Revista Carta Premium

ELES, OS TOPS, COM EXCLUSIVIDADE NOSSA, É CLARO: fizemos uma lista de entrevistas especiais com alguns dos maiores especialistas e profissionais premiados nos últimos 12 meses. Confira!

 Extra!

ELES, OS TOPS, COM EXCLUSIVIDADE NOSSA, É CLARO: fizemos uma lista de entrevistas especiais com alguns dos maiores especialistas e profissionais premiados nos últimos 12 meses. Confira!

ELES, OS TOPS, COM EXCLUSIVIDADE NOSSA, É CLARO: fizemos uma lista de entrevistas especiais com alguns dos maiores especialistas e profissionais premiados nos últimos 12 meses. Confira!
fevereiro 26
22:53 2019

Para entender do mercado, nada melhor que ter um raio X dele feito por alguns dos principais especialistas. E foram a visão, a opinião e dicas deles que trouxemos nos últimos meses em entrevistas exclusivíssimas sobre o setor de bebidas finas e artesanais. Bartenders vencedores dos maiores e mais tradicionais concursos, sommeliers e chefs premiados, especialistas, mestre e doutores na área trouxeram dicas excepcionais sobre tendências, indicações de rótulos imperdíveis e de como aprimorar uma carta e aproveitar as novas demandas do segmento.

Capa Sétima EdiçãoAliás, alguns destes profissionais têm sido nossos palestrantes convidados para os workshops que estamos promovendo em parceria com a Prodrinks Cursos e Consultoria. E no dia 11 de março, por exemplo, teremos mais uma edição, trazendo como palestrantes três profissionais premiados: Gabriel Raele, eleito o “Melhor Sommelier de Vinhos 2018″ pela Associação Brasileira de Sommeliers; e também Ricardo Basseto, mixologista que ano passado venceu a etapa brasileira do Tennessee Calling, concurso de drinques da Jack Daniels.

Já fez sua inscrição para o evento? Vagas se esgotando!

Veja mais no workshop “Bebidas Brasileiras Premiadas: Compartilhando Experiências“, link https://www.facebook.com/events/2273588572653427/ .

Dica data, confira a seguir nossa lista especial de entrevistados que foram destaques das últimas edições da Carta Premium e trouxeram apontamentos, dicas e indicaram tendências que realmente você precisa conhecer. Veja também o link para acessar na íntegra cada uma das entrevistas e reportagens:

Bartender Tom OliveiraBartender Tom Oliveira: o drink Occho Maneras criado pelo profissional, destaque de capa de nossa última edição publicada em janeiro, acaba de ganhar a etapa brasileira do Barcardí Legacy e vai representar o Brasil na final mundial na Holanda.  Na entrevista exclusiva que fizemos com o Tom, antes mesmo de ele ser agraciado com o prêmio de primeiro lugar no concurso, o profissional destacou a importância da interação entre os bartenders nacionais e internacionais e trouxe dicas de coquetéis leves para essa alta temporada.

“A coquetelaria brasileira já anda a passos largos comparado com o tempo em que comecei. As redes sociais e a troca de informações entre os profissionais daqui e do exterior têm ajudado bastante para essa polarização. Os workshops e campeonatos também ajudaram bastante para que o profissional atrás do bar pudesse buscar mais informações para assim, se aperfeiçoar e se colocar de maneira mais eficaz frente o mercado (…). Minhas dicas para a temporada é: seja verdadeiro com você mesmo, seus clientes, o universo que te cerca e inspira (…). Coquetéis de baixo teor alcoólico, com notas florais e frutadas enaltecem a experiência, tanto para o consumidor habitual quanto para quem está começando a se aventurar no universo dos coquetéis. Dicas de coquetéis leves com refeições também leves facilitam bastante na hora de proporcionar uma experiência gustativa completa”.

Confira AQUI a entrevista completa ou no link: https://www.yumpu.com/pt/document/read/62356403/revista-carta-premium-oitava-edicao/82

Che Pier Paolo Foto: Tadeu Brunel (www.tbfoto.com.br)Chef Pier Paolo: responsável pelo restaurante Picchi, na capital paulista, empreendimento que recebeu Estrelas em 2018 no famoso Guia Michelin, Pier lembrou em reportagem em nossa sétima edição que um dos grandes trunfos de um restaurante de sucesso é a fidelidade no atendimento às demandas dos clientes.

