Revista Carta Premium

PAIXÃO BRASILEIRA, COM CERTEZA: “O mercado gastronômico tem se voltado para os produtos artesanais de qualidade”

PAIXÃO BRASILEIRA, COM CERTEZA: “O mercado gastronômico tem se voltado para os produtos artesanais de qualidade”

PAIXÃO BRASILEIRA, COM CERTEZA: “O mercado gastronômico tem se voltado para os produtos artesanais de qualidade”
dezembro 24
09:33 2016

Imagine se com apenas 3 meses de mercado uma bebida brasileira participasse do seu primeiro concurso internacional e ficasse entre os top três melhores destilados de sua categoria? A Cachaça Tiê tem esse case de sucesso. “A fazenda foi comprada em 2002 e a ideia era trabalhar com madeira para reflorestamento. Dentro da propriedade existia um alambique muito rústico, que produzia uma cachaça de excelente qualidade famosa na Cris Amin - Cachaça Tiêcidade. O mestre alambiqueiro era do município e tinha aprendido a trabalhar com o pai. Começamos a sonhar com a ideia de levar a cachaça de alambique de boa qualidade para o mundo. Investimos em construção, legalizações e cursos de aprimoramento. Demorou 10 anos para que a Tiê tivesse condições de entrar no mercado. Em menos de três meses, ganhamos nossa primeira medalha, e foi internacional: Prata no Concurso San Francisco World Spirits. Foi a partir daí que tivemos a certeza que estávamos no caminho certo”, destaca Cris Amin, diretora de Marketing.

O nome da cachaça Tiê faz referência a um pássaro comum na região. Para ela a cachaça de excelência, como a Tiê, é um produto bem desejado atualmente. “O mercado gastronômico brasileiro tem se voltado para os produtos artesanais de qualidade. Estamos vivenciando um momento de valorização do artesanal”.

A linha de produtos inclui duas principais versões da cachaça: a Tiê Prata e a Tiê Ouro. A primeira não passa por envelhecimento, sendo armazenada em dornas de inox. Límpida, incolor, de brilho intenso, extremamente adequada para ser consumida pura ou em coquetéis, tem sabores doce, ácido e umami, forte personalidade e graduação Cachaça Tiê - linha de produtosalcoólica de 42% vol. Combina perfeitamente com petiscos, caldos e frutos do mar. “A Tiê Ouro atende ao público que aprecia o consumo do destilado amadeirado puro, mas também dá um toque marcante em coquetéis. Leve e aveludada, devido ao envelhecimento em tonéis de carvalho, tem composição aromática única. É suave e apresenta brilho intenso, que favorecem a percepção de sua qualidade. Entre as sugestões de harmonização estão pratos condimentados”, detalha a entrevistada. “Estamos desenvolvendo um novo produto que será chamado de ‘Aguardente Tiê Canela’, uma cachaça armazenada em barris de carvalho com a adição do pau canela por mais um ano”, complementa.

Para os interessados em não só degustar, mas também conhecer a Tiê, o alambique fica aberto aos visitantes, bastando apenas um agendamento prévio. Inclusive, no mês de novembro recebeu visitantes italianos, alunos do curso de Ciência da Gastronomia da Università degli Studi di Scienze Gastronomiche (UNISG). Mais informações: Cachaça Tiê, Fazenda Guapiara, Aiuruoca, MG, Fone: (11) 4233-9691, vendas@cachacatie.com.br, www.cachacatie.com.br .

Quem quiser adquirir os produtos da linha de cachaças Tiê, no site da empresa (www.cachacatie.com.br) há uma loja online própria. Outros e-commerces que comercializam os produtos: Americanas.com e Submarino.com.

Entre os empreendimentos nos quais a Tiê já faz parte da carta estão Bar e Restaurante Rota do Acarajé, Bar e Restaurante Armazém Álvares Tibiriçá, Loja e Bar Central Caos, Quiosque do Alemão (Ilha Bela), Empório Chiapetta (Mercado Municipal de São Paulo), Empório Paraíso (São Paulo), Empório das Gerais (Riviera de São Lourenço), Restaurante Manaca (São Sebastião), Haras Nice (Alumínio).

Despertando paixões
“Ao longo dos 20 anos que pesquiso sobre cachaça e me apaixonei por ela, pude perceber que cada garrafa contém Milton Lima  Cúpula da Cachaçatambém uma história. Tive a oportunidade de visitar muitos alambiquese me surpreendi com a Tiê. Além do cuidado com a produção e a vontade querer fazer dar certo, tem muita história engarrafada nesse rótulo, como o amor dos funcionários nascidos e criados no alambique dentro de uma fazenda do século 18. O consumidor de cachaça é exigente e conhecedor e quer degustar não só a cachaça, mas também uma boa história.  Além disso, as análises químicas e sensoriais a cada safra são importantes para manter o padrão de qualidade. A Tiê Prata tem personalidade, com seu aroma e retrogosto de cana que marcam sua identidade. A Tiê Ouro é suave e amadeirada”. Milton Lima, especialista em cachaça e fundador do site cachaças.com, jurado em rankings da revista Playboy, VIP, Sexy, Prazeres da Mesa e membro do Cúpula da Cachaça. Atua como consultor, desenvolve cartas, realiza palestras e degustações sobre a bebida. Contato: milton@macauva.com.br

Drinques excepcionais

Confira duas exclusivas receitas preparadas com a cachaça Tiê pelo Bruno Campos, barman do Central Caos  (SP):

Bruno Barman - Central CaosHot Central
– 45 ml cachaça Tiê Prata
– 15 ml xarope de açúcar
– 20 ml limão cravo
– Espuma de capim santo
– Rodela de limão desidratado

Bombeirinho
– 50 ml cachaça Tiê Prata
– 20 ml limão Tahiti
– 20 ml suco de cramberry
– 10 ml grenadine (groselha)

 

 



Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

10 − 2 =

Exclusividade brasileira premiada nos EUA

Cerveja para paladares exigentes?

Entre as melhores mundiais

Harmoniza com a excelência

Para os melhores empreendimentos

Cachaça paulistana?

Somente nos Melhores Bares

LInha excepcional

Destilado único e especial

Cerveja Premiada para sua Carta?

Requinte, Exclusividade, Alta Qualidade

Referência do Nordeste

Cervejaria de Excelência

Rótulos singulares

Entre os melhores do Brasil!

Nobreza Premiada

Vinhos aprovados por especialistas

Conheça e comprove a excelência

No lista TOP brasileira

Pronta para servir e conquistar

Uma geração de qualidade

Vinhos de primazia

Especialíssima

Padrão de qualidade

Não podem faltar na carta

Do interior paulista

Unicamente brasileira