Revista Carta Premium

QUALIDADE CERTIFICADA E DEGUSTADA NO REINO UNIDO E EUA: em detalhes um pouco mais da Cambéba, destilado especial brasileiro premiado internacionalmente

 Extra!

QUALIDADE CERTIFICADA E DEGUSTADA NO REINO UNIDO E EUA: em detalhes um pouco mais da Cambéba, destilado especial brasileiro premiado internacionalmente

QUALIDADE CERTIFICADA E DEGUSTADA NO REINO UNIDO E EUA: em detalhes um pouco mais da Cambéba, destilado especial brasileiro premiado internacionalmente
novembro 07
14:55 2017

“A exigência do consumidor está crescendo, cada vez mais procurando por algo melhor, diferenciado e está disposto a pagar por um produto extra premium. Hoje nós, por exemplo, temos cachaça com 13 anos de envelhecimento em barril de carvalho. Novos chefs du cuisine também estão surgindo no mercado ávidos por produtos novos, como Cambéba embalagemdestilados, frutas, especiarias, etc.”. A análise é de Galeno Furtado Monte Cambéba, presidente do alambique que carrega seu sobrenome e também foi bem premiadíssimo no em 2017, com 5 Medalhas de Ouro no International Taste & Quality Institute  (2 estrelas para a Cachaça Cambéba Envelhecida 1 ano e 3 Estrelas para a Cachaça Cambéba Envelhecida 3 anos), 2 medalhas de Ouro em concurso realizado na África do Sul e uma Medalha de Prata no San Francisco World Spirits Competition, nos EUA.

A Cambéba une a tradição do melhor destilado brasileiro, com história remetendo ainda ao início do século 19, à inovação atual e demanda por bebidas especiais no mercado nacional e internacional. Tanto que vale destacar a parceria da empresa com a Universidade Federal do Goiás, em um projeto com apoio do CNPq, MCT, MEC e Finep, para no período de 5 anos estudar o envelhecimento da cachaça nas madeiras Amburana, Castanheira, Carvalho e Bálsamo. “Os resultados já foram tabulados e estão em poder da universidade. Esta pesquisa científica sobre envelhecimento no Brasil é a única que aconteceu até a presente data por um período tão logo”, comenta Galeno.

Confira a seguir uma rápida entrevista completa com o empreendedor e saiba mais informações do alambique, que é bem representativo dessa nossa geração do destilado brasileiro que traz a excelência como o seu principal ingrediente.

Carta Premium: Poderia comentar um pouco da história e como surgiu a empresa?
Galena Furtado: Somos oriundos da antiga cidade de Soure, hoje Caucaia , no CE, e estamos em Goiás desde 1986. Nossas terras antigas foram desapropriadas para construção da área industrial do Porto de Pecém, no CE, o que nos fez vir para Goiás, onde encontramos terras com preço justo, muita água e luminosidades, tudo que a cana de açúcar necessita. Além disso, temos boa logística no atendimento às cidades brasileiras, na qual, em um raio de 2.000 km, alcançamos 90% das capitais. Vale destacar ainda boa mão de obra local; proximidades com o corpo diplomático acreditado pelo governo brasileiro e instalado em Brasília (DF) e o alto poder de compra do mercado consumidor na região.

Area da Destilaria Cambéba

C.P.: Quais os diferenciais dos produtos?
Galeno Furtado: Trabalhamos com 5 variedades de cana, dentre elas temos a precoce, mediana e tardia, assim trabalhamos em toda safra com alto teor de sacarose. Nossa sala de fermentação é informatizada, o que nos dá a certeza de uma fermentação uniforme em tempo e seus componentes em único padrão para termos um vinho único para ser destilado.

C.P.: Na linha, qual rótulo gostaria de destacar?
Galeno Furtado: Produzimos a Cachaça Cambéba como um destilado 100% orgânico, com teor alcoólico de 39%, envelhecida em barril de carvalho. Somos o Projeto GO 012, com certificação feita pelo IBD – Instituto Biodinâmico desde 2003, com validade internacional, além cumprirmos as exigências feitas para o mercado da União Europeia. As sensações na degustação da Cambéba envelhecida, por exemplo, lembram coco, baunilha e torrado que também vem à tona. Ela pode acompanhar salmão ao molho de maracujá acompanhado com arroz de castanhas, uma harmonização por contraste.

Barris Cambéba

C.P.: Vocês exportam?
Galeno Furtado: Temos uma empresa instalada nos EUA voltada para comercializar nossas cachaças.

C.P.: Por que ter estes produtos na carta de bares, hotéis e restaurantes?
Galeno Furtado: Por ser produto único com nossas especificidades, orgânico, envelhecido por longo período, além Nova embalagem Cambébade ser uma bebida genuinamente brasileira: a cachaça.