“Nosso compromisso é agradar aos nossos clientes. Os prêmios são um reconhecimento disso. É preciso pensar na alimentação como um todo e a harmonização tem um papel essencial para compor esse conjunto. O público está cada vez mais informado e exigente. A presença no Michelin 2018 é reconhecimento de um trabalho consistente que exige evolução e criação. Uma identidade que demonstra amadurecimento com processos químicos e físicos da culinária envolvido em transformações dos ingredientes apresentados com nobreza e respeito aos alimentos”.

Veja AQUI a reportagem completa ou no link: https://www.yumpu.com/pt/document/read/62234874/revista-carta-premium-7a-edicao/4

Bartender Stephanie Marinkovic: chefe de bar e co-proprietária do Espaço 13, na capital paulista, Stephanie foi a Stephanie vencedora Jameson Bartenders Ballcampeã brasileira em 2018 do Jameson Bartenders Ball. Ela tem promovido diversas palestras sob o tema de coquetelaria, além de workshops ajudando a disseminar toda uma cultura de profissionalização na área. Para dia 12/03, por exemplo, ela fará um workshop especial sobre guarnição: https://www.facebook.com/stephmarinkovic .

“Se você investir no seu profissional, estará dando liberdade a ele saber o que faz, de informar bem o cliente, e proporcionar uma experiência única. Muito melhor uma casa investir em um bartender do que trocar a cada 6 meses. Invista nesse profissional sempre (…). Hoje as pessoas saem de casa em busca de experiências, não só de dum bom coquetel. Eles querem histórias! (…) Todos os meus coquetéis têm um pouco de amor, de zelo, de capricho. Eu amo muito o que eu faço, meus clientes falam que isso é visível em cada gesto. O mais importante é gostar do que se faz, o resto vem naturalmente. Mas eu acredito que o grande diferencial meu são os pequenos detalhes, tudo é pensado, eu sempre tenho resposta pra tudo. Nada é vazio. Mais do que ser gostoso, tem de ter um porquê. ”

Veja a entrevista completa AQUI ou no link: https://www.yumpu.com/pt/document/read/62234874/revista-carta-premium-7a-edicao/10

Professora Doutora Alibe Bortoletto: considerada uma das maiores especialistas em bebidas finas do País, Aline Bortoletto - Esalq-USPAline é mestre e doutora pela USP em Qualidade de Bebidas, atualmente pesquisadora do Laboratório de Tecnologia e Qualidade de Bebidas da Esalq.

“A gente vê na cachaça, por exemplo, que há uma forte tendência que começou há seis ou sete anos atrás das opções premium entrarem no mercado com mais força, com produtos mais inovadores . (…) Temos cachaças tão boas quanto bons uísques e conhaques importados. O gim também segue nessa linha.Tem muitos gins brasileiros que realmente são bons, alguns que ainda não, porém estão começando a se modificar e melhorar a receita. (…) Tem muitos produtos sendo exportados em grande quantidade, então melhoramos sim nos últimos seis, sete anos. (…) São os profissionais que têm essa missão de também informar sobre a história de um produto, de como ele é feito, enfim, uma missão de disseminar essa cultura de uma bebida brasileira de qualidade. ”

Entrevista completíssima AQUI ou  no link: https://www.yumpu.com/pt/document/read/62234874/revista-carta-premium-7a-edicao/85 .

Consultor Cauré Barbosa Portugal, doutor em Enologia pela Universidade de  La Rioja, Espanha: diretor Cauré Barbosa Portugalexecutivo da Smart Yeast, Cauré especialista é também um entusiasta pelo mercado de destilados e fermentados brasileiro.

