Revista Carta Premium

MINEIRA NO RANKING DAS MELHORES: conheça mais sobre a Zé Maria, recém-indicada pelos apreciadores entre as tops do País em meio a mais de 1.100 concorrentes

 Extra!

MINEIRA NO RANKING DAS MELHORES: conheça mais sobre a Zé Maria, recém-indicada pelos apreciadores entre as tops do País em meio a mais de 1.100 concorrentes

MINEIRA NO RANKING DAS MELHORES: conheça mais sobre a Zé Maria, recém-indicada pelos apreciadores entre as tops do País em meio a mais de 1.100 concorrentes
novembro 17
14:25 2017

Divulgada dias atrás, a primeira fase do III Ranking Cúpula da Cachaça posicionou os 250 melhores rótulos do País na preferência do consumidor, através de mais de 40 mil votos espontâneos de apreciadores. E são diversas empresas consagradas e também novidades que realmente vem conquistando o mercado e que vale a pena conhecer para reforçar a carta de qualquer empreendimento.

Considerando, em uma conta rápida, cerca de 3 mil produtores de cachaça atuantes com produtos registrados e legalizados tendo no mínimo 3 rótulos cada, são mais de 9 mil opções no mercado. Estar entre as 250 melhores é sim um reconhecimento da qualidade e um certificado de que o produto tem conquistado os mais exigentes paladares.

Zé Maria Ilustrativa
A Cachaça Zé Maria faz parte desse seleto time de indicados e é um ótimo exemplo da tradição – enfatizada por uma rica história familiar na produção das melhores bebidas – aliada à uma nova geração preocupada em fazer da bebida um destilado de referência mundial por sua qualidade. “Nossa empresa foi fundada em 1969 pelo meu avô, João Silvério Fernandes, mais conhecido como João Nenê,  em uma pequena cidade mineira chamada Heliodora. Na época a cachaça recebia o nome Tocantins. Com o falecimento do meu avô e dando continuidade à nossa tradição, a cachaça recebeu o próprio nome do produtor, meu pai, sr. Zé Maria. Na verdade, essa tradição em produzir cachaças vem passando de geração em geração em minha família. Meu bisavô que deu início à fabricação de rapadura e o meu avô deu continuidade. Mas na época, como as chuvas eram frequentes, o produto embolorava. Então partiram para a fabricação de cachaça”, conta Lucrécia Costa Fernandes Brandão,  enfermeira de profissão, empresária e filha do proprietário da Cachaça Zé Maria. “Entre os nossos diferenciais está o fato de a cachaça ser produzida, em todas a suas etapas, no próprio sítio da família, desde o cultivo da muda da cana, seu plantio, a produção artesanal e o engarrafamento”, complementa.

Embalagem - Zé Maria

Lucrécia ajudou a impulsionar nos últimos anos o negócio da família: “A Zé Maria ganhou força devido ao meu sonho em fazer com que a cachaça seja conhecida mundialmente. Eu e meu esposo Patrick estamos buscando melhorias para a empresa, tanto nas vendas quanto no marketing, e estamos cientes que não vai ser nada fácil. É um trabalho de formiguinha, porém sentimos estar no caminho certo, pois o produto já está pronto, só precisa ser conhecido, chegar até as pessoas e fazer com que conheçam a melhor bebida destilada do Sul de Minas. As pessoas têm a imagem da cachaça como um produto forte e de gosto não tão agradável. O que pouca gente não sabe e não conhece é a Cachaça Artesanal Zé Maria, de grande qualidade e de excelente sabor. Durante a minha faculdade tive o prazer de levar o produto para a cidade de Alfenas, MG, e foi onde tudo começou para mim. Os universitários faziam questão de ter a bebida em suas festas, e assim foram 9 anos levando a cachaça para a cidade”.

Perfil vencedor em detalhes

A Zé Maria passa por todo processo de fermentação sem nenhuma mistura química e esse é um dos seus diferenciais. De cor transparente, tem aroma delicado e suave, agradando aos paladares mais exigentes. “Sabemos que nossa cachaça é um produto de excelente qualidade, mas ainda não ganhou a popularidade no Brasil e no mundo, e esse é o nosso objetivo: fazer com que a tradição continue e a bebida possa se tornar a cada dia mais sofisticada. E queremos que todo esse reconhecimento seja visto em vida do meu pai Zé Maria. Por isso estamos dispostos a não deixar perder essa tradição – antes tradição de pai para filho, hoje tradição de pai para filha”, comenta a empreendedora.