Um pouco de história

Como conta Galeno, a história da Cambéba remonta à 1808, quando o então capitão José Felix de Azevedo e Sá, combateu e aprisionou vários corsários que pilhavam a costa cearense. “Recebeu ordem do então Presidente da Província Barba Alardo para conduzir os prisioneiros por terra até a Cadeia Pública de Recife, evitando assim um possível resgate marítimo. E foi chegando lá que descobriu a produção de uma bebida destilada, oriunda da fermentação da cana e com baixo custo. Vislumbrou-se então algo capaz de substituir a bagaceira – bebida predileta dos colonizadores, feita a partir da casca da uva e produzida apenas em Portugal. Era a sua primeira experiência com a cachaça, um produto genuinamente brasileiro. Ao voltar para o Ceará, o capitão José Félix dedicou-se a sua própria produção, na propriedade de Soure, hoje município de Caucaia, mais especificamente conhecida como Sítio Cambéba. Cambéba é uma expressão tupi-guarani que significa “cabeça chata”, em homenagem ao nome da tribo indígena local. Nascia ali o primeiro alambique dessa marca centenária e que atravessaria gerações. Hoje as novas instalações do Alambique Cambéba, em Alexânia, GO. estão abertas ao público. Um espaço que, além de produzir, convida cada visitante a um tour pelo processo e também à degustação de uma autêntica cachaça artesanal”, explica.

Drinque de revolucionário

Confira uma ótima sugestão de drinque com história, enviada por Galeno e que pode reforçar a carta dos empreendimentos. “Este drinque era o preferido pelo coronel José Félix e os Revolucionários da Confederação do Equador em 1817, no Ceará. Naquela época era símbolo dos ideais republicanos beber cachaça, pois era a única bebida genuinamente brasileira e os portugueses combatiam o seu costume”.

Drinque: José Félix

Ingredientes:
– 1 dose de cachaça Cambéba
– ½ limão Taiti ou galego (de casca fina)
– 1 pitada de sal

Preparo: coloque a dose da cachaça Cambéba em um copo pequeno de fundo de vidro longo (aquele tipo de boteco), esprema o limão, e corra as bordas após umedecido de sumo de limão com sal. É só beber de uma única vez.



Onde encontrar

Aos interessados, a Cambéba realiza tours guiado aos sábados, domingos e feriados entre 12 e 15h. Além disso possui um encantador bistrô, que já foi tema de reportagem aqui na Carta Premium. CLIQUE AQUI e leia na íntegra.

“Estamos adentrando agora no mercado nacional agora e em 2018 estaremos bem mais presentes. No Ceará, hoje 8348_950128621774525_6811952945340894085_ntemos clientes como o Hotel Marinas, Embaixada da Cachaça; em Goiás, estamos no Emporium Prime e Hotel Castros (único hotel cinco-estrelas do Estado). Já em Brasília fazemos parte do Coco Bambu e Armazém da Cachaça. No que se refere ao mecado externo, estamos presentes no Estado da Flórida, onde a nossa cachaça é distribuída por Cambéba USA Corporation. No Reino Unido contamos com um distribuidor local. Por lá, estamos na carta do Restaurante Balaio, que foi eleito por duas vezes seguidas como o melhor restaurante brasileiro em Londres. Nossa comercialização é feita no Brasil pelo e-mail: cambeba@cambeba.com.br ou pelo telefone: (62) 3336-2220 e (62) 99981-5868″, finaliza.

Conheça outras empresas premiadas

CLIQUE AQUI E VEJA ONLINE nossa última edição que traz os destilados, vinhos, espumantes e cervejas mais premiados nos últimos meses.

Se preferir baixe a versão na íntegra, em PDF de leitura rápida e fácil em celulares ou outras plataformas. CLIQUE AQUI .

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

5 − um =

No lista TOP brasileira

MAIOR EVENTO DE DESTILADOS ESPECIAIS

Requinte, Exclusividade, Alta Qualidade

Conheça e comprove a excelência

Entre os melhores do Brasil!

Nobreza Premiada

Rótulos singulares

Referência do Nordeste

Somente nos Melhores Bares

Vinhos aprovados por especialistas

Cervejaria de Excelência

Pronta para servir e conquistar

Vinhos de primazia

Cerveja Premiada para sua Carta?

LInha excepcional

Uma geração de qualidade

Harmoniza com a excelência

Especialíssima

Para os melhores empreendimentos

Cerveja para paladares exigentes?

Padrão de qualidade

Entre as melhores mundiais

Produtos mais do que especiais

Cachaça paulistana?

Do interior paulista

Não podem faltar na carta

Destilado único e especial

Unicamente brasileira

Câmaras Frias Especiais