Revista Carta Premium

“Apostar nos produtos brasileiros é a sacada mais genial que se pode ter. Explorar o que temos em abundância também confere autenticidade”. Em entrevista, Jéssica Sanchez, gestora de bares no Grupo Vogue Square, consultora, e mixologista no Hotel Tivoli Mofarrej

“Apostar nos produtos brasileiros é a sacada mais genial que se pode ter. Explorar o que temos em abundância também confere autenticidade”. Em entrevista, Jéssica Sanchez, gestora de bares no Grupo Vogue Square, consultora, e mixologista no Hotel Tivoli Mofarrej

“Apostar nos produtos brasileiros é a sacada mais genial que se pode ter. Explorar o que temos em abundância também confere autenticidade”. Em entrevista, Jéssica Sanchez, gestora de bares no Grupo Vogue Square, consultora, e mixologista no Hotel Tivoli Mofarrej
abril 04
19:18 2017

Em meio à mudança de estação, novas bebidas nacionais se destacando no mercado, tendências em mixologia e no consumo, e em um momento em que bares e restaurantes precisam ser ainda mais criativos e ter um cuidado ainda mais especial quanto à qualidade do serviço que oferecem, conversamos com a atenciosíssima Jéssica Sanchez, profissional de referência na área de bares, que tem no currículo empreendimentos como o Copacabana Palace, o Tivoli Mofarrej e o Espaço Vogue Square. Com uma visão bem vivenciada no setor, Jéssica traz ótimas dicas sobre cartas e empreendimentos de sucesso, e ainda nos presentou com uma prática receita de drinque. Confira a seguir:

Revista Carta Premium: Poderia comentar sobre sua formação profissional e empreendimentos em que trabalha ou trabalhou?
Gestora de bares, consultora e mixologista Jéssica Sanchez: Comecei na área de Alimentos e Bebidas através de um curso técnico de nutrição. A partir disso fiz estágio em cozinha, depois me especializei em vinhos e somente mais tarde me interessei pelos destilados. Fiz cursos em Amsterdam, Bordeaux, Paris, Londres e São Paulo. Sommelière de Vinho e Cachaça, já cursei teatro e trabalhei como freelancer de fotografia. Em São Paulo tive minhas primeiras experiências na área onde trabalhei no The Sailor Legendary Pub e nos antigos Armanda e Absolut INN. Em dezembro de 2012 me mudei para o Rio para assumir um bar de coquetelaria no Humaitá onde fiquei por quase 2 anos, o Meza Bar. Depois disso passei uma temporada na Europa e quando voltei assumi os bares do Copacabana Palace, onde fiquei por quase 2 anos também. Lá fui Gerente de Bares e do restaurante asiático MEE. Sai de lá para abrir meu próprio bar e assumi a gestão e consultoria do Complexo Vogue Square, na Barra da Tijuca. Hoje cuido de mais de 20 bares, dentre eles Must no Tivoli Mofarrej, 9 bares no espaço Vogue Square onde um deles é o Vizinho Gastrobar, focado em coquetelaria com drinques de assinatura e atendimento todo voltado ao padrão cinco-estrelas e hospitalidade. O nosso foco são craft e fresh cocktails. Trabalhamos com produções artesanais e naturais.

Jéssica Sanchez

Revista C.P: Como barlady e mixóloga, tem observado alguma tendência, algum tipo de drinque que tenha se tornado referência nacional ou até internacional?
Jéssica Sanchez: Sem dúvida que nos últimos anos o Gin Tonica tem invadido os bares e também as casas dos consumidores. Estamos vivendo uma era onde tudo já foi visto, tudo já foi provado, desde coquetéis neon até coquetéis sólidos e com fumaça. Nada mais é novidade. Por isso o Gin Tonica tem feito tanto sucesso: simples e objetivo. Qualquer um pode fazer em casa. E daí a busca por boas opções de destilado e de tônica também. Menos é mais!

Revista C.P.: Você acredita que o bartender brasileiro pode apostar bem nos produtos nacionais? É possível encontrar ótimos produtos no mercado nacional para as suas criações?
Jéssica Sanchez: Com certeza temos produtos incríveis no mercado! Para conferir qualidade ao produto necessita-Barlady Jéssica Sanchezse de boa matéria-prima e tradição de produção. E isso temos de sobra! Apostar nos produtos brasileiros é a sacada mais genial que se pode ter, sobretudo nesta época que estamos vivendo onde os importados custam 70% a mais do que há 1 ano e meio atrás. Explorar o que temos em abundância, além de ser super mais em conta, ainda confere autenticidade. E mostrar que temos ótimas opções no “quintal” é sem dúvida um diferencial enorme. Dos últimos cardápios que tenho montado no Rio, tem sido frequente incluir uma área especial para os ‘destilados brasileiros’ . Hoje temos uma outra realidade: ótimas cachaças acessíveis no mercado, tiquira (aguardente de mandioca) de qualidade e bons gins e vodcas nacionais. Eu sugiro uma degustação destas novas opções disponíveis no mercado! A qualidade está acima da média. Procure pelos gins nacionais: Virga (veja reportagem exclusiva), Vitória Regia, Amazzoni, Arapuru… Provei recentemente a Tônica 202, nacional também, com um toque de flor de sabugueiro, superbacana, e também o licor Umeshu Genshu, à base de saquê, com equilíbrio entre o doce e cítrico na medida. Tenho sempre uma garrafa na geladeira. Tem também o Bourbon Bulleit para saciar a falta de bons bourbons no mercado brasileiro!

