Revista Carta Premium

EXCELÊNCIA EM DETALHES? SÓ AQUI! “Notamos uma nítida tendência de os consumidores exigirem produtos de mais qualidade. Hoje exportamos para a Califórnia e para a América Central”. Confira entrevista com a premiada Werneck

 Extra!

EXCELÊNCIA EM DETALHES? SÓ AQUI! “Notamos uma nítida tendência de os consumidores exigirem produtos de mais qualidade. Hoje exportamos para a Califórnia e para a América Central”. Confira entrevista com a premiada Werneck

EXCELÊNCIA EM DETALHES? SÓ AQUI! “Notamos uma nítida tendência de os consumidores exigirem produtos de mais qualidade. Hoje exportamos para a Califórnia e para a América Central”. Confira entrevista com a premiada Werneck
outubro 18
18:39 2017

Antes da reportagem, uma atualização do currículo em  2017:
– Cachaça Werneck Reserva Especial: Medalha de Ouro  no  Concurso Mundial de Bruxelas (CMB) – Edição Brasil e  Medalha de Prata no Spirits Selection (CMB  Internacional);
– Cachaça Werneck Premium Ouro: Medalha de Ouro no CMB   Edição Brasil e Medalha de Ouro no Miami Rum Festival  XP;
– Cachaça Werneck Extra Premium Safira Régia: Medalha  de Prata no Concurso de Degustação às Cegas da  ExpoCachaça 2017.

familia2

Essas são algumas das importantes premiações  conquistadas pela Werneck, destilaria brasileira de referência que aposta em produtos de alta qualidade e se faz presente já na carta dos melhores empreendimentos nacionais e também internacionais. “Estamos notando uma nítida tendência de os consumidores exigirem produtos de mais qualidade. E é por isso que estamos crescendo. Também no mercado externo está se descobrindo que ‘CACHAÇA’ não é só aquela bebida que se toma com gelo, limão e açúcar. Os estrangeiros estão começando a descobrir cachaças de qualidade e é nesse nicho que estamos entrando. Hoje já exportamos para a Califórnia e para a América Central. Estamos em  negociações com interessados na Flórida e em Nova York.  Mas temos que ir passo a passo, pois nossa produção não é muito grande”, comenta Eli S. F. Werneck, sócio-diretor da empresa.

Sustentabilidade histórica

O atual sítio onde é produzida a linha da Werneck foi adquirido em 2006. No ano seguinte nasceu o projeto de cultivar cana e produzir cachaça objetivo de sustentar o empreendimento. A destilaria foi construída em 2008, quando também foi fundada a empresa. Já registro no MAPA e o início de produção foi em 2009, seguindo em 201o o início da comercialização.

Sítio do Alambique da Werneck

Quando o casal Cilene e Eli Werneck adquiriu o sítio também buscou resgatar um tanto da história da família e corrigir rumos. Os Werneck estão no Brasil há mais de três séculos e foi no Vale do Café que seus ancestrais se estabeleceram. E foi numa época anterior ao ciclo do café, onde todas as fazendas exploravam prioritariamente a cana. Veio o Ciclo do Café  que gerou tanto riquezas como miséria (escravidão)  assim como deterioração do meio ambiente.  Findo o Ciclo do Café,  iniciou-se o ciclo do gado leiteiro,  que também nada fez de bom para o meio ambiente.

Ao levar para Rio das Flores seu projeto sustentável, o casal Werneck resgatou as origens familiares.  Imediatamente iniciou uma recuperação de Mata Atlântica em 45% da área. Também trouxe o conceito que era estranho no local, resgatando a Cachaça como Patrimônio Cultural. Uma cachaça com padrões de qualidade   equivalentes aos utilizados na produção dos melhores destilados do mundo. Assim também foi resgatado o conceito de responsabilidade social, empregando com todos os direitos trabalhistas a população local e tanto quanto possível fazendo as compras localmente,  assim injetando dinheiro na economia do município.

A própria plantação da cana não carrega em si  os defeitos da monocultura tão comum antigamente.  Plantaram também milho, feijão, abóbora, abobrinha,  mandioca e variadas frutas. O manejo é orgânico, certificado pela ABIO. A área de cana ocupa menos de 20% da área da propriedade.  Já a mata ciliar foi totalmente restaurada ao longo de 1km de limites margeando o Rio das Flores.

