Revista Carta Premium

‘CACHAÇA DA GEMA’ HARMONIZADA COM A QUALIDADE: conheça a carioca Tellura, ‘estrelada’ pelo International Taste & Quality Institute e já selecionada entre as 250 melhores do País segundo o Ranking da Cúpula

‘CACHAÇA DA GEMA’ HARMONIZADA COM A QUALIDADE: conheça a carioca Tellura, ‘estrelada’ pelo International Taste & Quality Institute e já selecionada entre as 250 melhores do País segundo o Ranking da Cúpula

‘CACHAÇA DA GEMA’ HARMONIZADA COM A QUALIDADE: conheça a carioca Tellura, ‘estrelada’ pelo International Taste & Quality Institute e já selecionada entre as 250 melhores do País segundo o Ranking da Cúpula
novembro 24
20:18 2017

A paixão e tradição está no sangue … e também na garrafa: provindo de uma família ligada ao setor sucro-alcooleiro, o fundador da Cachaça Tellura, o empresário fluminense Carlos Alberto Mariz, traz sua paixão pela cana de açúcar desde a infância, quando seus avós trabalhavam na Fazenda Abadia, em Campos do Goytacazes. “Foi lá que ele passou grande parte dessa fase e nutriu o encantamento pelo mundo canavial. Com a apreciação pela cachaça em paralelo à decadência das usinas de açúcar em Campos, floresceu a ideia do alambique, e em 2015 nascia a cachaça artesanal Tellura”, explica Maria Alice Mariz, porta-voz e também gestora da empresa. “Desde o início do planejamento nos preocupamos em oferecer o melhor produto para nossos clientes. Pelo fato dos fundadores serem apreciadores de cachaça, o rigor em qualidade sempre foi primordial. Dessa forma, foi contratado um mestre alambiqueiro extremamente qualificado de Minas Gerais com mais de 10 anos de experiência no mercado”, complementa.

Foto Alambique Tellura

Não à toa, apesar dos poucos anos presentes no mercado, o reconhecimento também já se faz presente; em 2017 rótulos da empresa foram premiados com duas estrelas no International Taste & Quality Institute (ITQi 2017) e a Tellura já figura entre as 250 melhores do País nessa primeira fase do Ranking Cúpula da Cachaça. “Nosso diferencial é que temos um processo totalmente verticalizado, sendo estreitamente controlado por nossa equipe de colaboradores, que seguem uma política de excelência no manuseio da cana de açúcar. Geramos assim, um produto de qualidade superior, avaliando e controlando nosso principal insumo desde o início de todo plantio e produção: corte 100% manual com despalha, sem queima, sem arraste de sujidades e materiais grosseiros; mosto fermentativo totalmente natural sem adição de produtos químicos e laboratório próprio de controle de qualidade”, detalha a entrevistada.

Foto Plantio Cana de Açúcar 2

Elas, as cachaças da linha

Presente na carta de famosos empreendimentos como Fasano, Copacabana Palace, Hotel Santa Teresa, Academia da Cachaça, Garoa, Bagatelli, Lasei, Fogo de Chão, entre outros, a Tellura é também um produto responsável, no qual, Tellura Amburanaem sua produção, reaproveita todos os resíduos produzidos, de forma consciente e sustentável.

Atualmente, a linha da Tellura conta com as versões Prata (armazenada durante seis meses em tonéis de aço Inox), a Jequitibá (descansada durante seis meses no barril de Jequitibá Rosa) e Amburana (blending Amburana/Jequitibá, descansada durante dois anos no barril de Amburana).

Com graduação alcoólica de 40% vol, a Prata é incolor, cristalina e totalmente límpida, apresentando aroma com notas especiais de cana fresca. Seu sabor é suave e harmonioso, sem deixar a rusticidade. É ideal para elaboração de drinques e aperitivos.

Também com 40% de graduação alcoólica, a Jequitibá apresenta coloração dourada clara e brilhante, aroma fresco, com toques cítricos e notas minerais, além de sabor frutado, aveludado e macio. Acompanha muito bem petiscos variados, caldinhos e pratos à base de frutos do mar.

Já a Amburana, lançamento 2017 da empresa, com a mesma graduação alcoólica, apresenta cor amarelo-ouro e intensa, aroma amadeirado com toque de canela e sabor levemente adocicado, com notas de baunilha. Harmoniza muito bem com pratos como feijoada e churrasco.
Tellura Jequitiba Rosa
“O mercado gastronômico brasileiro está em busca de produtos de alta qualidade nacional. A cachaça está sendo usado cada vez mais por grandes chefs de renome em seus pratos. Por ser um produto brasileiro, de alta qualidade reconhecida pelo iTQi com duas estrelas de ouro, e a um preço acessível, somos bem procurados por muitos clientes”.

Aos interessados em conhecer de perto o trabalho, o alambique é aberto às visitações, oferecendo um tour, no qual, ao final, há degustação dos produtos. O endereço está no site: http://tellura.com.br que também traz uma lista de empreendimentos onde encontrar os produtos. A Tellura também pode ser encontrada em e-commerces com o Bebidas Famosas (www.bebidasfamosas.com.br).

Maria Alice finaliza com uma ótima sugestão de drinque, o Fresh Herb:

Ingredientes:
– 50 ml cachaça tellura
– 30 ml suco de limão siciliano
– 25 ml xarope de açúcar
– 20 ml maracujá
– 6 folhas de mangericão



Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

1 × 4 =

Deguste o melhor espírito brasileiro

No top 3 da qualidade

Primeiro gim brasileiro a ganhar medalha internacional

Especiais para coquetelaria

Espíritos especiais e brasileiros

Entre as melhores mundiais

Exclusividade brasileira premiada nos EUA

A revelação internacional do ano

Conheça e comprove a excelência

LInha excepcional

Cervejaria de Excelência

Para os melhores empreendimentos

Destilado único e especial

Cerveja Premiada para sua Carta?

Referência do Nordeste

Rótulos singulares

Unicamente brasileira

Entre os melhores do Brasil!

Especialíssima

Nobreza Premiada

Vinhos aprovados por especialistas

No lista TOP brasileira

Pronta para servir e conquistar

Uma geração de qualidade

Vinhos de primazia

Padrão de qualidade

Não podem faltar na carta