Premiada no Oscar da Cerveja Mundial

Impossível não ter na sua carta

Opção de excelência

Paulista multipremiada

Premiada cervejaria paulista

Pureza e suavidade desde 1932

Gim brasileiro de destaque mundial

Excelência do terroir gaúcho

Muita brasilidade, tradição e qualidade

Destilado Premiado e Cervejas Especiais

Entre as melhores cervejas brasileiras

Um toque a mais de excelência

Entre as mais premiadas do País

Maior encontro do destilado fino nacional

Maior evento de drinques do mundo em SP

O verdadeiro destilado ancestral brasileiro

Premiada na China, na Polônia …

Entre os melhores destilados do mundo

Companheira de todos os momentos

Simplesmente no topo das avaliações

Cerveja Brasileira Conquistando o Mundo

Linha excepcional

Espíritos especiais e brasileiros