Adega da Werneck

A Destilaria Werneck começou sendo conduzida pelo casal Cilene e Eli Werneck com eles próprios produzindo a cachaça. Estudaram bastante antes de iniciar o negócio e estão continuamente se atualizando. Cilene, artista plástica de formação, é perfeccionista e caprichosa ao extremo. É dela a receita do preparo do fermento. Também é ela que cuida da análise sensorial de todos os lotes de engarrafamento. E o faz com grande rigor. Já Eli, engenheiro, foi responsável pelo projeto e construção da destilaria e, desde o início, é responsável pela preparação de lotes e pelo engarrafamento. Eli colocou sua experiência de engenheiro e executivo de multinacional por mais de 30 anos e desenhou detalhadamente cada fase do processo, criando relatórios de controles. Há planilhas para  todas as fases do processo de produção e a rastreabilidade é total. Olhando uma garrafa, pela etiqueta de lote, é possível dizer de que área do canavial saiu a cana e em que dia ou período ela foi cortada e moída.  Isso trouxe como consequência ser o primeiro produtor do Estado do Rio de Janeiro a receber a Certificação INMETRO de Qualidade e Sustentabilidade. Ainda hoje em dia, apesar do crescimento do negócio,  Cilene e Eli continuam conduzindo todos os processos,  com o auxílio de 4 colaboradores de confiança. O casal trabalha para conscientizar o público que beber é questão mais de qualidade que de quantidade.  Que uma boa bebida se deve degustar devagar. E que beber deve ser com moderação e com responsabilidade.

Com muitas premiações, a Werneck acabou chamando a atenção para Rio das Flores,  uma  pequena cidade ainda pouco conhecida das metrópoles. Assim, incentivou também o turismo  e tornou-se um fator de desenvolvimento local. Em agosto de 2017, a Câmara Municipal de Rio das Flores homenageou Cilene e Eli Werneck pelo trabalho feito em benefício da cidade.

Alambique Cachaça Werneck

Linha excepcional de produtos

“Nós temos 5 tipos de cachaça e um tipo de licor. Um dos tipos de cachaça, a Werneck Reserva Especial foi colocada no Mercado em 2017 e já ganhou 2 medalhas internacionais. Outra grande novidade de 2017 é que todos os nossos Werneck Prata Jequitibaprodutos receberam a Certificação Orgânica da ABIO”, destaca Eli.

Conheça mais detalhes da linha:
– Cachaça Werneck Tradicional: Certificada pelo Inmetro (Certificação de Qualidade), é descansada por 6 meses em reservatórios de aço inoxidável. Cristalina, incolor, límpida e densa, é fina, intensa e persistente. Apresenta notas frutadas e vegetais que remetem à cana. Encorpada, com acidez equilibrada, é macia e possui teor alcoólico 42%. “Ela recebeu as Medalhas de Prata no Concours Mondial de Bruxelles – édition Brésil  em 2013 e em 2016  e ganhou  o primeiro lugar no Concurso de Cachaças no Festival ‘Café, Cachaça & Chorinho’de 2011. Harmoniza bem com carnes, iscas de peixe, camarão e petiscos em geral. É excelente tanto pura como em caipirinha e drinques”, pontua o produtor.

– Cachaça Werneck Prata: também Certificada pelo Inmetro (Certificação de Qualidade), descansa em tonéis de jequitibá por um período de 8 meses. É uma cachaça límpida e cristalina e quase incolor com leves reflexos esverdeados. Tem aroma marcadamente frutado e cítrico. Fina intensa e persistente, é  levemente encorpada, tem acidez equilibrada e muito macia.  Quem a degusta nota a suavidade proporcionada pelo rápido descanso no jequitibá, sem que o emadeiramento encubra o sabor original da cachaça. “Gelada fica finíssima.  Ela é muito apreciada por especialistas. Tem teor de 42% Recebeu a Medalha de Ouro no Concours Mondial de Bruxelles édition Brésil 2013 e Medalha de Prata na categoria das “Armazenadas” no 1º Concurso de Cachaças do Estado do Rio de Janeiro em junho de 2012. Harmoniza com peixes, carnes brancas e petiscos com certo teor de gordura como salames, pastéis e  torresmo. Também harmoniza com frutas cítricas e doces, especialmente chocolate amargo. É excelente para ser degustada pura ou em drinques”, analisa Eli.



