Revista Carta Premium

AINDA NÃO VIU, OU MELHOR, NÃO DEGUSTOU, NÃO SERVIU? Acompanhamos diversas novidades cervejeiras nas últimas semanas *

AINDA NÃO VIU, OU MELHOR, NÃO DEGUSTOU, NÃO SERVIU? Acompanhamos diversas novidades cervejeiras nas últimas semanas *

AINDA NÃO VIU, OU MELHOR, NÃO DEGUSTOU, NÃO SERVIU? Acompanhamos diversas novidades cervejeiras nas últimas semanas *
julho 27
11:59 2018

Os apreciadores de cerveja e os empreendimentos que apostam na bebida como estrela de sua carta sabem que a experiência diferenciada conta muito para ampliar todas as sensações. E que tal todo um clima de máfia para degustar uma novidade?

Lançamento Mafiosa Leave The GunNa semana passada, a cervejaria Mafiosa apresentou oficialmente, em evento exclusivo para a imprensa e convidados especiais, a sua nova Russian Imperial Stout, a Leave the Gun, Take the Cannoli. A cerveja foi batizada em homenagem à emblemática frase do filme O Poderoso Chefão (1972), dita pelo capanga Clemenza, após executar Paulie, o traidor.  Premiada em 2018 com medalhas de Bronze e Ouro no Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau, respectivamente com os rótulos A Noiva (American Wheat com lúpulos aromáticos americanos e adição de flor de sal) e Lawless Pre-Prohibition Porter (com notas de chocolate, caramelo e adição de flocos de milho), a cervejaria explorou todo esse universo da experiência diferenciada, desde o escolhido para nova cerveja, inspirado em uma obra-prima cinematográfica, até na preparação da avant-première da novidade.

Para obter acesso ao evento, realizado no bar The Lab, um speakeasy da capital paulista (típico bar secreto da época da Lei Seca americana, controlada pela máfia italiana) todos os convidados receberam uma senha pessoal exclusiva. Ao chegar no discreto local, escondido em uma tranquila rua do bairro das Perdizes,  a recepção foi feita pela equipe da cervejaria, do bar e assessoria de imprensa, que nos direcionaram ao salão onde Guilherme Matheus, sócio fundador e cervejeiro da Mafiosa, conduziu uma degustação com três rótulos da marca.

Leave The Gun, Take The Cannoli

Iniciamos com a Lawless Pre-Prohibition Lager, uma German Pils com adição de flocos de milho, inspirada pelas cervejas produzidas pelos imigrantes alemães nos Estados Unidos antes da Lei Seca. Nesta época descobriu-se que incluir adjuntos na produção de lagers barateava o custo de produção, mantendo-se a extração de todas as proteínas e açúcares necessários para o procedimento de fermentação. “Está havendo um retorno do consumo de lagers e podemos ver os beer geeks procurando cada vez mais este estilo, o que aumenta muito a demanda de produção de produtos de qualidade neste segmento”, destaca Guilherme.

Queijo Tulha Fazenda AtalaiaSeguimos com a Dondrino, uma East Coast IPA com sabores resinosos e frutados que remetem a manga e mamão que foi o primeiro rótulo comercial a ser desenvolvido pelos empresa. A cerveja possui 52 IBUs e cinco lúpulos em sua composição: Columbus, Cascade, Mosaic, Summit e Centennial. Por fim, Guilherme apresentou o esperado lançamento: a Leave the Gun, Take the Cannoli, uma Russian Imperial Stout.com 11% de teor alcoólico e corpo baixo. Foi desenvolvida com base nos ingredientes e sabores da sobremesa italiana cannoli, levando cacau, baunilha, casca de laranja e, claro, pistache no processo de maturação. A casca de laranja pode ser notada com grande intensidade nos aromas, seguida por pistache, em segundo plano. No paladar, notas intensas de cacau, casca de laranja e um leve torrado proveniente dos maltes utilizados.

Todas as cervejas foram harmonizadas com o premiado queijo Tulha da Fazenda Atalaia e pães com figada, tradicional geleia à base de figos de Valinhos, fruta símbolo da cidade sede da cervejaria.

Inverno aquecido com muitos lançamentos

Nessas duas últimas semanas, além do lançamento da mafiosa, conhecemos muitas outras novidades do mercado:

–  Vinho ou cerveja? Cervejaria Infected Brewing, caracterizada pela criatividade do cervejeiro João Paulo Nascimento na combinação de leveduras, a empresa apresentou a Dark Enemy, uma Belgian Dark Strong Ale com 10% de teor alcoólico e fermentada com Brettanomyces. Essa cerveja possui notas provenientes da fermentação que remetem a vinho, ameixa seca e baixa acidez.

