Revista Carta Premium

“Apostar nos produtos brasileiros é a sacada mais genial que se pode ter. Explorar o que temos em abundância também confere autenticidade”. Em entrevista, Jéssica Sanchez, gestora de bares no Grupo Vogue Square, consultora, e mixologista no Hotel Tivoli Mofarrej

“Apostar nos produtos brasileiros é a sacada mais genial que se pode ter. Explorar o que temos em abundância também confere autenticidade”. Em entrevista, Jéssica Sanchez, gestora de bares no Grupo Vogue Square, consultora, e mixologista no Hotel Tivoli Mofarrej

“Apostar nos produtos brasileiros é a sacada mais genial que se pode ter. Explorar o que temos em abundância também confere autenticidade”. Em entrevista, Jéssica Sanchez, gestora de bares no Grupo Vogue Square, consultora, e mixologista no Hotel Tivoli Mofarrej
abril 04
19:18 2017

Em meio à mudança de estação, novas bebidas nacionais se destacando no mercado, tendências em mixologia e no consumo, e em um momento em que bares e restaurantes precisam ser ainda mais criativos e ter um cuidado ainda mais especial quanto à qualidade do serviço que oferecem, conversamos com a atenciosíssima Jéssica Sanchez, profissional de referência na área de bares, que tem no currículo empreendimentos como o Copacabana Palace, o Tivoli Mofarrej e o Espaço Vogue Square. Com uma visão bem vivenciada no setor, Jéssica traz ótimas dicas sobre cartas e empreendimentos de sucesso, e ainda nos presentou com uma prática receita de drinque. Confira a seguir:

Revista Carta Premium: Poderia comentar sobre sua formação profissional e empreendimentos em que trabalha ou trabalhou?
Gestora de bares, consultora e mixologista Jéssica Sanchez: Comecei na área de Alimentos e Bebidas através de um curso técnico de nutrição. A partir disso fiz estágio em cozinha, depois me especializei em vinhos e somente mais tarde me interessei pelos destilados. Fiz cursos em Amsterdam, Bordeaux, Paris, Londres e São Paulo. Sommelière de Vinho e Cachaça, já cursei teatro e trabalhei como freelancer de fotografia. Em São Paulo tive minhas primeiras experiências na área onde trabalhei no The Sailor Legendary Pub e nos antigos Armanda e Absolut INN. Em dezembro de 2012 me mudei para o Rio para assumir um bar de coquetelaria no Humaitá onde fiquei por quase 2 anos, o Meza Bar. Depois disso passei uma temporada na Europa e quando voltei assumi os bares do Copacabana Palace, onde fiquei por quase 2 anos também. Lá fui Gerente de Bares e do restaurante asiático MEE. Sai de lá para abrir meu próprio bar e assumi a gestão e consultoria do Complexo Vogue Square, na Barra da Tijuca. Hoje cuido de mais de 20 bares, dentre eles Must no Tivoli Mofarrej, 9 bares no espaço Vogue Square onde um deles é o Vizinho Gastrobar, focado em coquetelaria com drinques de assinatura e atendimento todo voltado ao padrão cinco-estrelas e hospitalidade. O nosso foco são craft e fresh cocktails. Trabalhamos com produções artesanais e naturais.

Jéssica Sanchez

Revista C.P: Como barlady e mixóloga, tem observado alguma tendência, algum tipo de drinque que tenha se tornado referência nacional ou até internacional?
Jéssica Sanchez: Sem dúvida que nos últimos anos o Gin Tonica tem invadido os bares e também as casas dos consumidores. Estamos vivendo uma era onde tudo já foi visto, tudo já foi provado, desde coquetéis neon até coquetéis sólidos e com fumaça. Nada mais é novidade. Por isso o Gin Tonica tem feito tanto sucesso: simples e objetivo. Qualquer um pode fazer em casa. E daí a busca por boas opções de destilado e de tônica também. Menos é mais!

Revista C.P.: Você acredita que o bartender brasileiro pode apostar bem nos produtos nacionais? É possível encontrar ótimos produtos no mercado nacional para as suas criações?
Jéssica Sanchez: Com certeza temos produtos incríveis no mercado! Para conferir qualidade ao produto necessita-Barlady Jéssica Sanchezse de boa matéria-prima e tradição de produção. E isso temos de sobra! Apostar nos produtos brasileiros é a sacada mais genial que se pode ter, sobretudo nesta época que estamos vivendo onde os importados custam 70% a mais do que há 1 ano e meio atrás. Explorar o que temos em abundância, além de ser super mais em conta, ainda confere autenticidade. E mostrar que temos ótimas opções no “quintal” é sem dúvida um diferencial enorme. Dos últimos cardápios que tenho montado no Rio, tem sido frequente incluir uma área especial para os ‘destilados brasileiros’ . Hoje temos uma outra realidade: ótimas cachaças acessíveis no mercado, tiquira (aguardente de mandioca) de qualidade e bons gins e vodcas nacionais. Eu sugiro uma degustação destas novas opções disponíveis no mercado! A qualidade está acima da média. Procure pelos gins nacionais: Virga (veja reportagem exclusiva), Vitória Regia, Amazzoni, Arapuru… Provei recentemente a Tônica 202, nacional também, com um toque de flor de sabugueiro, superbacana, e também o licor Umeshu Genshu, à base de saquê, com equilíbrio entre o doce e cítrico na medida. Tenho sempre uma garrafa na geladeira. Tem também o Bourbon Bulleit para saciar a falta de bons bourbons no mercado brasileiro!