– Cachaça Werneck Reserva Especial: armazenada por cerca de 1 ano em tonéis de jequitibá e em sequência mais 6 a 8 meses em barris de carvalho, é cristalina, límpida e de brilho intenso. Tem uma tonalidade amarelo bem claro com nuances esverdeadas. Fina e complexa, apresenta um aroma equilibrado entre o frutado cítrico e o floral. Tem uma personalidade única. Na boca é  muito suave, aveludada e persistente,  mostrando notas de frutas maduras, Werneck Reserva Especialamêndoas e cacau. Fim de boca enxuto. Teor alcoólico de 40%. “Recebeu a Medalha de Ouro no Concours Mondial de Bruxelles édition Brésil 2017 e a Medalha de Prata no Concours Mondial de Bruxelles  édition international 2017. Por ser uma  cachaça muito suave e frutada, harmoniza com uma grande variedade de pratos, especialmente com carnes além de  sobremesas em geral. Pode ser bebida pura ou “on the rocks”. É também excelente digestivo”, acrescenta ELi.

– Cachaça Werneck Ouro Premium: Certificada pelo Inmetro (Certificação de Qualidade), é envelhecida por dois anos em barris de carvalho europeu, é bem cristalina, densa e límpida numa tonalidade amarelo. Fina, intensa e persistente, oferece ‘nariz’ elegante, com fruta madura, boa madeira, baunilha e ervas secas. Encorpada, de acidez equilibrada e muito macia, também é de fim de boca enxuto, com lembrança de fruta e de madeira. O teor também é de 42%. O empreendedor lembra que essa versão também é premiada: “Recebeu a Medalha de Ouro no Concours Mondial de Bruxelles édition Brésil 2017 e a Medalha de Ouro no Miami Rum Festival 2017. Recebeu também as Medalhas de Prata na Expo Cachaça em setembro de 2012 em São Paulo e em Minas Gerais em junho de 2016. Eleita por 2 vezes (2014 e 2016)  entre as 50 melhores cachaças do Mundo pelo Ranking da Cúpula da Cachaça. É ótima para flambar grelhados e crepes. Harmoniza com pratos de peso médio e boa condimentação, além de  sobremesas em geral.  Pode ser bebida pura ou on the rocks”.

– Cachaça Werneck Extra Premium Safira Régia: resultante de um maravilhoso blend de barris de carvalho com 3, 4 e 5 anos e oferecida em lote único e exclusivo,  tem suas garrafas numeradas de 001 a 960  e todas assinadas pelo Mestre Cachaceiro Eli Werneck e pelo Master Blender Agostinho Novo. Teor alcoólico: 40% Vol. É cristalina, densa e límpida numa tonalidade amarelo-dourado. Fina, intensa e persistente, apresenta nariz elegante, com fruta madura, boa madeira, baunilha, tabaco, amendoas e ervas secas. Encorpada, de acidez equilibrada e muito macia, também traz o fim de boca enxuto, com lembrança de fruta e de madeira. “Lançada no 4º trimestre de 2014,  alcançou rapidamente um enorme sucesso nos principais empórios do País. É fornecida num luxuoso estojo com 2 taças de cristal e uma garrafa de 700 ml. A Werneck Safira Régia recebeu Medalha de Prata no Concours Mondial de Bruxelles – édition Brésil 2015, e a Medalha de Prata na Expo Cachaça em junho de 2017 na categoria extra premium. Selecionada em 2016  entre as 50 melhores cachaças do mundo pelo Ranking da Cúpula da Cachaça. Harmoniza com pratos finos e é um excelente digestivo.Pode ser bebida pura ou on the rocks. Temos uma página exclusiva sobre essa versão: www.safiraregia.com .

Safira Regia Werneck

– Licorelle: licor fino de laranja, é produzido com um processo totalmente natural, usando como base a premiada Cachaça Werneck Tradicional e laranjas frescas selecionadas. É delicioso puro ou em drinques. Tem teor alcoólico de 28%, coloração densa de tonalidade amarelo claríssimo. Nariz elegantíssimo lembrando frutas cítricas. Paladar aveludado suavemente doce. Harmonza com sobremesas finas e com café.

“Não saberia citar com precisão todos os hotéis, bares e restaurantes que têm nossas cachaças. Sei de pelo menos 3 hotéis cinco-estrelas na orla de Copacabana e de Ipanema usam nossas cachaças em seus bares.  Alguns dos nossos distribuidores têm também lojas virtuais:  Tonel & Pinga, Cachaça Carioca, Distribuidora Savana, Solution Comercial, Arte da Cachaça, Cachaçaria Nacional,  etc.  Nós temos nossa própria loja virtual,  mas focamos na nossa linha de presentes,  sem vender garrafas soltas para não competir com os nossos parceiros comerciais.  É a www.lojawerneck.com  que também pode ser acessada pelo nosso site institucional www.cachacawerneck.com”, complementa Eli.

