Revista Carta Premium

CACHAÇA EM BARRIS DE VINHO? E PREMIADA? Conheça os segredos da Fazenda Barra Grande, que produz a Barra Grande e versões especiais da Santo Grau. Receitas especiais também de Negroni e Sour

CACHAÇA EM BARRIS DE VINHO? E PREMIADA? Conheça os segredos da Fazenda Barra Grande, que produz a Barra Grande e versões especiais da Santo Grau. Receitas especiais também de Negroni e Sour

CACHAÇA EM BARRIS DE VINHO? E PREMIADA? Conheça os segredos da Fazenda Barra Grande, que produz a Barra Grande e versões especiais da Santo Grau. Receitas especiais também de Negroni e Sour
outubro 31
16:26 2017

Frutos de um histórico engenho construído em 1860, o mais antigo do Estado de São Paulo e único que ainda funciona movido a roda d’água, as cachaças Barra Grande e Santo Grau (marca atualmente do Grupo Natique) são produzidas na Fazenda Barra Grande, administrada pelo empreendedor Maurílio Figueiredo Cristófani, quinta Barra Grande - Ilustrativageração da família à frente do negócio. “O engenho foi fundado pelo meu trisavô Figueiredo, decendente de portugueses vindos dos Açores. O grande diferencial do nosso produto é que ele respeita os métodos de produção artesanal em todo processo, porém com muita assepsia e atentando a pequenos detalhes que fazem a diferença no produto final. A cana é cortada e moída no mesmo dia, o caldo é filtrado, a fermentação é natural, com leveduras do próprio ambiente. A destilação é feita em alambiques de cobre com fogo direto e o coração é armazenado em tonéis de Jequitibá e Carvalho, sendo que em uma das adegas o riacho da roda d’ água passa dentro e gera uma umidade e um clima que tornam o produto especial e único”, destaca Maurílio, com muito orgulho. Ambos as marcas foram premiadas em 2017: a Barra Grande, rótulo Edição especial de 150 anos, foi a primeira colocada no Concurso da Unesp de Araraquara, com o design mais bonito do concurso; já a Cachaça Santo Grau versão Solera Pedro Ximenes (produzida no Engenho) e a Santo Grau Coronel Xavier Chaves receberam a Medalha de Prata no Concurso Mundial de Bruxelas Ediçao Brasil. E vale também destacar a Medalha de Prata no Spirits Selection (versão internacional do Mundial de Bruxelas) para o rótulo Cachaça Santo Grau Coronel Xavier Chaves Século  XVIII.

“Na verdade fabricamos a marca Barra Grande que tem 4 rótulos, Barra Grande Branca (jequitibá), Barra Grande Ouro (carvalho francês), Barra Grande Retrô (Blend do jequitibá e carvalho francês) e Barra Grande Edição especial de 150 anos (edição limitada feita em comemoração ao aniversário de 150 anos do engenho). No caso da Santo Grau, também produzimos três rótulos Santo Grau Itirapuã (blend de jequitibá e carvalho francês) e as Cachaças de Solera, Santo Grau Pedro Ximenes (PX) e Cinco Botas, que foram produtos inovadores, pois trouxemos de Jerez de la Frontera na Espanha tonéis que foram antes armazenados vinhos de Jerez, sendo que uma parte foi do vinho Pedro Ximenez (doce/aperitivo) e outra do vinho Oloroso (seco/fortificado)”, pontua o empreendedor, que é engenheiro agrônomo.

Maurilio -  Barra Grande

Essas últimas, envelhecidas em tonéis de Jerez, têm sido grandes destaques do alambique no mercado. “São encantadoras e superam a expectativa que a pessoa tem. É um produto único no mercado, por isso, se o bar ou restaurante quer algo exclusivo e que surpreenda o seu cliente, deve tê-las na carta. A Santo Grau Itirapuã e as Cachaças de Solera, já são encontradas em toda rede Duty Free dos aeroportos, além de países do mercado Europeu, Barra Grande Unesp 2017principalmente Espanha e Alemanha”, enfatiza Maurílio.

A linha de cachaças branca da empresa  passa pelo Jequitibá, mas preserva o aroma floral e adocicado da cana. Já as cachaças amadeiradas agregam mais aromas e suavidade, tornando a experiência muito mais interessante, principalmente as cachaças envelhecidas em tonéis de Jerez, que tem um sabor único.

Outro destaque é realmente a Barra Grande Especial, lançada para comemorar os 150 anos de produção. “Depois de ficar armazenada em dornas de jequitibá, a cachaça envelhece por dois anos em barris de carvalho europeu de 200 litros. Para finalizá-la, é adicionada uma pequena porcentagem de cachaça envelhecida em barris de bálsamo de 10 litros. Assim, apresenta coloração palha, rosário rápido e lágrimas moderadas. É de percepção alcoólica sutil no nariz. O álcool cresce na boca, favorecendo as sensações de pungência agradável. Essa versão possui aromas de bala de caramelo, amanteigado, chocolate e levemente frutado. Começo doce e final um pouco medicinal (provável contribuição do bálsamo). Boa acidez. Retrogosto de rápido para moderado”, analisa o especialista Felipe Jannuzzi, do site O Mapa da Cachaça.

O Engenho Barra Grande, em Itirapuã, SP, está aberto a visitações e dispõe de loja de produtos e souvenires, além de um aconchegante ambiente de recepção. Mais informações no telefone (16) 98126-9271, e nos sites www.cachacabarragrande.com.br e www.santograu.com.br .

Barra Grande - parceiro


Receitas especiais

A seguir duas ótimas receitas do Bar Original, referência na capital paulista, com cachaças Santo Grau:

Cachaça Sour
Ingredientes:
– 50 ml de Cachaça Santo Grau Solera Cinco Botas,
– 20 ml de Egg Whites
– 30 ml de suco de limão
– 2 colheres de xarope de glicose
– Gelo

Cachaça Sour Santo Grau

 

Cachaça Negroni (vídeo abaixo)
Ingredientes:
– 30 ml de Cachaça Santo Grau Solera Pedro Ximenez
– 30 ml de Campari
– 30 ml de Vermute Tinto
– Gelo

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

2 × 1 =

Exclusividade brasileira premiada nos EUA

Cerveja para paladares exigentes?

Entre as melhores mundiais

Harmoniza com a excelência

Para os melhores empreendimentos

Cachaça paulistana?

Somente nos Melhores Bares

LInha excepcional

Destilado único e especial

Cerveja Premiada para sua Carta?

Requinte, Exclusividade, Alta Qualidade

Referência do Nordeste

Cervejaria de Excelência

Rótulos singulares

Entre os melhores do Brasil!

Nobreza Premiada

Vinhos aprovados por especialistas

Conheça e comprove a excelência

No lista TOP brasileira

Pronta para servir e conquistar

Uma geração de qualidade

Vinhos de primazia

Especialíssima

Padrão de qualidade

Não podem faltar na carta

Produtos mais do que especiais

Do interior paulista

Unicamente brasileira

Câmaras Frias Especiais