Lucrécia - Zé Maria
Ela pontua que a principal característica da cachaça é ser realmente feita de maneira artesanal. “Tudo é feito à mão e assim é considerada mais gostosa. Não corre o risco de ser menos elaborada, pois  a produção é feita pelas mãos do sr. José Maria há anos, o que garante mais suavidade. O outro ingrediente que primamos na produção é o uso do cobre. A cachaça artesanal feita por esse equipamento é considerada por estudiosos uma bebida mais fina e mais rica em sabores, aromas e cores. Sabemos também que esse metal pode formar compostos perigosos para a saúde. No entanto, em nosso sítio o grande diferencial é a limpeza correta para que isso não ocorra nunca. E é por isso que queremos mostrar nosso produto, já que a forma de produção pode ganhar o Brasil e o mundo afora”.

A empresária lembra ainda que a cachaça está em ascensão nos melhores restaurantes, e chefs renomados têm procurado ingredientes típicos e de qualidade. “Ela pode ser usada em sobremesas sofisticadas, em pratos gourmet, e não ficar restrita apenas à nossa caipirinha. A cachaça está sendo vista como uma bebida fina e não mais uma bebida de porta de botequim. A qualidade conta e a matéria-prima de qualidade também. Um produto como a nossa Zé Maria traz consigo a história de uma família e o tempo que está no mercado”.

 

DSC_6217

 

Lucrécia acrescenta que, por acompanharem de perto o mercado, lançamentos já estão bem encaminhados para atender à latente demanda: “Atualmente nosso produto em destaque é a cachaça branca, armazenada em barril de inox. Estamos em teste com as cachaças aromatizadas, que serão a Cachaça Zé Maria de Banana e Cachaça Zé Maria de Canela com Mel”.

O sítio da Cachaça Zé Maria está localizado no Circuito das Águas, por isso recebe visitantes da região e do mundo todo. E o alambique já recebeu visitantes ilustres como o futebolista e médico brasileiro Sócrates, também referido como Doutor Sócrates ou Magrão. Mais informações sobre como adquirir os produtos ou visitar o local podem ser obtidas pelo e-mail lu-costaf@hotmail.com, pelos fones (35) 99845-9343 e (35) 8402-3848, ou ainda na página da empresa no Facebook: https://www.facebook.com/cachacazemaria/

Sugestões especiais de drinque

A seguir, duas ótimas receitas enviadas para a Zé Maria, que podem reforçar as melhores cartas:

Zé Maria Drinque

Ingredientes:
– meio limão
– 4 folhas de manjericão
– 1 colher de açúcar
– Gelo a gosto.
– 2 doses de cachaça Zé Maria

Preparo: tire o miolo do limão e corte a metade em três. Coloque na coqueteleira o limão, a colher de açúcar e o manjericão e macere até soltar o caldo. Acrescente o gelo e duas doses de Cachaça Zé Maria. Sacode bem para misturar tudo e sirva (receita de Luiz Antônio Dias, de Heliodora).

drinques cachaca zé maria

Licor de Leite com Cachaça

Ingredientes:
– 3 litros de leite
– 2 copos americano de açúcar
– 1 saquinho de cravo da índia
– 1 copo americano de cachaça Zé Maria

Preparo: em uma panela deixe ferver o leite com o açúcar e cravo.  Observe a textura parecida com o doce de leite ralo. Desligue o fogo, deixe esfriar e coe o líquido, separando o cravo do leite. Após isso, coloque a cachaça Zé Maria, tampe e leve para geladeira e deixe curtir por uma semana (receita da Tia Inês, de Heliodora).



Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

6 + 9 =

No lista TOP brasileira

MAIOR EVENTO DE DESTILADOS ESPECIAIS

Requinte, Exclusividade, Alta Qualidade

Conheça e comprove a excelência

Entre os melhores do Brasil!

Nobreza Premiada

Rótulos singulares

Referência do Nordeste

Somente nos Melhores Bares

Vinhos aprovados por especialistas

Cervejaria de Excelência

Pronta para servir e conquistar

Vinhos de primazia

Cerveja Premiada para sua Carta?

LInha excepcional

Uma geração de qualidade

Harmoniza com a excelência

Especialíssima

Para os melhores empreendimentos

Cerveja para paladares exigentes?

Padrão de qualidade

Entre as melhores mundiais

Produtos mais do que especiais

Cachaça paulistana?

Do interior paulista

Não podem faltar na carta

Destilado único e especial

Unicamente brasileira

Câmaras Frias Especiais