Revista C.P.: Estamos no outono e já já no inverno. Quais dicas daria para os profissionais de bar apostarem?
11357447_1168276579855672_1724077480_nJéssica Sanchez: apostem nas bebidas com potência de sabor! Outono e inverno pedem um sabor mais intenso. Nada de sabor mais ou menos ou aguado! Salivar e querer um segundo gole é primordial!

Revista C.P.: Recentemente entrevistamos uma empresa produtora de tiquira, a Guaaja. Poderia nos fazer um breve e livre comentário, seja com a visão de consumidor ou profissional?
Jéssica Sanchez: Acredito que a Tiquira Guaaja (veja reportagem exclusiva) vem para trazer uma nova apresentação do que representa ser tiquira na nossa história. E num momento onde o Brasil e o Mundo estão preparados e abertos para recebê-la, num momento onde a nossa cultura tem sido analisada, onde o mundo está nos percebendo. E não há momento melhor para difundir um produto com tanta personalidade e tanta tradição. Precisamos de mais sobre a gente, de mais sobre nossa história, de onde viemos e nossas tradições. Precisamos de mais Brasil nas prateleiras, de mais personalidade, de mais fatores interessantes sobre nós mesmos, além das garrafas importadas… E a Tiquira Guaaja, mesmo despretensiosa, tem dado um grande apoio nesse processo todo.

Revista C.P.: Você oferece trabalho de consultoria para bares, restaurantes, e bistrôs interessados em avaliar ou até renovar sua carta de drinques?
jessica sanchez_must bar_tivoli hotel_foto leo feltran_012 (2)Jéssica Sanchez: Sim, claro! É isso que gosto de fazer: cuidar de cada detalhe do espaço e deixar ele incrível, independente.

Revista C.P.: Poderia nos indicar uma receita de drinque?
Jéssica Sanchez: Sim, o Cachaça Sour.

Cachaça Sour
Profissional: Jéssica Sanchez

Ingredientes
– 40 ml cachaça envelhecida em amburana
– 20 ml licor de amêndoas
– 20 ml suco de limão

Preparo
Bater tudo com gelo. Coagem fina para copo baixo com gelo novo. Finalizar com fatias de limão.

Aos interessados, como a Jéssica também atua como consultora, podem contatar a profissional para assessorar tanto na escolha de rótulos, criação de cartas, criação de drinques e gestão de bares e outros empreendimentos. Contatos com a profissional: fones (21) 97154-0841, (21) 97354-0841 ou pelo e- mail: semsanchezz@gmail.com .

 

Saiba mais sobre as bebidas indicadas pela profissional
- Gim Virga: http://www.virga.com.br/
Tiquira Guaaja: http://www.tiquirabrasil.com/home/
– Vitória Régia Gin: https://www.facebook.com/vitoriaregiagin/
– Amazzoni: amazzonigin@gmail.com , www.amazzonigin.com , www.facebook.com/pg/amazzonigin
– Arapuru: https://www.facebook.com/ArapuruGin/ , http://www.arapuru.com.br/
– Tônica 202: https://www.facebook.com/tonica202/ , http://www.bebidaspoty.com.br/

Outras bebidas
Onde encontrar o licor Umeshu Genshu:
Casa da Bebida – www.casadabebida.com.br
E-Sake: www.e-sake.com.br
Metapunto – www.metapunto.com.br
Adega Sake – www.adegadesake.com.br

Onde encontrar o uísque Bourbon Bulleit (Grupo Diageo)
Bourbon Bulleit – www.bulleit.com
Casa da Bebida – www.casadabebida.com.br
Belmiro Bebidas – www.belmirobebidas.com.br
Loja de Whisky e Bebidas - www.lojadewhisky.com.br
Whisky Market Place – www.whiskymarketplace.com.br
Click Bar – www.clickbar.com.br
Hippo – www.hippo.com.br

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

4 − dois =

Cerveja para paladares exigentes?

LInha excepcional

Somente nos Melhores Bares

Para os melhores empreendimentos

Destilado único e especial

Harmoniza com a excelência

Cachaça paulistana?

Cerveja Premiada para sua Carta?

Requinte, Exclusividade, Alta Qualidade

Referência do Nordeste

Cervejaria de Excelência

Rótulos singulares

Entre os melhores do Brasil!

Nobreza Premiada

Vinhos aprovados por especialistas

Conheça e comprove a excelência

No lista TOP brasileira

Pronta para servir e conquistar

Uma geração de qualidade

Vinhos de primazia

Especialíssima

Padrão de qualidade

Entre as melhores mundiais

Não podem faltar na carta

Produtos mais do que especiais

Do interior paulista

Unicamente brasileira

Câmaras Frias Especiais