- Importadas: A distribuidora GET Cervejas Especiais apresentou três lançamentos da cervejaria norte-americana Shipyard.  Uma Lançamentos Shipyard Get Cervejasdelas é a nova receita da Shipyard Prelude,  que não passa por processo de envelhecimento em barricas, uma English Old Ale com 6,7% de teor alcoólico. Com notas de caramelo, alcaçuz, fruta passa e sabor de biscoito no retrogosto, essa cerveja é elaborada com os lúpulos Cascade, Tettnang, Fuggles e Goldings. As outras novidades são  Shipyard/Ringwood Brewing, com 5,6% teor alcoólico, uma English Bitter clássica com lúpulos ingleses, seca, herbal e condimentada, características do tradicional estilo; e a Shipyard Nightwind, uma American Winter Ale com 5,8% de teor alcoólico, que possui notas de chocolate, candy sugar e  torrado perceptível, elaborada com mix de lúpulos americanos e ingleses. Ela apresenta final seco e residual de chocolate amargo.

 

- Cerveja com destilado artesanal americano? As cervejarias Heroica, Bastards e Juan Caloto lançaram, no Dum Day 2018 (cobertura completa na reportagem da próxima semana), sua nova colaborativa, a Adiós Mr. American Pie, uma sour ale com adição de Moonshine, destilado artesanal tradicional dos EUA feito à base de maçã e especiarias.  Além disso, leva maçã caramelizada, café especial do Franck’s Ultra Coffee, maturado em barril de Bourbon. Com 5,5% de teor alcoólico, tem baixo amargor e corpo leve.

- Estreia: a cervejaria cigana paulista Minimal estreou oficialmente no mercado, e com dois rótulos. Uma nova Cervejaria Minimalversão da premiada Bazooka, desenvolvida há alguns anos atrás em parceria com a Cervejaria Dádiva, e a primeira Catharina Sour paulista, com adição de caju.

- Parabéns: para comemorar seus dois anos de existência, a cervejaria Everbrew , de Santos, SP, desenvolveu a Evermex  uma Mexican Imperial Stout, cerveja escura com adição de pimenta habanero, canela, café e baunilha, com 11% de teor alcoólico. A festa de aniversário da empresa será nesse próximo sábado, dia 28. Veja o evento no link https://www.facebook.com/events/2147938295486859/

 – Aposta nas madeiras: a cervejaria mineira ZalaZ também tem duas novidades. A Ybyrá Iandé , uma sour barrel aged resultante do blend de cervejas escuras envelhecidas em barris de madeira por períodos distintos de tempo.Com notas de café, cacau e tabaco e 8,9% de teor alcoólico e a Carvalho e Café, uma coffee Porter com chips de carvalho, café e 7% de teor alcoólico.

Novos caminhos?

Os lançamentos deste inverno demonstraram uma mudança na demanda de produção e do perfil de consumo de cervejas nesta sazonalidade. Ao contrário do mesmo período de 2017, caracterizado por um boom de Russian Imperial Stouts altamente alcoólicas com corpo denso e licoroso, as cervejarias estão apostando em RIS com corpo mais baixo. O exemplo é da própria Leave the Gun Take The Cannoli, que possui uma textura que se assemelha a um brandy, e pode ser harmonizada com um charuto.

Old-Boys

Já as Sour Ales, especialmente as escuras e envelhecidas em barricas de madeira, mostram que nem sempre o estilo pede um produto leve, refrescante e de baixo teor alcoólico; além de um forte retorno de strong ales belgas e bitters inglesas, trazendo características mais maltadas, com corpo médio, dulçor presente, com notas adocidadas de caramelo, mel, chocolate e tosta de biscoito e casca de pão.

Juliana Almeida Colunista de Cervejas* Por Juliana Almeida:  publicitária, apaixonada por cervejas artesanais e bebidas especiais, sommelier de cervejas em formação, ex-colunista do blog Ladies Bier. Juliana agora faz parte do time de especialistas da Carta Premium e acompanha as principais novidades do mercado para apresentar semanalmente as melhores opções para o segmento profissional. Novidades podem ser enviadas para o e-mail: juliana@revistacartapremium.com.br

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

dois × três =

Em sinergia com a qualidade e inovação

Cerveja com Classe

Sabores Inigualáveis

Única em todos os sentidos

Colecionadora de Medalhas

Cachaça de Terroir

Alto padrão de qualidade

O prazer da descoberta

Linha excepcional

Na lista top brasileira e mundial

Espíritos especiais e brasileiros

Cervejas Especiais

Tradição e uma história nobre

Sabor que conquista

Nobreza Premiada

No lista TOP brasileira

Entre as Melhores do Continente

Entre as mais premiadas em 2018

Tradição Italiana, Brasilidade e Excelência

Cerveja padrão de excelência

Premiada internacional da ‘Capital do Chope’

Deguste o melhor espírito brasileiro

Especiais para coquetelaria

Entre as melhores mundiais

Primeiro brasileiro com medalha internacional

Cachaça Artesanal Mineira

No top 3 da qualidade

Exclusividade brasileira premiada nos EUA

Cerveja Premiada para sua Carta?

Excelência em destilados premiados

Uma geração de qualidade

A revelação internacional do ano