Revista C.P.: Estamos no outono e já já no inverno. Quais dicas daria para os profissionais de bar apostarem?
11357447_1168276579855672_1724077480_nJéssica Sanchez: apostem nas bebidas com potência de sabor! Outono e inverno pedem um sabor mais intenso. Nada de sabor mais ou menos ou aguado! Salivar e querer um segundo gole é primordial!

Revista C.P.: Recentemente entrevistamos uma empresa produtora de tiquira, a Guaaja. Poderia nos fazer um breve e livre comentário, seja com a visão de consumidor ou profissional?
Jéssica Sanchez: Acredito que a Tiquira Guaaja (veja reportagem exclusiva) vem para trazer uma nova apresentação do que representa ser tiquira na nossa história. E num momento onde o Brasil e o Mundo estão preparados e abertos para recebê-la, num momento onde a nossa cultura tem sido analisada, onde o mundo está nos percebendo. E não há momento melhor para difundir um produto com tanta personalidade e tanta tradição. Precisamos de mais sobre a gente, de mais sobre nossa história, de onde viemos e nossas tradições. Precisamos de mais Brasil nas prateleiras, de mais personalidade, de mais fatores interessantes sobre nós mesmos, além das garrafas importadas… E a Tiquira Guaaja, mesmo despretensiosa, tem dado um grande apoio nesse processo todo.

Revista C.P.: Você oferece trabalho de consultoria para bares, restaurantes, e bistrôs interessados em avaliar ou até renovar sua carta de drinques?
jessica sanchez_must bar_tivoli hotel_foto leo feltran_012 (2)Jéssica Sanchez: Sim, claro! É isso que gosto de fazer: cuidar de cada detalhe do espaço e deixar ele incrível, independente.

Revista C.P.: Poderia nos indicar uma receita de drinque?
Jéssica Sanchez: Sim, o Cachaça Sour.

Cachaça Sour
Profissional: Jéssica Sanchez

Ingredientes
– 40 ml cachaça envelhecida em amburana
– 20 ml licor de amêndoas
– 20 ml suco de limão

Preparo
Bater tudo com gelo. Coagem fina para copo baixo com gelo novo. Finalizar com fatias de limão.

Aos interessados, como a Jéssica também atua como consultora, podem contatar a profissional para assessorar tanto na escolha de rótulos, criação de cartas, criação de drinques e gestão de bares e outros empreendimentos. Contatos com a profissional: fones (21) 97154-0841, (21) 97354-0841 ou pelo e- mail: semsanchezz@gmail.com .

 

Saiba mais sobre as bebidas indicadas pela profissional
- Gim Virga: http://www.virga.com.br/
Tiquira Guaaja: http://www.tiquirabrasil.com/home/
– Vitória Régia Gin: https://www.facebook.com/vitoriaregiagin/
– Amazzoni: amazzonigin@gmail.com , www.amazzonigin.com , www.facebook.com/pg/amazzonigin
– Arapuru: https://www.facebook.com/ArapuruGin/ , http://www.arapuru.com.br/
– Tônica 202: https://www.facebook.com/tonica202/ , http://www.bebidaspoty.com.br/

Outras bebidas
Onde encontrar o licor Umeshu Genshu:
Casa da Bebida – www.casadabebida.com.br
E-Sake: www.e-sake.com.br
Metapunto – www.metapunto.com.br
Adega Sake – www.adegadesake.com.br

Onde encontrar o uísque Bourbon Bulleit (Grupo Diageo)
Bourbon Bulleit – www.bulleit.com
Casa da Bebida – www.casadabebida.com.br
Belmiro Bebidas – www.belmirobebidas.com.br
Loja de Whisky e Bebidas - www.lojadewhisky.com.br
Whisky Market Place – www.whiskymarketplace.com.br
Click Bar – www.clickbar.com.br
Hippo – www.hippo.com.br

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

11 − 11 =

IMPERDÍVEL, EM MAIO!!!

Rótulos singulares

Destilado especial brasileiro

Seleção premiada

Vinhos em sua maior expressão

Harmoniza com a excelência

Para apreciadores exigentes

Pronta para servir e conquistar

Escolha assertiva para as cartas

Não esqueça na carta

Para os melhores empreendimentos

Vinhos finos e desejados

Produtos únicos e especiais

Linha excepcional

De reconhecimento internacional

Sabor e Requinte

Unicamente brasileira

LEIA AGORA: 5a. EDIÇÃO

Mensagem Especial

Com originalidade e paixão

Muito sabor, aroma e qualidade

Qualidade de uma nova geração