Aos interessados em fazer uma visita, a Werneck aceita agendamentos. “Somos membros da Florestur (associação para o desenvolvimento do turismo em Rio das Flores) e do Vale do Café Rio (associação de desenvolvimento turístico do Vale do Café).  Nós já oferecemos estágio para escola técnica, mas este ano está suspenso”, finaliza.

039

Mais informações:  (24) 99298-9900, (24) 99298-9998, contato@cachacawerneck.com.br e www.cachacawerneck.com.br

Drinques de especialista

O mixólogo Walter Garin, proprietário e diretor da Escola de Bartenders Shake Rio que, desde 2006, capacita profissionais para o mercado de coquetelaria, traz a seguir a seguir um excelente drinque com a Cachaça Werneck. Campeão de drinque na Expocachaça em 2012, Garin se especializou com este produto e ministrou cursos sobre Drinque Walter Garin Werneckcachaça e mixologia à base do destilado no Brasil e no exterior, além de ter feito um trabalho para a Apacerj – Instituto Brasileiro da Cachaça. É ainda embaixador da World Flair Association no Brasil e vencedor de torneios nacionais e internacionais.

“Desde que entrei no mundo da cachaça e acompanho o trabalho do Sr. Werneck, tenho o seu produto como uns dos que não pode faltar no meu Speakeasy, bar secreto da Shake Rio, e nos cursos que ministro tanto no Brasil quanto no exterior. Tenho preferência pela armazenada em Jequitibá, mas gosto de todos os seus produtos em função de sua qualidade e do enorme leque que esta cachaça, feita com maestria, oferece. Sirvo fora do País para bartenders que apenas conhecem cachaças industriais e todos ficam impressionados com o sensorial do produto. Quem gosta de cachaça sabe valorizar bons produtos como estes, que podem ser considerados como as verdadeiras cachaças. E para quem está entrando neste mundo agora é necessário que os bons produtos sejam mais valorizados, para que entenda-se melhor o real valor da cachaça”, pontua Garin.

Vamos à receita:

Cocktail Dona Olívia
À base de cachaça,e faz parte do cardápio fixo do Shake Rio Speakeasy, figurando a seção que homenageia mulheres que se destacaram nos anos de 1920 no Brasil.

Modalidade: Montado
Copo: Long Drink
Decoração: Folhas de Hortelã e meia rodela de grapefruit

Ingredientes
– 50 ml de cachaça Werneck Prata armazenada em Jequitibá
– 15 ml de Cynar
– 40 ml de purê de abacaxi
– 50 ml de refrigerante Citrus
– 10 folhas grandes de hortelã

Preparo: colocar em um copo longo a hortelã, adicionar a cachaça, o Cynar e o purê de abacaxi e misturar bem com a colher bailarina (colher de bar). Adicione oito pedras de gelo moídas, mexa novamente e adicione o refrigerante. Decore com gelo moído, folhas de hortelã e meia rodela de grapefruit.

Contatos
Escola de Bartenders Shake Rio: www.shake-rj.com/
Walter Garin:  Facebook.com/waltergarin

NOVA EDIÇÃO DISPONÍVEL
As premiações recebidas nos últimos concursos pela Cachaça Werneck são alguns dos destaques da nossa última edição. Confira: CLIQUE AQUI ou na capa da edição abaixo:

Carta Premium - capa 4a edição

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

cinco × um =

Premiada internacional da ‘Capital do Chope’

Deguste o melhor espírito brasileiro

Workshop dia 15, não perca!

Entre as Melhores do Continente

Tradição Italiana, Brasilidade e Excelência

Entre as mais premiadas do Brasil

Especiais para coquetelaria

Cervejaria de Excelência

Entre as melhores mundiais

Espíritos especiais e brasileiros

Primeiro gim brasileiro a ganhar medalha internacional

No top 3 da qualidade

Exclusividade brasileira premiada nos EUA

LInha excepcional

A revelação internacional do ano

Conheça e comprove a excelência

Para os melhores empreendimentos

Destilado único e especial

Cerveja Premiada para sua Carta?

Rótulos singulares

Unicamente brasileira

Entre os melhores do Brasil!

Especialíssima

Nobreza Premiada

Vinhos aprovados por especialistas

No lista TOP brasileira

Pronta para servir e conquistar

Uma geração de qualidade

Vinhos de primazia

Padrão de qualidade

Não podem faltar na carta