“A meu ver, nos últimos anos experimentamos uma notável decolagem e amadurecimento no mercado de bebidas finas no Brasil (…). De uma forma geral, essa mudança no cenário brasileiro vem gerando um público cada vez mais informado e ávido por novidades, e creio que isto tem impulsionado produtores a se reinventarem constantemente e em um ritmo acelerado. Nesse contexto, a cachaça revela-se como um fantástico estudo de caso (…). No caso dos vinhos e – ainda mais evidente – da cachaça, ainda há muito por explorar quanto aos aspectos regionais (…). Geografia é sabor e a qualidade peculiar dessas bebidas deveria ser melhor explorada quanto ao caráter de seu local de proveniência e marcada pelas influências de seu território.”

Entrevista completa AQUI ou no link: https://www.yumpu.com/pt/document/read/62234874/revista-carta-premium-7a-edicao/140 .

Diego Arrebola - Campeão Sommelier de Vinhos 201832443721_180622379428079_9054996442539622400_nSommelier de vinhos Diego Arrebola: vencedor do X Concurso Brasileiro de Sommeliers, entre os tops 10 no Concurso Pan-Americano em 2018, consultor da EntreCopos, Diego pontuou a importância dos profissionais de bar e restaurante ampliarem sua visão de mercado.

“É fundamental entender a demanda e necessidade do público e formatar uma seleção de bebidas que seja comercial. Sempre é interessante oferecer bebidas, em especial vinhos, diferenciadas, fora da caixa, mas é importante entender se haverá interesse do público, e se haverá uma força de venda capaz e apresentar e explicar estes produtos. Isto posto, é imprescindível ser criativo, não ficando restrito apenas às marcas amplamente conhecidas, mas oferecendo alternativas; temos um papel também na educação do consumidor, pois melhores consumidores são melhores compradores e enriquecem o mercado com um todo. Não alcançaremos isso oferecendo, sempre, mais do mesmo”.

Entrevista na íntegra AQUI ou no link: https://www.yumpu.com/pt/document/read/62234874/revista-carta-premium-7a-edicao/144

Paulo Limarque Vice Campeão 2018 SommelierSommelier de vinhos Paulo Limarque: vice-campeão do X Concurso Brasileiro de Sommeliers, 12o. Lugar no Pan-americano, Paulo fez um check-list do que não esquecer para avaliar a entrada ou não de uma bebida na carta:
1. custo-benefício;
2. pensar no que se tem no cardápio;
3. diversidade;
4.focar na bebida do tipo da sua culinária. Exemplo, culinária italiana, vinhos italianos em maior evidência.
5. acompanhar um pouco das estações do ano;
6. rótulos conhecidos em meio a rótulos novos;
7. fazer uma carta que o restaurante comporte;
9. sair da mesmie sem constranger o cliente; onde só você saiba tudo que tem na carta;
10. Você faz a carta para o cliente e não para você.

Leia a entrevista AQUI ou pelo link: https://www.yumpu.com/pt/document/read/62234874/revista-carta-premium-7a-edicao/148

 

 

ÚLTIMA EDIÇÃO: ONLINE

Capa Oitava Edicao

ÚLTIMA EDIÇÃO EDIÇÃO PARA DOWNLOAD

Capa Oitava Edicao

EDIÇÃO ANTERIOR

Capa Sétima Edição

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

cinco − 1 =

Tradição e qualidade centenários

Ícone: Antonio Benedetti Extra Premium

Novidade de destaque

Entre os melhores destilados mundiais

Do terroir paranaense

Acesse na íntegra nossa última edição!

Tradição e Excelência em Destilados

Entre as mais premiadas no mundo

De renome internacional

Na mais alta patente da qualidade

Premiada no Oscar da Cerveja Mundial

Impossível não ter na sua carta

Opção de excelência

Paulista multipremiada

Premiada cervejaria paulista

Pureza e suavidade desde 1932

Gim brasileiro de destaque mundial

Excelência do terroir gaúcho

Muita brasilidade, tradição e qualidade

Destilado Premiado e Cervejas Especiais

Entre as melhores cervejas brasileiras

Um toque a mais de excelência

Entre as mais premiadas do País

O verdadeiro destilado ancestral brasileiro

Premiada na China, na Polônia …

Entre os melhores destilados do mundo

Cerveja Brasileira Conquistando o Mundo